9 Semanas de Gravidez: já pensou em como sua vida vai mudar?

3 min


9 semanas de gravidez

Estar com 9 semanas de gravidez te deixa mais realista sobre o que esta acontecendo com seu corpo.

Agora, com 9 semanas de gravidez é o momento em quê você começa a pensar no quanto sua vida vai mudar com a chegada do bebê.

Neste momento, muitas mães começam a pensar no orçamento da casa, da vida e tudo que envolve um estilo de vida confortável para o bebê.

É também com 9 semanas de gravidez que muitas mães começam a estudar a licença maternidade de sua empresa e a pensar sobre o salário maternidade que receberá no período.

Qual o tamanho do bebê de 9 semanas de gravidez?

O bebê é do tamanho de uma cereja e mede cerca de 2,5cm a 3cm.

9 semanas de gravidez é quantos meses?

São dois meses de gravidez completos.

Nesta etapa ocorreram duas grandes conquistas: seu bebê não é mais um embrião e você esta chegando no terceiro mês de gravidez.

Isto significa que seu bebê esta mais parecido com um bebezinho no formato e você esta deixando os possíveis males dos 3 primeiros meses para traz.

9 semanas de gravidez: como você esta se sentindo?

Nesta fase o HCG, hormônio da gravidez esta circulando intensamente pelo seu corpo. Os sintomas comuns da gravidez se tornam mais fortes.

Sintomas de 9 semanas de gravidez

1. Mudanças de humor

Além dos hormônios, as náuseas e a fadiga podem te deixar mais sensível. Diminua o ritmo, faça pausas e tente evitar situações estressantes.

2. Enjoo matinal

Saiba que em breve eles vão diminuir até pararem totalmente. Mães de gêmeos podem sentir de forma mais intensa. Muitas mães se dão bem consumindo gengibre, pequenas refeições e vitamina B6 para diminuir a náusea.

3. Micção freqüente

Como seu útero está se expandindo e porque há um grande fluxo sangüíneo na região pélvica, você pode estar indo ao banheiro com mais frequência do que antes da gravidez. Se mantenha hidratada.

4. Fadiga

Fazer um bebê cansa! E exige muito do seu corpo. Por isso que talvez você comece a se sentir mais cansada. No segundo trimestre sua energia voltará!

5. Congestão nasal

Surpresa! A gravidez pode causar uma produção mais alta de muco no corpo – um sintoma inesperado -, portanto você pode precisar manter os lencinhos à postos.

6. Dores de cabeça

Eita que estes hormônios não dão trégua! Uma compressa quente ou fria pode aliviar uma dor de cabeça e assim você poderá descansar. Antes de tomar qualquer medicamento, verifique com seu médico. Lembre-se que as vezes as dores de cabeça são causadas por causa de todos os outros sintomas, então, cuidando dos outros, ela pode ir embora junto.

Como é a barriga de grávida de 9 semanas de gravidez?

Suas calças podem estar começando a não fechar. Seu útero se expande a cada mês com o bebê em crescimento, mas nesta fase ele já dobrou de tamanho. Você vai sentir seu baixo ventre mais durinho.

Há também mulheres grávidas que ficam com náuseas tão graves que precisam de tratamento médico.

Hiperemese gravídica (HG) é diagnosticada quando uma mulher grávida fica com tantas náuseas que isto afeta sua saúde.

Se você não conseguir manter nenhum líquido, perder uma quantidade significativa de peso ou se tiver desmaiado, informe o seu médico, que fará um exame físico para verificar se você tem HG. A boa notícia é que que existem tratamentos para HG.

O que é preciso fazer nesta semana:

  • Consulta médica para saber se esta tudo bem.
  • Você já pode ouvir o coração de seu bebê batendo no exame de ultrassonografia
  • Confirmar através do exame que sua gravidez é uterina e não ectópica ou tubular.
  • Ver o saco gestacional, saco vitelino e pólo fetal do bebê.

As 9 semanas de gravidez são um marco: o bebê não é mais um embrião – agora ele é um feto!

Diferenças entre embrião e feto:

Durante a fase embrionário, forma-se os principais órgãos do bebê como cérebro, coração e pulmões. Além dos braços e pernas. O bebê cresce e se desenvolve cada dia mais.

O bebê ganha o termo de “feto” quando seu coração começa a bater. A cada dia que passa seu bebê fica mais fofo. Suas características faciais ficam mais específicas e seu batimento cardíaco é forte o suficiente para ser percebido.

O risco de aborto natural depois que o coração do bebê começa a bater é de apenas 3%. E esta percentagem irá diminuir a cada dia mais.

Lembretes para esta semana:

  • Compre sutiãs com alças mais largas para sustentar melhor suas mamas em crescimento
  • Pense nos custos relacionados ao tipo de parto que deseja e chegada do bebê em sua vida
  • Faça uma lista de perguntas para seu obstetra e comece a seguir sites confiáveis sobre maternidade e amamentação (Ei, este já é um!)

Veja como será a próxima semana: 10 semanas de gravidez

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)