Dor No Umbigo Na Gravidez: Porque Acontece e Como Melhorar

Se você foi sorteada com mais este tipo de dor, fique calma. Existem formas de aliviar e lidar com a situação.2 min


Existem uma variedade de desconfortos e a dor no umbigo na gravidez é um destes. Além disso, a dor no umbigo na gravidez é uma daquelas dores das quais você sequer imagina que terá. Nem todas as mulheres irão sentir dor no umbigo, outras sentem em uma gravidez e outra não. Saiba que este tipo de dor é comum e se inicia quando sua barriga começa a crescer, principalmente durante o segundo trimestre ou terceiro.

O que causa a dor no umbigo? Tudo depende da forma do seu corpo, da elasticidade da sua pele, do quanto sua barriga cresce e uma série de outros fatores. É preciso ter em mente que sendo frequente ou não, a dor no umbigo na gravidez não é perigosa e nem motivo para preocupação. Este tipo de dor desaparece depois do parto.

As causas mais comuns de você estar sentindo dor no umbigo na gravidez incluem:

1. Crescimento da barriga. Seus músculos e pele estão esticando ao máximo. Você poderá desenvolver estrias e coceira além desta dor. Veja mais sobre as temidas estrias aqui >> Estrias na Gravidez: dicas para evitar e como tratar sua pele na gravidez

2. Piercing. Quando se engravida, o melhor a se fazer é retirar o piercing do umbigo. O furo do piercing não ficará bonito depois da gravidez, tenha isso em mente. Ele terá esticado e talvez até ganhado estrias. A pele na região vai ficar sensível, um pouco flácida e depois precisará ser tratada com muito carinho e atenção.

3. Pressão do útero. O útero vai crescer para comportar o bebê a placenta. Ele irá pressionar o interior do seu corpo e empurrar seu abdômen, junto com seu umbigo. Entenda como a placenta funciona aqui >> Placenta: o órgão que nutre e mantêm a vida do bebê

4. O umbigo “saiu para fora na gravidez”. O umbigo irá se projetar para fora da barriga com o esticamento da barriga. Ele poderá quase sumir de tão raso que ficará ou fará uma bolinha para fora. A visão não é das mais agradáveis, mais saiba que ele voltará para dentro depois. Exatamente como antes? Não tenha muita certeza, nada mais será como antes depois que o bebê nascer. Se prepare para grandes mudanças físicas e emocionais. De qualquer maneira, essa situação pode contribuir para o desconforto que você possa sentir.

5. Hérnia umbilical. A hérnia surge quando há muita pressão no abdômen. Apesar da condição não afetar apenas mulheres grávidas, elas tem  um risco em potencial devido as mudanças da gravidez. Além da dor no umbigo, a hérnia pode causar inchaço na região ou vômitos. Informe seu médico sobre o problema.

6. Diástase pós parto. A diástase é uma separação dos músculos da barriga causada pelo esticamento e tamanho da barriga da gravidez. Ela pode causar dor nos músculos e no umbigo. Veja mais sobre diástase aqui >> Diástase abdominal pós-parto: o que é e como tratar

Como aliviar a dor no umbigo?

  • Diminua a pressão na barriga dormindo de lado ou a apoie com travesseiros.
  • Use loções calmantes para a gravidez para aliviar a coceira e irritação.
  • Use faixas de apoio para barriga de grávida, além de aliviar dores nas costas irá diminuir a pressão no umbigo.

A dor no umbigo pode ir e vir a medida que a barriga cresce, também vai passar depois que o bebê nascer e seu corpo voltar ao normal. Enquanto é um incômodo para muitas grávidas, para outras não parece ser um problema. Se o incômodo não passar depois que o bebê nascer, procure um médico para investigar melhor a causa.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual