Tampão Mucoso: como é e o bebê vai nascer quando ele sai?

Para grávidas de primeira viagem, pode demorar dias ou semanas. Para mulheres que já foram mães, pode acontecer em algumas horas.3 min


35 shares
tampão mucoso

Há uma grande dúvida sobre o trabalho de parto começar quando se perde o tampão mucoso.

Ou sobre a urgência de procurar o hospital imediatamente quando se perde o tampão mucoso. A gestação deixa muitas dúvidas. Desde a concepção do bebê ao trabalho de parto em si.

O que é o tampão mucoso?

O tampão é como uma tampa formada por muco que fica fixa no colo do seu útero durante a gestação. Ele serve para bloquear o canal cervical e proteger o útero de bactérias e patógenos enquanto o bebê se desenvolve.

Além disso, o tampão mucoso contém propriedades que combatem as bactérias chamadas lisozimas.

O muco que compõe o tampão esta o tempo inteiro sendo renovado por seu corpo. O corpo produz muco diariamente para manter o tampão novo.

>> Estrias na Gravidez: dicas para evitar e como tratar sua pele na gravidez

Como identificar?

Geralmente eles são esbranquiçados com traços rosas. Também pode ser claros, rosados, marrons e até brancos. Seu aspecto é gelatinoso e grosso quando esta no colo do útero. Quando é expelido, se torna mais fino e líquido. Ele também pode se parecer com sangue e até com catarro.

O corpo pode não expulsá-lo de uma só vez, o que é bem comum.

>> Hipertensão Gestacional e Pré-Eclâmpsia: sintomas e tratamento

Como e por que o perdemos?

Quando o corpo começa a se preparar para o trabalho de parto, o tampão é expelido. Ele pode sair aos poucos ou de uma vez só. Se esta não for sua primeira gravidez, pode ser que ele sai de uma vez só e com menos sangue.

Pode ser expelido durante o banho ou nas relações sexuais, o que torna difícil observar sua saída. Durante a gravidez, o muco tende a aumentar naturalmente e a secreção vaginal comum do período pode ser também confundida com o tampão.

>> Tipos de parto: normal, natural, cesárea e curiosidades

Quando a grávida perde o tampão mucoso?

Entre as semanas 37 e 42, datas prováveis de início de trabalho de parto. A perda do tampão mucoso esta relacionada com o início do processo. Caso uma grávida perca o tampão muito cedo, o corpo produzirá mais muco para proteger o bebê.

O que acontece se ele sair?

Isto indica o início do trabalho de parto. O colo do seu útero esta afinando e se dilatando para que o bebê nasça, isto faz o tampão ser liberado. Não precisa se desesperar, contate seu médico e siga as orientações.

Perder o tampão mucoso é sinal de trabalho de parto?

Calma, não precisa pegar a bolsa da maternidade e sair correndo para o hospital. O nascimento pode demorar horas ou semanas para quê ocorra. A perda do tampão indica proximidade com o início do trabalho de parto, mas nem sempre que esta acontecendo naquele momento.

>> Vai nascer: como se organizar para a chegada do bebê

Depois de quanto tempo o trabalho de parto começa com a perda do tampão?

Para grávidas de primeira viagem, pode demorar dias ou semanas. Para mulheres que já foram mães, pode acontecer em algumas horas.

O que fazer se eu perder o tampão mucoso?

Fique alerta aos outros sinais de trabalho de parto. Se estiver entre 37 e 42 semanas, seu bebê pode estar chegando em breve. Avise seu médico. Se você perder o tampão mucoso muito cedo, também é preciso avisar o médico.

Há problema em perder o tampão mucoso cedo?

Ele pode se regenerar, caso seja rompido antes das 37 semanas. Se não houver nenhum outro sinal de trabalho de parto, não há com o quê se preocupar, apenas avise o médico. Perder cedo demais pode também indicar trabalho de parto prematuro.

>> Lembrancinhas de chá de bebê: 25 ideias bacanas e simples

Posso pegar alguma infecção ou preciso ligar para o médico se perder o tampão?

Além de fato dele se regenerar, o saco amniótico protege o bebê de infecções e patógenos. Pode ser que seu médico te indique repouso e menos atividade sexual.

Todas as mudanças que acontecem durante a gravidez com o seu corpo precisam ser comunicadas ao médico. A diferença é quais são urgentes ou podem esperar uma próxima consulta. Se estiver se sentindo insegura, vá ao médico até mesmo para se tranquilizar.

A perda do tampão mucoso acompanhada de outros sintomas como sangramentos, cólicas, contrações, entre outras situações, precisa de atendimento médico imediato.

Se a cor do tampão mucoso estiver normal e você estive no final de gravidez, não há muito o que se preocupar. Apenas esperar para que seu trabalho de parto se inicie em breve.

>> Parto: o quê acontece com seu corpo quando o bebê vai nascer


Like it? Share with your friends!

35 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
13
Gostei
Amei Amei
36
Amei
Ouwn Ouwn
5
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)