Gravidez de Gêmeos: Semana a Semana, Mitos, Dúvidas e Mais

A gravidez de gêmeos é um desafio e tanto para a nova mãe. Tudo irá acontecer em dobro ou mais em sua vida. Você esta preparada?7 min


gravidez de gêmeos

Uma gravidez de gêmeos é o dobro de alegria.

Uma gravidez de gêmeos é muito diferente de uma gravidez de filho único. E existem muitos mitos a respeito da gravidez gemelar.

>> Como engravidar de gêmeos: os mitos e a ciência

Por isso, é importante você saber como realmente são algumas coisas na gravidez de gêmeos.

1. Comer por três?

Este não é o caso nem mesmo para mães de filhos únicos. O ideal é ter uma alimentação saudável e equilibra. Nunca exagerada.

A quantidade de peso que você deve ganhar depende do índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez. >>  Ganho de Peso na Gravidez: saiba o peso ideal para ganhar

2. Enjoos mais intensos.

Infelizmente sim. Os hormônios gonadotrofina coriônica humana (HCG), progesterona, relaxina e estrogênio são os principais culpados tanto pelos enjoos quando pelas dores nas costas e outros sintomas de gravidez.

>> Enjôo na Gravidez: 12 dicas para aliviar os sintomas

Dois bebês significam muito mais hormônios – não necessariamente o dobro, mas o suficiente para que esses sintomas sejam consideravelmente piores, comecem mais cedo e durem mais. 

3. Sua barriga vai ficar muito, muito grande!

Entre 8 e 12 semanas de gravidez, você provavelmente estará se preocupando com calças com elásticos para grávidas. Pois a barriga com dois bebês ou mais, cresce muito mais rápido.

>> Barriga de Grávida: com quantos meses começa aparecer e curiosidades

4. Maior risco de complicações para os bebês e para a mãe

Não é que os bebês estão em risco maior, é que como são dois, o risco é duplicado.

Todas as gestações gemelares são consideradas de alto risco, independente de qualquer coisa. Mães de gêmeos enfrentarão as mesmas possíveis complicações que mães de bebês únicos, mas com uma probabilidade maior.

Exatamente por isso, a gravidez deve ser acompanhada como uma gravides de alto risco, para que os cuidados a mais, diminuam as probabilidades de problemas.

Complicações que deficiência de vitaminas, são normais para mães de gêmeos, porém, facilmente tratáveis com suplementação adequada. Problemas na placenta podem ser mais comuns devido ao peso extra.

>> Descolamento de Placenta: riscos, causas, sintomas e tratamento

A gravidez de gêmeos também tem duas a três vezes mais chances de desenvolver diabetes gestacional e um risco maior de desenvolver hipertensão (pressão alta), que às vezes pode levar à pré-eclâmpsia.

>> Hipertensão Gestacional e Pré-Eclâmpsia: sintomas e tratamento

Gravidez de gêmeos vai até quantas semanas?

Você provavelmente entrará em trabalho de parto mais cedo

A maioria dos gêmeos nascem antes das 37 semanas. Mas não se assuste, há bebês únicos que nascem prematuros e ficam bem. Mesmo os gêmeos a termo, nascerão antes de 40 semanas, pois o espaço fica cada dia menor para dois.

>> Prematuro internado: Como manter a produção de leite

Você vai precisar de pequenos macacões

Como os bebês podem nascer mais cedo e tiveram menos espaço que um bebê único, eles podem ser menores. E na curva de crescimento, estarem na extremidade inferior da curva. Mas isto não é um problema, pois a saúde geral é avaliada e é o que conta, acima da média da curva.

>> Tabela de crescimento do bebê: acompanhe o desenvolvimento do seu bebê

É mais provável que você faça uma cesariana

Um estudo em grande escala conduzido por Barrett mostrou que as cesáreas planejadas para nascimentos de gêmeos não têm benefícios em termos de resultados maternos e fetais. No entanto, devido a natureza da gestação, é o que provavelmente acontece na maioria dos partos de gêmeos.

>> Parto Cesárea: tudo o que você precisa saber

Curiosidades sobre gestações gemelares

Gravidez de gêmeos probabilidade:

É mais provável engravidar de gêmeos naturalmente entre os 30 e 40 anos.

Bebês gêmeos começam a chutar entre 18 semanas e 20 semanas de gravidez, como os bebês únicos.

Mães de gêmeos podem ganhar mais peso.

Há dois bebês, duas placentas e mais líquido amniótico. Nem tudo é ganho de peso desproporcional, são só coisas duplicadas que devem existir, certo?

>> Ganho de Peso na Gravidez: saiba o peso ideal para ganhar

Gravidez gemelar semana a semana

Primeiro Trimestre Gemelar

>> Primeiro Trimestre de Gravidez: Dicas e Cuidados

Gravidez de gêmeos – quando se descobre?

Nas primeiras semanas, quando os sintomas de gravidez surgem, como na gravidez de bebês únicos.

Sintomas de gravidez de gêmeos

O sintomas podem ser mais intensos, mas eles serão basicamente os mesmos de uma gravidez de filho único.

>> Sintomas de Gravidez: os 10 sintomas mais comuns

  • Seios sensíveis
  • Fadiga
  • Náusea
  • Falta de menstruação

3 semanas de gravidez de gêmeos

Nesta fase, durante a concepção, a natureza irá definir se você terá gêmeos idênticos ou fraternos.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

Gêmeos fraternos

Quando dois óvulos são fertilizados. Eles não serão idênticos e podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes.

Gêmeos idênticos

Quando um óvulo é fertilizado e o zigoto se divide em dois. Estes são conhecidos como gêmeos idênticos, pois terão os mesmos cromossomos e serão do mesmo sexo.

>3 Semanas de Gravidez: o encontro entre óvulo e esperma

4 semanas de gravidez de gêmeos

Esta é a fase de implantação do óvulo no útero e começo do crescimento da placenta. A fase é como a gestação única. A diferença é que em alguns casos, bebês gêmeos podem ter duas placentas ou compartilhar apenas uma, no entanto, o último caso é raro.

>> 4 Semanas de Gravidez: quão grande é seu bebê nesta fase?

5 semanas a 8 semanas de gravidez de gêmeos

Braços e pernas estarão se formando com 8 semanas. O cérebro e medula espinhal começa seu desenvolvimento.

Há dois batimentos cardíacos, no entanto, só poderão ser ouvidos por volta das 12 semanas, onde você descobrirá a gestação gemelar.

No final de 8 semanas, todos os principais órgãos dos bebês começarão a se formar.

9 semanas a 12 semanas de gravidez de gêmeos

Dedos e unhas estão se formando. Os rostos dos bebês começam a ficar um pouco mais definidos. Eles terão pálpebras, nariz, olhos e lábio superior formado.

banner de conteúdo

Segundo Trimestre Gemelar

>> Segundo Trimestre de Gravidez: O que esperar

Grávidas de gêmeos podem ficar inchadas mais cedo e neste trimestre ficará mais óbvio. Você vai se sentir mais desconfortável e cansada e o ganho de peso extra é normal, afinal, seu corpo é um lar nutritivo para dois bebês.

13 semanas a 16 semanas de gravidez de gêmeos

Os órgãos sexuais dos seus bebês se formam por volta de 14 semanas. Os ossos começam a amadurecer e endurecer. Os bebês podem mexer os olhos para trás das pálpebras. Eles também já possuem sobrancelhas e cílios.

17 semanas a 20 semanas de gravidez de gêmeos

Os bebês podem chupar os polegares, estão ativos e você realmente pode começar a senti-los chutando. Com 18 semanas os bebês já ouvem tudo que acontece aqui fora. As orelhas dos bebês começarão a se destacar em volta da cabeça.

Por volta das 19 semanas, o vernix caseoso começa a se formar em volta dos bebês para protegê-los da natureza aquática em quê eles estão. >> Benefícios no Vernix Caseoso para o bebê

21 semanas a 24 semanas de gravidez de gêmeos

Seus bebês já possuem pêlos no corpo chamado lanugo. Isto ajuda a segurar o vernix caseoso e a proteger os bebês. As sobrancelhas e cabelos na cabeça estão crescendo também. Os bebês estão formando as impressões digitais e formam-se sulcos na palmas das mãos e solas de seus pés.

25 semanas a 28 semanas de gravidez de gêmeos

Os bebês podem abrir e fechar os olhos e sentir as mudanças de luz. No entanto, ainda passam a maior parte do tempo dormindo e com as pálpebras fechadas. Respondem a sons externos e podem se mexer quando ouvem sua voz.

Os pulmões estão se preparando para fazer movimentos respiratórios.

Terceiro Trimestre Gemelar

No terceiro trimestre, você pode sentir dores nas costas, inchaço nas mãos, pés e pernas, e pode ser difícil dormir ou caminhar confortavelmente.

>> Dor no Pé da Barriga na Gravidez: o que é e como melhorar

Os bebês estão aprendendo a reconhecer sua voz e provavelmente estarão se movimentando para a posição fetal adequada para o nascimento. Em alguns casos, um dos gêmeos fica de frente ou ambos.

>> Posição Fetal: Qual a Posição Ideal Para o Parto? Veja Imagens

Com gêmeos, as chances de cesárea aumentam. Mesmo com a data de nascimento do bebê em mente, pode ser que eles venham antes.

>> Como calcular a data de nascimento do bebê (DPP)

Organize-se para o nascimento:

29 semanas a 32 semanas de gravidez de gêmeos

Por volta das 31 semanas, os bebês terminaram a maior parte de seu desenvolvimento e começarão a ganhar peso. Diferentes regiões do cérebro estão se formando e o paladar esta se formando para que eles sintam sabores.

33 semanas a 36 semanas de gravidez de gêmeos

Os pulmões preparam-se para o nascimento amadurecendo. Os gêmeos ganham peso e continuarão assim até o nascimento. No entanto, eles ainda serão menores que bebês únicos.

Fique atenta, com gêmeos o nascimento pode acontecer mais cedo.

>> Vai nascer: como se organizar para a chegada do bebê

Se os bebês chegarem mais cedo, eles podem ficar um pouco mais de tempo no hospital para ganhar peso e ficarem saudáveis, não se apavore e mantenha a calma. Artigos para te ajudar:

Gêmeos são um grande desafio para as novas mães, mas são maravilhosos. Embora lidar com recém-nascidos seja exaustivo e você certamente precisará de ajuda, às vezes você poderá se surpreender no quanto seu coração se torna maior e no quanto você aprenderá com eles.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
6
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)