A dor no pé da barriga na gravidez é uma preocupação materna.
No entanto, sentir um pouco de dor no pé da barriga na gravidez é algo normal em alguns períodos.
Afinal, seus órgãos estão mudando de lugar, seu útero esta se expandindo e seus músculos e ligamentos estão se alongando cada dia mais.
Causas da dor no pé da barriga na gravidez
1. Seu útero esta crescendo
O crescimento do útero desloca o intestino, distende seu abdômen causando até mesmo a diástase abdominal no pós parto. Também causa enjôos e náuseas toda esta movimentação.
2. Alongamento dos ligamentos e músculos
Existem dois grandes ligamentos da frente do seu útero até sua virilha. Com o crescimento da barriga, eles esticam junto com os músculos e você pode sentir fincadas, agulhadas e a região dolorida.
3. Prisão de ventre e gases
Os hormônios da gravidez são os responsáveis pelos gases e pela prisão de ventre, como de muitos outros sintomas. A constipação e os gases, podem causar dores desde o pé de sua barriga, até mesmo aquelas próximas ao peito, que as pessoas confundem muito com início de infarto.
Beba muita água para tentar combater a constipação e coma alimentos com fibras.
4. Contrações de Braxton Hicks
Elas fazem parte de um treinamento do seu corpo para o parto. São normais e não são início de trabalho de parto.
Entenda mais aqui >> Contrações de Treinamento ou Braxton Hicks: como acontecem?
Casos graves de dor no pé da barriga na gravidez ou dor abdominal na gravidez
1. Gravidez ectópica
Uma gravidez ectópica ou tubária pode causar dor abdominal e no pé da barriga. No entanto, também causa sangramento entre a sexta e décima semana de gravidez.
Saiba mais sobre isto aqui >> Gravidez ectópica: sintomas, causas, riscos e tratamento
2. Aborto espontâneo
A dor abdominal ou no pé da barriga no primeiro trimestre, pode estar associada a um possível aborto. Os sintomas que o acompanham são sangramento, cólicas rítmicas ou parecidas com cólicas menstruais.
3. Trabalho de parto prematuro
Contrações regulares associadas a dores no pé da barriga ou abdominais antes de 37 semanas de gestação, podem ser início de trabalho de parto. O ideal é ligar imediatamente para o médico ou ir para um hospital.
Elas podem vir acompanhadas ou não de fluídos vaginais, diminuição dos movimentos fetais e sangramento.
>> Tampão Mucoso: como é e o bebê vai nascer quando ele sai?
4. Problemas na placenta
A placenta é responsável por enviar oxigênio e nutrientes ao bebê. O descolamento da placenta pode causar dores abdominais e é preciso buscar ajuda médica imediata.
>> Descolamento de Placenta: riscos, causas, sintomas e tratamento
A dor é grave, constante e piora progressivamente. Seu útero pode ficar duro como pedra (se você pressionar o abdômen, ele não vai recuar) e você também pode ter sangramento.
5. Pré-eclâmpsia
5% das mulheres grávidas podem desenvolver pré-eclâmpsia.
Pode se desenvolver após as 20 semanas de gestação. A pressão alta contrai os vasos no útero, o que pode atrapalhar o crescimento do feto.
Entenda mais sobre isto aqui >> Hipertensão Gestacional e Pré-Eclâmpsia: sintomas e tratamento
Quando é grave, pode causar dor na parte superior direta do abdome, náuseas, dor de cabeça, inchaço e distúrbios visuais.
6. Infecção do trato urinário
10% das gestantes podem ter infecção de urina na gravidez.
Dores no pé da barriga, ardência para urinar, vontade de ir ao banheiro subitamente toda hora e apenas sair gotinhas de urina, cheiro forte. Estes são alguns dos sintomas. A infecção de urina é perigosa e precisa ser tratada.
Saiba mais sobre isto aqui >> Infecção Urinária na Gravidez: Sintomas e Como Tratar
7. Apendicite
Apesar de difícil de diagnosticar na gravidez e possivelmente ter um diagnóstico atrasado, ela gera uma dor no quadrante inferior direito do abdômen e na gravidez, sente-se um pouco mais acima a dor. Outros sintomas como falta de apetite, náuseas e vômito fazem parte do quadro.
8. Pedra na vesícula
Comuns em mulheres, principalmente acima do peso, acima de 35 anos ou com história anterior de pedras na vesícula. Chamado também de colecistite ou cálculos na vesícula. É grave e gera uma dor no quadrante superior do abdômen. A dor pode irradiar para as costas.
Quando ver o médico?
Se você perceber que a dor no pé da barriga na gravidez esta fora do normal e diferente, converse com seu médico imediatamente. Qualquer preocupação, ainda que mínima, deve ser notificada ao médico. Melhor se exceder no cuidado durante a gravidez.
Procure ajuda de um médico imediatamente se você tiver algum destes sintomas:
- Dor abdominal com ou sem sangramento antes de 12 semanas
- Sangramento ou câimbras fortes
- Mais de quatro contrações em uma hora por 2 horas
- Dor abdominal intensa
- Distúrbios visuais
- Dor de cabeça severa
- Grave inchaço das mãos, pernas ou rosto
- Dor durante a micção, dificuldade em urinar ou sangue na urina
Como aliviar a dor no pé da barriga na gravidez?
- Coma refeições pequenas e frequentes
- Exercite-se com moderação e regularmente
- Coma alimentos ricos em fibras (incluindo frutas e legumes)
- Beba muita água
- Esvazie sua bexiga com frequência
- Descanse quantas vezes puder
Referências: Gibbs, R. (2008). Prenatal Care. In Danforth’s obstetrics and gynecology (10th ed., p. 18). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Harms, R. (2004). Mayo Clinic guide to a healthy pregnancy(1st ed.). New York: HarperResource. Jordan, R. (2014). Exercise, Recreational and occupational issues, and intimate relationships in pregnancy. In Prenatal and postnatal care: A woman-centered approach (pp. 274-279). Oxford: Wiley Blackwell.