Menino ou Menina? Mitos Sobre Adivinhar o Sexo Do Bebê

3 min


Você esta grávida e uma das coisas que mais pensa é se será menino ou menina? Algumas mães já sabem desde o começo e acertam se terão um menino ou menina. Desde o começo da gestação, elas sabem. Mas outras ficam super curiosas para saber. A partir do momento em quê você contar para as pessoas que esta grávida, junto virá a pergunta: é menino ou menina?

Até mesmo antes dos parabéns. Ocasionalmente, as pessoas esquecem de perguntar o tempo de gravidez, pois saber o sexo do bebê que vai nascer é mais importante ainda. As vezes, a curiosidade sobre ser menino ou menina leva a alguns jogos de adivinhações que podem ser divertidos.

No entanto, existe alguma verdade nestes jogos de adivinhações? Alguns especialistas analisaram os maiores mitos populares sobre o sexo do bebê e deram sua visão baseada em evidências sobre o assunto. Afinal de contas, agora que você vai se tornar mãe, estar próxima do que ciência diz e mais longe dos mitos possíveis será uma boa estratégia para tomar boas decisões a respeito da saúde do seu bebê a partir de agora.

E não se engane, as vezes até coisas que parecem ser comprovadas científicamente, não passam de mito. O que acontece é que o mito é tão disseminado que as vezes se torna a verdade absoluta daquela situação. É preciso ficar atenta para não se deixar levar pela quantidade de mitos que existem no mundo materno e como se criar um filho.

Por isso, vamos começar a pensar sobre os mitos de adivinhação do sexo do bebê e quais deles realmente fazem sentido para as mães ou quais deles realmente podem prever, de certa forma, se o seu bebê pode ser um menino ou uma menina. Não que isso faça muitas diferenças para a maioria das mães, mas…vamos lá?

1. Os batimentos cardíacos de meninas são mais rápidos do que os de meninos? Mito! “Os batimentos cardíacos para ambos os sexos podem variar de 110 a 160 batimentos por minuto no terceiro trimestre”, diz Kelly Leggett, diretora médica do Women’s Hospital of Greensboro.

Qualquer batimento dentro deste intervalo é considerado normal tanto para meninos quanto para meninas. Na verdade, em qualquer lugar dentro desse intervalo é considerado um batimento cardíaco normal para meninos e meninas. Não há nenhuma ligação entre a freqüência cardíaca fetal e o sexo do bebê.

2. Barriga de grávida alta é menino e barriga baixa é menina? Mito! Se o bebê esta mais alto ou mais baixo na barriga, isso tem mais a ver com a posição dele e não com seu sexo. E o bebê muda de posição ao longo da gravidez. “Se o bebê esta baixo ou alto, isto tem a ver com a posição do bebê e com o seu tipo de corpo (vezes em que deu a luz, músculo e útero)”, diz o Dr. Melvin Seid, obstetra de Lyndhurst Gynecologic Associates of Winston-Salem.

3. Colocar um anel de casamento de ouro (ou agulha) em um colar ou corda sobre a barriga da mãe grávida irá prever o sexo do bebê pela forma como o anel oscila; movimentos circulares para uma menina, indo e voltando para um menino? Mito!

“Isso é como escolher um número de loteria”, diz Leggett. “É tudo divertido e um bom jogo para seu chá de bebê, mas não há dados científicos que apóiem ​​essa afirmação.” Bem, fazer este jogo para saber se é menino ou menina pode até ser divertido, mas ele não esta apoiado pela ciência.

4. Se o seu cabelo ou unhas crescem mais rápido durante a gravidez, você terá um menino. Se o cabelo e unhas crescerem mais lentos, você terá uma menina? Mito! O crescimento dos cabelos e unhas da mulher grávida esta associado a quantidade de hormônios da gravidez. Níveis hormonais entre meninos e meninas bebês não são suficientes para determinar o sexo do bebê.

“Normalmente, uma mulher perde cerca de 100 fios por dia como parte do ciclo natural do crescimento do cabelo”, diz Stein. “Durante a gravidez, independentemente do sexo do bebê, o hormônio estrogênio prolonga a fase de crescimento do cabelo, resultando em menos queda de cabelo. Após o parto, não se assuste se o cabelo cair ao retornar ao crescimento normal. Você deve retornar à sua linha de pré-gravidez dentro de um ano após o parto. ” O que nos leva a outro mito, que falei mais sobre aqui: Amamentar faz o cabelo cair? Causas da queda e o que fazer

5. Enjoo matinal na gravidez significa que é menina? Mito! Os sintomas da gravidez não podem indicar o sexo do bebê. O enjoo é causado pelos hormônios Beta-HCG. O hormônio que atribuímos a náusea é o beta-HCG, e não determina o sexo. Se você esta grávida de gêmeos, você terá mais beta-HCG e pode ter mais náuseas, mas náusea não indica se é menino ou menina, independentemente dos níveis de beta-HCG.

6. Desejo de comer coisas azedas e salgadas é menino. Desejo de comer coisas doces é menina? Mito! Leggett diz “Seus desejos têm mais a ver com uma combinação de necessidades nutricionais e psicológicas do que com o sexo do bebê.”

Como saber o sexo do bebê?

A maneira mais comum e segura de detectar o sexo de seu bebê é com um ultrassom. O ultrassom é mais de 90% preciso se feito após 16 semanas de gestação.  Existe também o teste de sexagem fetal XY que pode ser realizado após as 11 semanas de gravidez. No entanto, se a mãe estiver tomando prolactina (como eu tive que tomar a gravidez inteira), este teste já não indicará o sexo de forma segura. Ele será afetado pelo hormônio.

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual