Qual Quantidade de Leite Materno Deixar para Meu Bebê?

Entenda qual a quantidade de leite materno deixar para o seu bebê e sai tranquila de casa.2 min


A hora da volta ao trabalho se inicia e muitas mães se perguntam qual quantidade de leite materno deixar para atender a demanda do bebê. Você com o tempo irá aprender a identificar qual quantidade de leite materno deixar para o seu filho, de modo que não haja desperdícios de leite ou não seja insuficiente.

O desespero maior esta em saber se o leite ordenhado deixado será o suficiente para atender a demanda do bebê, isto deixa todas de cabelo em pé. Existe uma média do quanto um bebê teoricamente mamaria de leite materno, mas ela é relativa e apenas um norte a se tomar para a ordenha, mesmo porque, tudo depende do peso e tamanho do bebê, bem como do seu apetite.

Uns mamam mais, outros menos. Por isso que nos primeiros dias você talvez precise deixar um pouco a mais e sobrar para com o tempo ir descobrindo o quanto, de fato, deixar. A princípio isso pode ser necessário, mas logo você aprende o quanto seu bebê mama por dia.

Quanto deixar?

Até os 6 meses de idade o cálculo da necessidade diária de leite é feito com esta conta: 150 ml vezes o peso do bebê em kg. 150 ml se refere à quantidade diária e a quantidade de cada mamada é descoberta com a divisão deste valor pelo número de mamadas do bebê ao longo do dia.

Exemplo de um bebê de até 6 meses com 7 kg: Se o seu bebê tem 7 quilos você faz a conta: 150ml x 7 = 1050 ml de leite necessário para um dia. No entanto, dependendo do tempo que você irá ficar fora, seu bebê não precisará da quantidade de um dia inteiro, apenas a quantidade para as mamadas que fará na sua ausência.

Se o seu bebê mama 5 vezes por dia você pega o resultado total diário e divide pelas mamadas do dia. A conta ficaria assim: 1050 ml (quantidade diária) dividido por 5 (quantidade de mamadas) que daria um total de 210 ml por mamada.

Acima dos 6 meses: Um estudo constatou que a ingestão média de leite materno a partir da ingestão de sólidos é de:

  • 6 aos 7 meses de idade: 875 ml / dia; 93% da ingestão total.
  • 11 a 16 meses de idade: 550 ml / dia; 50% da ingestão total de energia

Vários estudos mediram a ingestão de leite materno para bebês entre 12 e 24 meses e encontraram valores típicos de 400-550 ml por dia. Estudos que analisaram a ingestão de leite materno entre 24 e 36 meses encontraram valores típicos de 300-360 ml por dia.

Uma outra tabela de uma média de consumo DIÁRIO por mamada é esta:

1ª Semana: Entre 30 e 60ml | 1 Mês: Entre 90 e 120ml | 2 a 6 Meses: Entre 120 e 180ml | 6 a 12 Meses: Entre 180 e 220ml (chegando a um total diário de cerca de 900 ml de leite) – Aqui você contaria quantas mamadas o seu filho faria no tempo que você passa longe dele e somaria com a média de quantidade para saber um valor total de leite para deixar.

O que quase dá no mesmo da tabela acima, já que se trata apenas de uma média e não um valor padrão. Considerando sempre que a quantidade que cada bebê consome deve ser sempre levada em consideração.

Fique tranquila, a volta ao trabalho não é fácil, mas é possível continuar amamentando e deixar seu leite será muito bom para o seu bebê neste período. Nos primeiros dias e durante um tempo de adaptação pode ser que seu filho faça uma pequena greve de alimentação ou de leite, o que é normal, ele esta protestando a sua ausência. Acolha sempre com carinho e dê muita atenção e colo quando vocês finalmente estiverem juntos de novo.

Veja um vídeo onde um pai dá o leite para o bebê no copinho e aprenda a técnica:

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual