Parto: o quê acontece com seu corpo quando o bebê vai nascer

4 min


parto

O parto é um dos momentos mais desafiadores da vida de uma mulher, senão o maior de todos os momentos.

O corpo feminino foi projetado para funcionar adequadamente durante o parto. O formato da pélvis, os hormônios, os músculos e todo o corpo materno trabalha harmoniosamente para trazer o bebê ao mundo.

A ocitocina, conhecida como hormônio do amor, causa as contrações durante o trabalho de parto. Ela ajuda no nascimento e também na amamentação após o nascimento do bebê.

Como o corpo da mulher se prepara para o parto?

1. Contrações de Braxton Hicks ou contrações de treinamento

Elas servem como uma espécie de treinamento para o seu corpo. Iniciam semanas ou dias antes das contrações de nascimento. Seu útero contrai e relaxa para treinar. Elas não machucam o bebê e ajudam seu útero a se preparar para o grande dia.

Se tornam mais regulares a medida que se aproxima a data de nascimento do bebê.

2. Afinamento do colo do útero

A medida que a data do parto se aproxima, o colo do útero vai se tornando mais fino e suave. Ele se prepara para a dilatação que permitirá a passagem do bebê.

3. Perda do tampão na gravidez

O tampão pode se soltar quando esta chegando a data de nascimento do bebê. Ele vai parecer como um muco rosado com algumas linhas de sangue. As vezes, o tampão pode sair aos poucos durante alguns dias ou pode sair de uma vez.

4. Encaixe do bebê para nascer

Próximo a data de nascimento, o bebê começa se movimentar para se encaixar em sua pélvis. Ele naturalmente se movimenta ficando de cabeça para baixo para se posicionar para nascer. Quando isto acontece, você pode se sentir melhor para voltar a respirar.

5. Ruptura da bolsa ou quando a bolsa estoura na gravidez

Quando a bolsa de líquido amniótico que abrigava o bebê se rompe, seu corpo deixa claro para você que esta chegando a hora. Não há como não perceber o líquido escorrendo pela vagina. Hora de avisar a sua equipe de acompanhamento de gestação que as coisas estão começando a acontecer.

Geralmente o líquido é amarelo claro. Se houver alteração na cor, avise seu médico imediatamente.

Como saber se estou em trabalho de parto?

Nos filmes e novelas, vemos mulheres correndo desesperadas para o hospital assim que sentem contrações mais fortes ou no rompimento da bolsa. Na realidade, a maioria das mulheres não percebem os sinais de início de trabalho de parto.

Geralmente os sintomas são particulares, mas muitas mulheres relatam sentirem:

  • Inquietação,
  • Dores nas costas semelhantes a cólicas menstruais,
  • Dores de estômago,
  • Diarréia,
  • Rompimento da bolsa
  • Contrações regulares

As contrações servem para abrir o colo do útero para a passagem do bebê. Quanto mais próximas e regulares são as contrações, mais perto o bebê esta de nascer.

Comece a contar o tempo de duração e intervalo das contrações, ou peça que alguém faça isto para você.

Durante o trabalho de parto, o bebê começa a se mover para encaixar a cabeça em sua pélvis. Assim ele fica na posição de nascimento mais tranquila para passagem. O bebê pode nascer em outras posições, mas esta geralmente é a esperada como ideal.

Como sua pélvis se projeta para o momento do parto

A pélvis esta localizada entre os ossos do quadril. Mulheres possuem pélvis mais largas e lisas, bem como cavidade pélvica mais longa. Esta anatomia permite a passagem doo bebê.

Os órgãos que ficam na pélvis incluem:

  • Útero,
  • Colo do útero
  • Vagina
  • Músculos.

Durante o trabalho de parto, os músculos pressionam o bebê em direção a passagem. A cabeça do bebê pressiona o colo do útero. A ocitocina começa a ser liberada e ajuda a produzir contrações.

O colo do útero se dilata para permitir a passagem do bebê.

Os ossos e ligamentos da pélvis se movem e esticam enquanto o bebê se encaminha para a passagem da vagina.

Curiosidade: o bebê possui espaços entre o crânio, com lacunas chamadas de fontanelas. Estes espaços permitem que os ossos do crânio do bebê se moldem ou se sobreponham, permitindo um encaixe mais fácil a medida que o bebê passa pelo canal vaginal.

Como os hormônios ajudam o bebê a nascer?

Nosso corpo esta constantemente sendo alterado pelos hormônios. Seja durante o crescimento, durante os períodos menstruais, férteis, durante a gravidez, durante o parto e amamentação.

Eles trabalham juntos constantemente para que as coisas aconteçam como devem acontecer em uma pessoa saudável.

1. Prostaglandina

Este hormônio ajuda na abertura do colo do útero e prepara o corpo para o hormônio ocitocina.

2. Ocitocina

Responsável pelas contrações durante o trabalho de parto. Estas contrações continuam acontecendo após o parto em menor intensidade para ajudar o útero a voltar ao seu tamanho normal e para ajudar na ejeção do leite materno. A ocitocina e a prolactina são os hormônios principais no pós-parto para ajudar na amamentação.

Escrevi sobre eles aqui:

3. Relaxina

Suaviza, afina e estica o colo do útero. Alonga os ligamentos da pélvis para permitir a passagem do bebê.

4. Beta-endorfinas

Trabalha no alívio da dor e pode te fazer se sentir mais eufórica. Após o nascimento, se equilibra novamente ou diminui. Acredita-se que a redução deste hormônio no pós parto seja um dos causadores do Baby Blues em algumas mulheres.

Quando o parto não acontece como você planejou

Há muitas mulheres que ficam chateadas no pós-parto por terem feito um plano de parto que não aconteceu. Muitas são as razões para um parto não acontecer como o planejado. Desde intercorrências reais até falta de preparo e atualização da equipe de atendimento.

Fazer um plano de parto, definir local e equipe que vai te atender é importante para evitar situações onde a equipe médica não respeita seu plano de parto. Principalmente se você deseja o parto normal e quer evitar ao máximo a cesárea.

Por outro lado, em caso de uma intercorrência real que mude seus planos de parto normal, é importante não deixar se abater. Busque apoio emocional para lidar com a situação, colo da família e amigos, para conseguir superar.

Leia também:

Referências:

American Pregnancy Association (Cephalopelvic disproportion). Opens in a new window.Mater Mother’s Hospital (Labour and birth information).My Virtual Medical Centre (How will I know when I am in labour?).NSW Health (Having a baby).Pregnancy to Parenting Australia (Pre-labour). Raising Children Network (39 weeks pregnant).Reviews in Urology (Female pelvic floor anatomy).Royal Australian and New Zealand College of Obstetricians and Gynaecologists (Labour and birth).Royal College of Obstetricians and Gynaecologists UK (Moulding).Society for Endocrinology (You and your hormones – Relaxin).Society for Endocrinology (You and your hormones – Hormones of pregnancy and labour).


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)