Como engravidar de gêmeos: os mitos e a ciência

5 min


Como engravidar de gêmeos

Algumas mulheres recorrem a receitas e simpatias porque não sabem como engravidar de gêmeos.

No entanto, há muitos mitos em volta das receitas e dicas de como engravidar de gêmeos. Tantas que fui buscar apoio científico para te ajudar.

Há uma curiosidade insaciável sobre como engravidar de gêmeos. A maioria deseja saber quais as chances de ter gêmeos na família e até mesmo como ter gêmeos.

A grande verdade é que não há nenhuma pílula mágica que você possa tomar. E nenhuma posição sexual específica para conceber gêmeos. Mas a dúvida esta aí e vou respondê-la:

Como engravidar de gêmeos?

Existem 3 coisas importantes que acontecem quando um espermatozóide encontra um óvulo e forma um zigoto: a membrana interna fica cheia de líquido amniótico, que eventualmente protege o feto no útero.

A membrana externa que protege o embrião se torna o córion. Ele desenvolve um suprimento de vasos sanguíneos. Este por sua vez, forma a placenta. A placenta fornece nutrientes, oxigênio e outras coisas para o feto. O zigoto se transforma em um embrião, que vira o feto, ou seja: seu bebê.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

Como surgem os gêmeos?

Bem, eles surgem quando o processo descrito acima não acontece de acordo com o padrão. Os gêmeos idênticos são resultado de um óvulo fertilizado que se divide em dois embriões. Especialistas acreditam que isto ocorre quando há algum tipo de anormalidade celular. Este fator causa uma deficiência de cálcio, enfraquecendo a parede de proteína que mantem a célula unida, por isso ela se divide em dois.

Há também os gêmeos que surgem quando dois óvulos são fecundados por dois espermatozóides ao mesmo tempo. Estes são como dois irmãos que nascem ao mesmo tempo. Eles também podem surgir de um espermatozóide e um óvulo, que se divide em dois.

>> Nidação ou implantação: o que é e quais os sintomas?

É comum nascer crianças gêmeas?

De acordo com o National Center for Health Statistics, Center for Disease Control and Prevention, as chances de nascerem gêmeos em 2015 (os números mais recentes disponíveis) eram 33,5 para cada 1.000 nascimentos. Apenas 4 desses nascimentos de gêmeos idênticos.

Tratamentos para fertilidade como a fertilização in vitro (FIV) aumentaram as chances de ter bebês gêmeos.

Vários óvulos são extraídos dos ovários e fertilizados em laboratório com espermatozóides. Na esperança que ao menos um embrião se forme, mais de um óvulo fertilizado é colocado no útero da mulher. Isto aumenta as chances de engravidar, daquela mulher que já tinha dificuldades. Acontece que as vezes, mais de um se torna um feto saudável. Assim surgem os gêmeos da fertilização in vitro.

>> Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo

É possível ter gêmeos sem fazer tratamento de fertilização in vitro?

As chances de você ter bebês gêmeos sem nenhum tipo de tratamento de fertilização in vitro são de 4 para 1.000 nascimentos.

A maior taxa de gêmeos são encontradas entre as populações da África: 45 por 1.000 em uma área da Nigéria. A menor probabilidade de ter gêmeos é no Sudeste Asiático e na América Latina.

Quais as chances de engravidar de gêmeos?

As chances reais dependem de uma série de fatores. Muito além da genética, há muitas especulações. Fatores associados as maiores chances de engravidar de gêmeos:

1. Gêmeos na família de sua mãe

Existem 2x mais chances de você ter gêmeos se sua mãe ou avó materna era gêmea. Se você tem gêmeos na família do pai e da mãe, as chances aumentam em 29%.

2. Gêmeos na família de seu pai

Um estudo descobriu que 30% dos pais gêmeos tinham parentes de sangue que eram filhos de gêmeos. Níveis mais altos de uma proteína chamada fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) podem ser a razão.

3. Engravidar mais tarde

Quanto mais velha você for quando engravidar, suas chances de conceber gêmeos aumentam.

Você tem 3x mais chances de engravidar de gêmeos entre 35 e 40 anos do que entre as idades 20 e 25.

4. Altura acima da média

Um dos estudos de Steinman descobriu que 129 mães de gêmeos espontâneos são, em média, mais de 3cm mais altas que a média das mulheres. Além disso, um estudo de revisão de 32 países mostrou que os países com mulheres mais altas também revelaram taxas mais altas de gêmeos.

5. Amamentação

Um estudo descobriu que as mulheres que amamentavam quando engravidaram tinham 9x mais chances de conceber gêmeos.

>> É possível ficar grávida amamentando? Entenda

Gary Steinman, MD, coautor de Womb Mates e pesquisador de gêmeos, diz que isso tende a acontecer cerca de um ano após o nascimento da criança que ainda é amamentada. Os estudos também revelaram que quanto mais se amamenta, maior a chance de ter gêmeos em futuras gestações, embora a razão ainda não esteja clara.

>> Grávida pode continuar amamentando?

6. Ter tido gêmeos antes

Para as que já tem gêmeos espontaneamente, prepare-se: suas chances de ter gêmeos novamente são quadruplicadas.

7. Engravidar no verão aumenta suas chances de ter gêmeos!

Uau, por essa ninguém esperava. De acordo com o Registro de Gêmeos do Estado de Washington, há uma maior taxa de gêmeos concebidos em julho e janeiro.

Frederick Naftolin, professor de obstetrícia da New York University, sugere que isso pode ser um subproduto da dieta. Várias verduras (e as coisas que você ingeriu que ingeriu esses vegetais, como a vaca que forneceu sua carne e leite) têm quantidades diferentes de fitoestrógenos, o que pode fazer com que os níveis de estrogênio subam ou desçam.

8. Dieta rica em inhame

Mas não é qualquer inhame. É o inhame branco da nigéria, que esta particularmente ligado a geminação, especialmente em certas populações africanas.

Este inhame é um alimento básico no sudoeste da Nigéria, a capital com maiores taxas de gêmeos do mundo. Ele contém fitoestrógenos que parecem aumentar a liberação de mais óvulos, direta ou indiretamente. Pesquisadores também acreditam que a forma como é preparado influencia.

“Ele é retirado do chão, cortado em placas e, em seguida, as fatias de inhame são transformadas em farinha que viram pastéis, pães e cereais.”

9. Beber muito leite de vaca

Um estudo nos anos 80 revelou que a taxa de nascimento de gêmeos aumentava em conjunto com a quantidade média de leite consumida em 15 países europeus diferentes. No entanto, este foi apenas um estudo observacional.

Você precisa de mais informações sobre como engravidar de gêmeos?

Ter gêmeos pode ser o sonho de muitas pessoas. As vezes aliado com a necessidade de ter mais de um filho de uma vez, está a idade avançada. Há também as pessoas que acham apenas muito legal. No entanto, não é apenas saber como engravidar de gêmeos, mas também entender os riscos de uma gestação gemelar.

>> Ganho de Peso na Gravidez: saiba o peso ideal para ganhar

Uma gravidez gemelar é uma gravidez de alto risco. O que inclui chances aumentadas de diabetes gestacional e hipertensão induzida pela gravidez. Além disso, a maioria dos gêmeos nascem prematuros.

As dicas mais inteligentes sobre como engravidar de gêmeos são aquelas que simplesmente aumentam sua fertilidade.

De resto, é esperar pelos fatores que te predispõem a ser mãe de gêmeos e torcer por um pouco de sorte para realizar seu desejo, além de claro, torcer para que a gravidez seja tranquila e sem riscos.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)