Como Ordenhar Leite Materno: Aprenda a Técnica

4 min


Aprender a como ordenhar leite materno é essencial para que você consiga manter sua amamentação pelo máximo de tempo possível. Este aprendizado te trará tranquilidade e segurança durante o tempo de sua amamentação. Neste texto você aprenderá todas as técnicas e dicas de como ordenhar leite materno, bem como do que uma mãe precisa para se preparar para esta fase.

Para começar você vai precisar de:

1. Uma bomba de extração de leite ou pode fazer isto manualmente se preferir: Esta bomba de extração pode ser elétrica ou manual. A mãe precisa testar para saber em qual se adapta melhor, para fazer este teste você pode alugar por um curto período uma de cada e depois decidir qual delas comprar, mesmo porque, para manter a amamentação e trabalhar, você usará a bomba por algum tempo e nem sempre o aluguel compensa, vale pensar nisto também.

O tamanho do encaixe que vai na mama não pode ser muito pequeno, deixando a aréola de fora e nem muito grande, pegando uma parte maior que aréola. Aqui vale a regra da pega correta até mesmo para a bomba, ou seja, a pega que a bomba fizer no peito deve ser adequada para uma ordenha eficiente.

Algumas mães ordenham manualmente e ficam experts nisto, preferindo a ordenha manual. Se você for uma destas, ótimo. Bombas com ampola de borracha não são eficientes, além de não serem adequadas para usar o leite ordenhado, pois são difíceis de limpar e esterilizar, acumulando leite vencido em seu interior e contaminando qualquer outro leite.

2. Acessórios de higiene

  • Touca para colocar no cabelo e não correr o risco de cair fios no leite.
  • Máscara para não cair saliva ou resíduos no leite.
  • Sabonete para lavar as mãos e antebraços sempre que for iniciar o processo, principalmente se você estiver no trabalho, prefira usar o seu e não um que é dividido entre todos os funcionários.

3. Potes de vidro para armazenamento do leite: Estes potes devem ser de vidro com tampa de rosca de plástico. Você pode reaproveitar potes de nescafé ou comprar vidros próprios para armazenamento de leite, encontrados online também. Os recipientes de armazenamento de plástico não são indicados pois a gordura do leite materno é absorvida pelo plástico e parte desta gordura que o bebê deveria consumir acaba se perdendo.

Prefira potes de 60ml a 175ml mais ou menos, pois como você vai carregar estes potes e não sabe o quanto enche em cada ordenha, não precisa carregar potes muito grandes que ocupem muito espaço na bolsa.

Os potes menores são ideais para um melhor aproveitamento do leite materno, porque o que é descongelado não pode ser congelado novamente, então evita-se o desperdício do leite materno caso o bebê não tome tudo o que foi descongelado. Com o tempo e o crescimento do bebê você mesma irá avaliar a necessidade de usar potes de vidro maiores.

4. Bolsa térmica e gelox: Para carregar o leite congelado no trabalho de volta para casa ou de casa para a creche, pois, este leite deve ser transportado congelado. Tudo o que foi citado dá para encontrar em sites online e em farmácias.

Antes de iniciar a ordenha: Lave bem mãos e antebraços. Esterilize os potes de vidros, bomba de extração e acessórios. Separe um pano limpo para deixar os vidros secarem naturalmente com as bocas viradas para baixo, não seque os vidros e nem a bomba por dentro. No trabalho, já leve os potes esterilizados na bolsa.

Com tudo isso, você já tem o que precisa, no entanto, existe um processo que ajuda muitas mães no reflexo de ocitocina para a descida do leite. Veja o que escrevi sobre isso aqui: Ocitocina na amamentação: hormônio do amor e ejeção do leite

Como se preparar para a ordenha estimulando o reflexo de ocitocina para a descida do leite

  1. Fique relaxada, confiante, evite sentir dor e muito menos ficar ansiosa. Relaxe para o leite descer.
  2. Pense em coisas boas, no seu bebê, nas alegrias que você teve com o bebê.
  3. Escolha um local onde você tenha privacidade.
  4. Se você estiver em casa, ordenhe junto com o bebê ou enquanto ele mama no outro lado.
  5. Você pode aplicar tomar um banho de chuveiro morno antes da ordenha se estiver em casa.
  6. Faça uma leve massagem circular ao redor das mamas com as palmas das mãos, sem apertar a mama e logo depois nos mamilos e aréola com dois dedos.
  7. Peça para o seu companheiro ou mãe/amiga massagear suas costas. sente-se de frente para o encosto de uma cadeira, apoie os braços e descanse a cabeça nos braços olhando para o assento da cadeira. E a massageadora faz a massagem nas costas, na região da coluna por uns 3 minutos pelo menos de cima abaixo da coluna em movimentos circulares com os polegares.

Dicas práticas: Você pode apoiar com as mãos as duas mamas na parte inferior delas e balançá-las suavemente dando umas sacudidas como se estivesse correndo. Você pode também movimentar os dois ombros em círculos como se estivesse dançando.

De 20 a 30 minutos é o tempo médio de uma ordenha.

Nos primeiros dias você ainda esta aprendendo a ordenhar e sairá pouco leite, não espere ordenhar na primeira vez e tirar um pote cheio de leite. Tudo na vida requer prática e treino e com a ordenha também é assim.

A ordenha pode ser feita em uma mama enquanto o bebê mama na outra, antes do bebê mamar, nos intervalos das mamadas do bebê ou nos momentos em que ele dorme.

ordenha21

Veja um vídeo do Ministério da Saúde explicando como fazer:
(o vídeo tem restrição de idade, portanto, clique nele para assistir direto do youtube)


Objetivos de ordenha:

1. Aumentar sua produção de leite com a ordenha.

Precisa ordenhar muitas vezes por alguns dias, a cada meia hora ou 1 hora e pelo menos a cada 3h durante a noite.

2. Ordenhar para deixar para o bebê enquanto trabalha fora.

Você deve ordenhar tanto quanto possível antes de ir trabalhar. Comece com pelo menos 15 dias de antecedência e vá fazendo seu estoque de leite materno e quando voltar, estabeleça os horários de ordenha no trabalho. Logo seu corpo entenderá que naquele horário você irá ordenhar e passa a produzir a quantidade que você precisa retirar nestes horários. Nos primeiros dias faça ordenhas de alivio sempre que notar o peito cheio para não causar outros problemas.

3. Se você precisa ordenhar para aliviar ingurgitamento ou vazamento de leite no trabalho, ordenhe apenas quando necessário.

Seguindo estas dicas e com a prática a ordenha com o passar dos dias vai ficar fácil e cada vez mais tranquila para você.

Boa sorte e parabéns por ter chegado até aqui, significa que você esta tentando oferecer para o seu filho a melhor de todas as opções quando volta ao trabalho: leite materno.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual