Mundo Online: se Adaptando em Família

O mundo online é prático, divertido e no ajudar a superar uma série de desafios. Usar a internet de forma equilibrada é a receita do bolo.2 min


mundo online, Dicas para não expor seus filhos na internet
Dicas para não expor seus filhos na internet

Hoje o mundo online faz parte da nossa vida de forma ampla.

E se adaptar como família é importante para que nosso mundo online seja saudável. Tanto para nossas crianças quanto para os pais.

Famílias inteiras estão aprendendo a usar a internet para resolver uma série de questões do dia a dia.

O uso da internet é tão amplo que passa por vários setores de nossas vidas: estudos, entretenimento, pesquisa, informação, compras e relacionamentos sociais online.

Nossos filhos nasceram com a internet presente em suas vidas. Eles conheceram o mundo online assim que aprenderam a visualizar os primeiros desenhos no youtube, os primeiros apps de cantigas infantis. Muito diferente de nós que vimos a internet nascer e se tornar popular na vida das pessoas.

>> Músicas de Ninar para Bebês: 15 Músicas Para Fazer o Bebê Dormir

Nós lidamos com o mundo online como algo ao qual aprendemos a nos adaptar. Eles o percebem como algo que sempre existiu. E se sempre existiu, logo, é natural.

Proibir este acesso as crianças se torna quase impossível. E me pergunto se seria o ideal, visto que o mundo hoje é digital.

>> Bebês: Desenvolvimento de 1 a 2 Anos de Idade

O melhor caminho será sempre um equilíbrio saudável entre tudo o que o mundo online tem para nos oferecer e o que damos a ele. Atenção e cuidado é sempre necessário. Há perigos nos códigos binários tanto quanto nas ruas. É preciso estar atento e fazer uma curadoria saudável do que se consome online.

Com famílias inteiras compartilhando o mesmo espaço por tanto tempo e diariamente, as redes sociais acabam se tornando o refúgio de alguns adultos. O youtube, o amigo de crianças e adolescentes e os apps de jogos encantam e prendem a atenção todas as faixas etárias. E para tudo isso é necessário estar atento.

No entanto, há coisas boas para aprender e compartilhar sobre o mundo online

Crianças e adolescentes estão aprendendo de forma prática como a internet pode ser usada também para estudar, pesquisar e se encontrar com amigos da vida real, online.

>> 7 maneiras de simplificar sua rotina familiar

E se tem algo que os mais novos fazem com maestria é se adaptar ao novo.

Talvez seja uma quebra de paradigma para muitos jovens e crianças perceberem que na internet, podemos estudar em vez de apenas jogar, não é mesmo?

Ao mesmo tempo, pais estão descobrindo que reuniões de trabalho podem sim ser feitas no mundo online e que, neste caso, é obrigatório que ela seja dinâmica, objetiva e principalmente, que cada um fale um por vez senão ninguém se entende. Se você é um adulto que participou de muitas reuniões improdutivas como eu, entende bem do que estou falando.

O mundo online é prático, divertido e pode nos ajudar a superar uma série de desafios diários. Usar a internet de forma responsável e equilibrada é a receita do bolo para que todas estas mudanças venham para nos ajudar a enfrentar estes desafios com nossa sanidade mental preservada.

>> Dicas para não expor seus filhos na internet

Evite os excessos e entenda que não há uma medida exata para ninguém, cada um é capaz de definir o que esta ultrapassando os limites em sua família, porque a conhece bem.

Se você perceber que sua conexão pessoal e seu vínculo familiar esta sendo prejudicado pela sua conexão online, o sinal de alerta esta acesso e é hora de repensar o uso que sua família tem feito da internet.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)