Como Calcular a Data de Nascimento do Bebê (DPP)

Todas as gestações são diferentes e apenas 5% dos bebês nascem na data prevista para o parto.2 min


Como calcular a data de nascimento

Você descobriu que esta grávida e quer saber como calcular a data de nascimento do bebê?

Existem 3 formas de aprender a como calcular a data de nascimento do bebê e estimar quando será o grande dia. Obviamente que estes cálculos são previsões e não mostram com exatidão o dia de nascimento.

Afinal, cada bebê é único e se desenvolve a sua maneira. Todas as gestações são diferentes e apenas 5% dos bebês nascem na data prevista para o parto.

Quando as pessoas pensam em como calcular a data de nascimento, geralmente pensam em meses. Mas a gravidez é contada por semanas pela maioria dos obstetras.

Para fazer o calculo de provável nascimento do bebê, você precisará saber qual foi o primeiro dia do seu último período menstrual. Enquanto a maioria das mulheres possuem um ciclo de 28 dias, outras possuem ciclos de 30 dias ou mais e até irregulares. Se o seu ciclo não for de 28 dias, o cálculo será menos preciso.

>> Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo

3 maneiras de saber a data de nascimento do bebê:

1. Método manual de saber a data de nascimento do bebê

Geralmente, a fertilização ocorre depois de 14 dias após o primeiro dia do seu último ciclo, mas a data de gestação é medida a partir do último ciclo. E não através da data de fertilização, mesmo porque, é ainda mais impreciso saber esta data. Principalmente se você é uma tentante e estava fazendo sexo a cada dois dias para tentar engravidar.

Você pode fazer as contas de duas maneiras para estimar sua DPP:

  • Calendário:

Olhando no calendário, procure o primeiro dia do seu último ciclo (quando sua menstruação começou e não quando acabou). Em seguida, conte 40 semanas a partir desta data. Esta será sua DPP.

  • Regra de Naegele:

Desde 1800 esta regra é utilizada para saber a data de nascimento do bebê. Franz Karl Naegele foi um obstetra que inventou a regra e por isso ela tem este nome.

Como fazer: com a data do primeiro dia do seu último ciclo menstrual (lembre-se: quando começou a menstruação e não quando acabou), adicione nove meses + 7 dias a esta data.

O resultado seria mais ou menos 280 dias, que daria 40 semanas.

O problema deste método são as falhas serem maiores, já que nem todo mês tem a mesma quantidade de dias e ele não leva em conta os anos bissextos. Além disso, esta regra não leva em conta mulheres que não tem ciclos de 28 dias certinhos.

2. Descobrir a data de nascimento através de uma ultrassonografia

Através de um exame de ultrassom é possível determinar a possível data do parto. O obstetra irá pedir um primeiro exame a partir da semana 4 ou 5 de gravidez (antes disso não é possível ver muita coisa e nem ter certeza da gravidez).

É o método mais preciso para saber a possível data do parto quando feito no primeiro trimestre de gravidez.

Os médicos usam uma combinação de ultrassonografia mais o último ciclo menstrual para determinar a data prevista para o parto.

3. Calculadora Online

Esta é uma das maneiras mais fáceis de saber a data de nascimento do bebê. Você insere uma ou duas datas específicas (provavelmente do primeiro dia de seu último ciclo menstrual) e a calculadora fará todo o trabalho para você. No entanto, em cada site as datas podem mudar.

E se houver qualquer falha na contagem de programação do site, ela pode não funcionar direito. O mais legal é aprender a calcular esta data para entender mais como seu corpo funciona.

Saiba que todos estes métodos de cálculo te darão apenas uma estimativa. Bebês nascem quando estão prontos e há gestações que chegam até 42 semanas e não 40.

Faça seu acompanhamento pré-natal certinho que vai dar tudo certo! Boa hora!

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
3
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
7
Amei
Ouwn Ouwn
6
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)