Estrias na Gravidez: dicas para evitar e como tratar sua pele na gravidez

3 min


estrias na gravidez

Você sabe como prevenir as estrias na gravidez?

Entre 50 e 90% das mulheres grávidas desenvolvem estrias na gravidez, por isso, se você notou estrias em seu corpo, está longe de estar sozinha.

As estrias na gravidez aparecem com maior intensidade no último trimestre da gravidez. Nesta fase, o bebê cresce mais. No entanto, elas podem surgir em qualquer momento.

Como surgem as estrias na gravidez?

As estrias são o resultado do esticamento da sua pele devido ao crescimento do bebê. Quando sua pele não possui elasticidade suficiente, ela se rompe formando as estrias. Elas são como cicatrizes que se formam nas camadas de sua pele de maneira profunda.

Inicialmente elas são de cor rosada, depois ficam brancas. Dizem que no período em quê estão rosadas, o tratamento é mais eficaz.

>> O que acontece com seu corpo após ter um bebê

O maior problema das estrias é afetar sua autoconfiança e estética. Em termos de saúde, elas não causam maiores danos do que sua existência.

Qual área do corpo é mais afetada?

Qualquer área do corpo é passível de surgir estrias, no entanto, nas grávidas, a barriga costuma ser a área mais afetada. Principalmente porque é a parte do corpo onde a pele mais se estica.

Os seios também podem ser afetados, depois nádegas, coxas e parte inferior das costas.

>> Parto: o quê acontece com seu corpo quando o bebê vai nascer

Quando as estrias começam na gravidez?

Em cada mulher é diferente. No entanto, controlando o peso e se alimentando bem, é possível reduzir ou prevenir a formação de estrias.

Como evitar as estrias na gravidez?

O melhor tratamento é a prevenção. Além disso, muito mais do que o esticamento da pele, as estrias estão relacionadas com sua genética. Algumas mulheres possuem maiores predisposição do que outras.

>> 3 mudanças que ocorrem no corpo da mãe de meninos

Dicas para prevenir e evitar as estrias:

1. Hidrate-se

As recomendações são que uma mulher média beba pelo menos 8 copos de água por dia. Na gravidez, o ideal é beber pelo menos 12 copos de água por dia. Se hidratar de forma adequada na gravidez, também previne dores de cabeça, constipação e infecção de urina.

2. Se alimente bem

Uma dieta saudável pode ser difícil na gravidez, devido aos enjoos matinais, desejos e aversão à comida. Alguns tipos de alimentos são particularmente bons para a sua pele. Ex.: Ácidos graxos como Ômega-3 (encontrados em peixes), zinco, antioxidantes, vitaminas e minerais.

Lista de alimentos que contêm nutrientes bons para a pele:

Antioxidantes
Vitaminas
Zinco
Ácidos graxos
Chocolate amargoFrutasAvesCavala
Feijão VermelhoVegetais verdesCarne VermelhaSalmão
AlcachofraNozes e integraisNozesÓleo de Fígado de Bacalhau
Frutas VermelhasCereais FortificadosEspinafreNozes
Batata DoceProdutos LácteosCereais FortificadosSementes de Chia
BrócolisExtrato de LeveduraCastanha de CajuSoja
Chá VerdeFígadoChocolate NegroCouve de Bruxelas
Peixes de água salgadaQueijo Suíço Espinafre

3. Cuide do seu ganho de peso

É um equívoco comum que quando grávida você ache que deve comer por dois, no entanto, este não é o caso.

>> Ganho de Peso na Gravidez: saiba o peso ideal para ganhar

4. Hidrate sua pele

Durante a gravidez, você pode massagear com cremes ou óleos suas áreas de maior risco. Produtos que contêm manteiga de karité, vitamina E e aloe vera podem ser mais eficazes. Quanto mais cedo a pele recebe hidratação, melhores são os resultados.

Como prevenir as estrias na gravidez naturalmente com remédios caseiros

Existem algumas alternativas naturais para hidratar a pele e tentar previnir as estrias. Veja:

1. Óleo de Côco

Hidratante natural eficaz que pode ser usado como óleo de massagem. O ideal é usá-lo puro. Ele elimina as células mortas, contêm vitamina E e ácidos graxos que contribuem para a saúde da pele.

2. Azeite

O azeite contém vitamina E, antioxidantes e compostos curativos que podem ajudar no processo de cura. Usado tanto como preventivo quanto como remédio para estrias e pode ser usado durante toda a gravidez. Escolha azeite de oliva extra-virgem. Ele também pode ajudar a aliviar a coceira da pele que esta esticando com a gravidez.

3. Babosa

A babosa também é conhecida como AloeVera. Possui propriedades calmantes e curativas. Contêm enzimas, vitaminas mineiras e ácidos graxos. Ajuda na cicatrização da pele, restaura e previne estrias.

Se você tem babosa em casa, simplesmente corte a folha e esprema o gel de dentro. Massageie-o nas áreas afetadas ou de alto risco de sua pele e deixe-o absorver. Você pode fazer isso duas vezes por dia.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)