Nidação ou implantação: o que é e quais os sintomas?

3 min


Nidação

A nidação ou implantação do óvulo pode gerar algumas dúvidas.

A nidação é quando o óvulo fecundado, após um longo caminho desde a trompa de falópio, chega ao útero e se fixa em sua parede para iniciar seu desenvolvimento.

Curiosidade: Demora cerca de 24h para o espermatozóide fertilizar o óvulo. Em seguida, o óvulo fertilizado irá percorrer as trompas de falópio por 3 a 4 dias antes de entrar no útero. Quando entra no útero ele procura um local na parede do útero para se fixar. Esta viagem e fixação leva em torno de 7-10 dias após a ovulação.

Como acontece a concepção?

A concepção acontece quando o óvulo se fixa na parede do útero para se desenvolver, ou seja, no processo de nidação. O HCG, hormônio da gravidez esta presente em seu sangue logo após a concepção, mas só poderá ser detectável em quantidades consideradas como positivo para a gravidez até que a nidação aconteça. O positivo costuma acontece de 9 a 10 dias após a ovulação.

Algumas mulheres notarão sintomas antes mesmo da nidação. Mas não é regra para todas.

Possíveis sintomas de nidação:

1. Sangramento de nidação ou implantação

Este sintoma não acontece com todas as mulheres e não haver um sangramento de nidação não significa que não houve concepção. Acontece cerca de 10 a 12 dias após a ovulação, à medida que o óvulo se fixa e se aprofunda na parede do útero.

Ele pode ser amarronzado, em pouca quantidade e as vezes apenas um filete de sangue. É diferente do sangramento menstrual. Parece com o sangue menstrual dos últimos dias e não do início.

O sangramento de nidação cessa no primeiro ou segundo dia. O sangramento da menstruação aumenta. Esta é a grande diferença entre os dois.

2. Inchaço

Quando ovulamos, ficamos um pouco inchadas. Pouco antes da menstruação também. Pode ser um sintoma de ovulação, de menstruação ou de gravidez. O importante é estar atenta aos sinais: este inchaço é como os da TPM ou da ovulação ou há algo diferente nele? Tudo bem se você não notar nada de diferente. É muito complicado saber diferenciar quando pode ser tantas coisas diferentes.

3. Cólicas podem ser sinal de gravidez?

Mais uma vez, o corpo pode te enganar. Pode ser TPM, ovulação as vezes causa uma pequena cólica na trompa que esta liberando o óvulo e gravidez também. Que complicado, não é mesmo?

Cólicas também são um sinal de concepção. Quando o embrião se fixa no revestimento do útero, pode causar cólicas. Elas podem começar mais cedo do que seu ciclo e por ser um pouco mais intensa que as habituais.

4. Sensibilidade nas mamas também podem ser sinal de gravidez!

Em algumas mulheres este é o sinal mais evidente de uma possível gravidez. Você pode sentir suas mamas mais cheias do que o normal, pesadas e doloridas, sensíveis até mesmo ao toque, pode ser sinal de gravidez.

5. Cansaço e sono são sinais de gravidez.

Agora que seu corpo esta muito ocupado e usando bastante energia para fazer um bebê, pode ser que um dos sintomas mais comuns seja o cansaço e muito sono. Muitas mulheres se sentem cansadas e com sono, mas não associam este sintoma como de uma possível gravidez. Só se dão conta do motivo depois do positivo.

6. Dor lombar

As vezes a cólica é confundida com dor nas costas. Muitas mulheres sentem mais a dor nas costas do que uma cólica no ventre. Quando a nidação acontece, este processo pode causar cólicas como já mencionados e esta dorzinha, pode ser sentida como uma dor nas costas também.

7. Sintomas de “TPM” mais fortes do que os habituais

Os primeiros sintomas de uma possível gravidez tendem a se parecer mais com uma TPM mais forte do que o habitual do que, de fato, com uma gravidez. A verdade é que se você não estava tentando engravidar, talvez passe sem que você perceba e os sintomas sejam confundidos com a TPM.

Com tantos sintomas confusos, obviamente que apenas um teste de gravidez irá tirar todas as suas dúvidas a respeito. Se você fez o teste de gravidez de farmácia e deu negativo, você pode repetir o teste depois de 2 ou 3 dias. Ou pode partir para um exame de sangue que é muito mais preciso.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
4
Uau
Gostei Gostei
86
Gostei
Amei Amei
38
Amei
Ouwn Ouwn
12
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)