Dente de Leite: o que fazer quando amolece?

O melhor a se fazer é lidar com a situação com calma e ensinar ao seu filho ir mexendo no dente para ir amolecendo cada dia mais.4 min


dente de leite

O dente de leite do seu filho esta mole e você fica em dúvida sobre o que fazer?

Muitos pais, acreditam que arrancar o dente de leite é uma boa opção. Outros, esperam tanto que o dente permanente começa a nascer e a criança fica com dois dentes disputando o mesmo espaço.

Esta fase é bacana porque você se dá conta que seu bebê esta crescendo. Antes era a ansiedade pelos primeiros dentinhos do bebê e agora, ele esta passando para uma fase mais avançada.

Na minha casa, os dentes de leite ainda estão quase todos intactos. Temos um dente de leite que esta quase caindo e um outro começando a amolecer. São os dois primeiros que nasceram.

Veja no gráfico que eu ilustrei abaixo que a ordem de crescimento dos dentes do bebê, também pode ser a ordem em quê ele troca para o permanente:

nascimento dos dentes do bebê, dente de leite, dentes de leite, troca de dentes

Isto significa que, geralmente, os primeiros que nasceram, serão os primeiros a ficarem moles. E assim, sucessivamente. O que faz total sentido, já que os dentes de leite são temporários.

Veja sobre o nascimento dos dentes do bebê >> Nascimento dos dentes do bebê: como aliviar, odontopediatria e mais

Quando a criança troca de dente?

As crianças costumam iniciar o processo de troca de dentes entre 5 e 12 anos. Uns mais cedo, outros mais tarde. Mas não fique preocupada, pois quanto mais tarde acontecer a troca de dentes, melhor.

Um dente permanente é um dente que precisará ser muito bem cuidado, pois, quando cai, não nasce outro.

Este dente, se tiver cáries ou outros problemas, precisará passar por um processo de restauração com obturações, canais e sempre, limpezas no dentista. Isto significa que a responsabilidade e cuidados é muito maior. O gasto também.

Se perdemos um dente permanente, precisamos colocar coroas ou dentes de implantes no lugar. Então, todo cuidado é pouco.

E para a criança aprender a cuidar bem dos seus dentes permanentes, precisa começar cedo, cuidando dos dentes de leite.

Mas não se engane, dente de leite também fica cariado e precisa de tratamento. Não é porque ele é de leite que não precisa ser cuidado com carinho. Ter que fazer uma obturação no dente de leite, evita que o problema se espalhe e que seu filho fique sentindo dor.

>> Diarréia em Bebês e Crianças ou Gastroenterite: dicas e cuidados

Precisa arrancar os dentes de leite que amolecem?

Não precisa se desesperar. O melhor a se fazer é lidar com a situação com calma e ensinar ao seu filho ir mexendo no dente para ir amolecendo cada dia mais. Arrancar o dente que amoleceu antes do tempo pode ser prejudicial. Além de demorar demais a nascer outro, o permanente ainda pode vir com problemas.

Arrancar os dentes do seu filho pode, ainda, causar traumas, dor e muito sangramento. Espere que o processo ocorra naturalmente e dê tempo. Se estiver preocupada, converse com um dentista.

O mais bacana é ensinar seu filho que esta é uma responsabilidade dele, afinal, o dente é dele. Sem pressão e com gentileza. Mostre que ele pode sozinho, retirar o próprio dente quando chegar a hora.

Em muitos casos, o dente cai durante a alimentação ou escovação. Em outros, é preciso dar uma ajudinha. Mas sempre faça isso com orientação do dentista.

>> O que é refluxo em bebês: tipos de refluxo e como aliviar

Como arrancar o dente de leite?

Já se passou praticamente um mês ou mais e nada do dente cair? Seu filho esta com muito medo e te pede para retirar o dente para ele? O mais importante é você estar segura de que realmente é o momento certo. Por isso, conversar com o dentista é a melhor opção.

Os dentes de leite podem levar um mês ou mais tempo para estarem prontos para serem removidos, depende de cada caso. Por isso, consultar o dentista é essencial.

A dentista do meu filho nos deu um prazo para tentarmos retirar o dente com calma em casa e disse que se depois deste tempo, não caísse, teríamos que ir no consultório para ela remover. Mas ela deixou claro que o melhor é a própria criança remover. Ensinou meu filho como fazer e mostrou para ele quais movimentos fazer com o dente. Fazer isto dará autonomia e segurança para seu filho ou filha.

  • Em casa, o jeito correto de retirar o dente é com calma, movimentando ele para os lados, para frente e para traz.
  • Quando estiver bem mole, usar uma gaze para segurar o dente e tentar puxá-lo para fora do boca, não para dentro.
  • Depois, coloque a gaze em cima da gengiva para conter o sangramento por uns minutos.

Se o seu filho estiver com medo, espere. Dê tempo a ele e não o apavore.

Não amarre linhas ou fios nos dentes. Não arranque de uma vez. Isto tudo pode ser traumático e pior, machucar a gengiva e aumentar o sangramento.

>> Parque da Mônica: um dia de diversão com as crianças

No consultório do dentista tudo é mais simples.

Se a criança não tiver medo do dentista, claro. O dentista irá colocar uma pomadinha anestésica na gengiva, o que facilitará todo o procedimento. Se você estiver insegura para retirar os dentes do seu filho, o melhor a fazer é ir ao dentista.

Em alguns casos, quando o dente permanente já nasceu, a ajuda do dentista é indispensável. E o tratamento posterior para ajudar o dente a ir para o local adequado.

Curiosidade

Algumas mães se assustam quando percebem que o dente permanente esta crescendo atras do dente de leite mole, mesmo antes dele cair. A dentista do meu filho disse que isto é totalmente normal.

O dente permanente começa a apontar na gengiva na parte de traz e vem caminhando enquanto cresce para o local onde ficava o dente de leite. Não se assuste. Isto não significa que o dente do seu filho esta nascendo torto.

Cuidados com os dentes

Tanto dente de leite quanto dente permanente precisa de cuidados diários. Ensine sua criança a escovar os dentes sempre depois das refeições, doces e guloseimas. Ensine a usar fio dental para remover a sujeira que fica presa entre os dentes. E torne este hábito diário em sua casa.

Assim, evita-se uma série de problemas como cáries, canais, tártaros, gengivas inflamadas e claro, gastos com o dentista.

>> Fazendinha, Zoológico e Passeios com Crianças em São Paulo


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)