Afinal, pode fazer tatuagem amamentando? Esta é a dúvida de muitas mães.
Saber se pode fazer tatuagem amamentando vai te tranquilizar, mesmo porque, pode! A maternidade é inspiradora e para as amantes das tatuagens é também mais um motivo para marcar em seu corpo essa nova realidade tanto com o nome do bebê ou qualquer outra imagem que represente este momento.
Também existem as mães que antes mesmo de serem mães já eram apaixonadas pela tatuagem e possuem muitas espalhadas pelo corpo, afinal, pode fazer tatuagem amamentando?
Leia também:
- Qual o significado das tatuagens?
- Respondidas as dúvidas mais urgentes sobre amamentação
- O que é livre demanda e por quê precisamos dela
- Como cuidar do umbigo do bebê: dicas práticas
- Mamadas frequentes: o bebê quer o peito sempre que chora?
Quem curte tatuagem geralmente faz de tempos em tempos uma nova. Para acalmar o coração das apaixonadas pela arte no corpo, vamos esclarecer de uma vez por todas.
Não existe nenhum trabalho científico publicado até o momento que comprove que a tinta da tatuagem pode chegar até o leite materno. Existem orientações a respeito dos cuidados que devem ser tomados na escolha do local. Nenhuma restrição sobre ser proibido. Os riscos que existem em fazer tatuagem neste período é o de contrair doenças e infecções através de agulhas contaminadas e objetos não descartáveis durante a sessão.
O que no caso, poderia ser prejudicial para a mãe e consequentemente contaminar o bebê através do leite materno.
Alguns dermatologistas também já confirmaram não haver risco de absorção cutânea pela tinta. O que significa que pode fazer tatuagem amamentando desde que alguns critérios sejam levados em consideração.
Dicas de segurança antes de fazer uma tatuagem:
- Escolher estúdios que esterilizem seus materiais e usem agulhas descartáveis
- Tatuadores que usem luvas descartáveis nos atendimentos
- Tatuadores com certificados, experiência e cursos na área
- Estúdios que possuam licença de funcionamento
- Tatuadores que estejam vacinados contra hepatite B (em algumas cidades estas vacinas são obrigatórias para tatuadores e manicures)
- Um tatuador que não reutilize restos de tintas e pomadas, tudo deve ser novo
Não tenha vergonha de observar e perguntar estas coisas para o tatuador, um profissional sério não se incomodará de te passar estas informações e são itens importantes para a sua saúde e a do seu bebê. Tatuagens feitas na região das mamas são desaconselhadas por razões óbvias.
Além de você correr o risco de ter uma reação alérgica, dor e coceira no local, alí é onde o bebê mais tem contato e isto pode prejudicar a sua amamentação e posterior recuperação.
Conheça nossa loja: Mãe Pop | Produtos e Cursos para mães e profissionais
Bom senso é indicado. Se você amamenta de hora em hora, evite sessões longas onde além de ficar muito tempo longe do bebê e ele sentir fome e a ausência da mãe, seu peito possa encher demais e te causar desconfortos.
Leve em consideração que uma tatuagem para ficar bonita e ter uma boa cicatrização deve ter cuidados após a sessão e isto inclui lavar e passar pomada no local algumas vezes durante o dia por alguns dias. Isto pode interferir em sua rotina diária de cuidados com o bebê.
Pense a respeito da localização e tamanho da tatuagem, escolha locais que não vão te prejudicar durante o dia para amamentar e cuidar do bebê e tamanhos que não te façam sofrer muito com a cicatrização.
Com todos os cuidados tomados, planejamento, estúdio sério escolhido, seja feliz com sua nova tatuagem e continue a amamentar tranquilamente.
Leia também:
- Gestantes e mães amamentando podem doar sangue?
- Tempo de mamada e troca de peito, como assim?
- 30 tatuagens feitas por mães para se inspirar
- Tatuagens de mães amamentando: 40 idéias para se inspirar
- 6 dicas simples para aumentar o leite materno naturalmente