Posição Fetal: Qual a Posição Ideal Para o Parto? Veja Imagens

Existem várias posições fetais diferentes nas quais o bebê fica, e algumas são melhores para o nascimento do que outras. 3 min


posição fetal

A posição fetal pode indicar o tipo de parto.

Idealmente, a posição fetal melhor é a que deixa o bebê posicionado de cabeça para baixo, de costas para a barriga da mãe e com a cabeça encaixada no quadril do mãe.

>> Vai nascer: como se organizar para a chegada do bebê

Seu queixo encosta no peito e a parte de trás da cabeça encaixada na pélvis.

Bebês podem nascer em outras posições de parto normal também. Algumas posições fetais do bebê irão necessitar uma cesáreaExistem várias posições fetais diferentes nas quais o bebê fica, e algumas são melhores para o nascimento do que outras. 

Posição fetal e apresentação fetal são tecnicamente coisas distintas. A apresentação fetal trata-se de qual parte do corpo esta abrindo caminho para o canal do parto.

>> Tipos de parto: normal, natural, cesárea e curiosidades

Como saber em qual posição fetal o bebê está?

É possível ter uma noção da posição do bebê de acordo com seus chutes e soluções. Ou sentindo com o toque as partes de seu corpo.

Se sua barriga de grávida estiver com uma forma ampla e dura, pode ser que o bebê esteja de costas para a frente de sua barriga.

Se você sentir pequenos caroços e protuberâncias, pode ser os membros no bebê e talvez ele esteja de frente para sua barriga.

>> Parto: o quê acontece com seu corpo quando o bebê vai nascer

Posição fetal ideal para o nascimento é a cefálica anterior.

Mas os bebê podem nascer de parto normal em outras posições também.

1. Posição fetal cefálica anterior ou posterior (bebê encaixado)

De cabeça para baixo, de frente para as costas da mãe. Queixo encostado no peito e cabeça pronta para entrar na pélvis.

A maioria dos bebês se acomoda nessa posição na 32ª e 36ª semana de gestação.

posição fetal cefálica anterior bebê encaixado

Posterior Cefálica

As vezes o bebê esta de ponta cabeça, no entanto de frente para a barriga da mãe. Esta posição pode aumentar as chances do parto ser doloroso e prolongado.

posição fetal posterior cefálica

2. Posição Fetal Podálica ou Pélvica

O bebê esta com a nádegas voltadas para o quadril da mãe. Há variações desta posição onde as pernas podem estar para o alto, acima da linha dos ouvidos.

Cerca de 65 a 70% dos bebês estão com as pernas pra cima na posição pélvica. Ela aumenta a chance de uma alça de cordão umbilical passar primeiro pelo colo do útero e causando lesões.

posição fetal pelvica

Posição fetal Pélvica completa

O bebê esta sentado, suas nádegas estão voltadas para o quadril da mãe e os joelhos flexionados. O parto normal ainda pode acontecer nesta posição, mas requer uma equipe preparada para atender a mãe.

posição fetal pélvica sentado

Posição Fetal Pélvica com um dos pés para baixo

Nesta posição, o bebê pode estar com um dos pés ou os dois apontados para o canal vaginal. Neste caso, as chances do cordão umbilical deslizar para a entrada do útero são grandes e isto pode causar um corte no suprimento de sangue do bebê. Bebês nesta posição também pode nascer por cesárea.

5. Transversal

O bebê pode estar em uma posição atravessado no útero, tornando provável que seu ombro entre na pelve materna primeiro. A maioria dos bebês que estão nesta posição, precisam de uma cesárea para nascer.

O bebê se movimenta e muda de posição o tempo inteiro enquanto esta na barriga da mãe. As vezes, pouco tempo antes do nascimento o bebê muda de posição. Outras vezes, ele fica na posição de encaixe para nascimento semanas antes do parto e segue assim.

Enquanto o corpo materno se prepara para o parto, o bebê se move e se posiciona.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
5
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)