Nidação ou Implantação: O Que é, Sintomas e Muito Mais

7 min


Nidação
Advertisements

O que é nidação e quais os sintomas?

A nidação é quando o óvulo fecundado, após um longo caminho desde a trompa de falópio, chega ao útero e se fixa em sua parede para iniciar seu desenvolvimento.

Esta fase fundamental da gravidez ocorre a partir do 7º dia após a fertilização, ou seja, 21 ou 22 dias após o último período menstrual e até ao 10º dia de gravidez.

Advertisements

Curiosidade: Demora cerca de 24h para o espermatozóide fertilizar o óvulo. Em seguida, o óvulo fertilizado irá percorrer as trompas de falópio por 3 a 4 dias antes de entrar no útero. Quando entra no útero ele procura um local na parede do útero para se fixar. Esta viagem e fixação leva em torno de 7-10 dias após a ovulação.

Como acontece a concepção?

A concepção acontece quando o óvulo se fixa na parede do útero para se desenvolver, ou seja, no processo de nidação. O HCG, hormônio da gravidez esta presente em seu sangue logo após a concepção, mas só poderá ser detectável em quantidades consideradas como positivo para a gravidez até que a nidação aconteça. O positivo costuma acontece de 9 a 10 dias após a ovulação.

Algumas mulheres notarão sintomas antes mesmo da nidação. Mas não é regra para todas.

O que acontece durante o processo de nidação?

Depois que ocorre a implantação e o óvulo é fecundado, ele se divide em 2 células iguais em até 30h. Após este período o óvulo continua sua divisão celular.

Em um período de 72h o embrião começa a se mover da parte externa do tubo para a cavidade uterina. Esta viagem fantástica da natureza dura em torno de 3 dias.

Ele chega ao útero em até 5 dias após a fertilização, então o polo embrionário se liga ao revestimento uterino. É neste momento que a implantação do óvulo, mais conhecida como nidação, se inicia.

Advertisements

O embrião então faz o seu “ninho” no revestimento uterino para continuar se desenvolvendo.

Possíveis sintomas de nidação:

1. Sangramento de nidação ou implantação

Este sintoma não acontece com todas as mulheres e não haver um sangramento de nidação não significa que não houve concepção. Acontece cerca de 10 a 12 dias após a ovulação, à medida que o óvulo se fixa e se aprofunda na parede do útero.

Ele pode ser amarronzado, em pouca quantidade e as vezes apenas um filete de sangue. É diferente do sangramento menstrual. Parece com o sangue menstrual dos últimos dias e não do início.

O sangramento de nidação cessa no primeiro ou segundo dia. O sangramento da menstruação aumenta. Esta é a grande diferença entre os dois.

Advertisements

2. Inchaço

Quando ovulamos, ficamos um pouco inchadas. Pouco antes da menstruação também. Pode ser um sintoma de ovulação, de menstruação ou de gravidez. O importante é estar atenta aos sinais: este inchaço é como os da TPM ou da ovulação ou há algo diferente nele? Tudo bem se você não notar nada de diferente. É muito complicado saber diferenciar quando pode ser tantas coisas diferentes.

3. Cólicas podem ser sinal de gravidez?

Mais uma vez, o corpo pode te enganar. Pode ser TPM, ovulação as vezes causa uma pequena cólica na trompa que esta liberando o óvulo e gravidez também. Que complicado, não é mesmo?

Cólicas também são um sinal de concepção. Quando o embrião se fixa no revestimento do útero, pode causar cólicas. Elas podem começar mais cedo do que seu ciclo e por ser um pouco mais intensa que as habituais.

Advertisements

4. Sensibilidade nas mamas também podem ser sinal de gravidez!

Em algumas mulheres este é o sinal mais evidente de uma possível gravidez. Você pode sentir suas mamas mais cheias do que o normal, pesadas e doloridas, sensíveis até mesmo ao toque, pode ser sinal de gravidez.

5. Cansaço e sono são sinais de gravidez.

Agora que seu corpo esta muito ocupado e usando bastante energia para fazer um bebê, pode ser que um dos sintomas mais comuns seja o cansaço e muito sono. Muitas mulheres se sentem cansadas e com sono, mas não associam este sintoma como de uma possível gravidez. Só se dão conta do motivo depois do positivo.

6. Dor lombar

As vezes a cólica é confundida com dor nas costas. Muitas mulheres sentem mais a dor nas costas do que uma cólica no ventre. Quando a nidação acontece, este processo pode causar cólicas como já mencionados e esta dorzinha, pode ser sentida como uma dor nas costas também.

7. Sintomas de “TPM” mais fortes do que os habituais

Os primeiros sintomas de uma possível gravidez tendem a se parecer mais com uma TPM mais forte do que o habitual do que, de fato, com uma gravidez. A verdade é que se você não estava tentando engravidar, talvez passe sem que você perceba e os sintomas sejam confundidos com a TPM.

Advertisements

Com tantos sintomas confusos, obviamente que apenas um teste de gravidez irá tirar todas as suas dúvidas a respeito. Se você fez o teste de gravidez de farmácia e deu negativo, você pode repetir o teste depois de 2 ou 3 dias. Ou pode partir para um exame de sangue que é muito mais preciso.

O sangramento de nidação: como identificar?

No entanto, como identificar o sangramento de nidação e não confundi-lo com um sangramento comum de menstruação? A primeira coisa a saber é que ele ocorre cerda de 6 a 12 dias após a relação, quando o óvulo é fecundado.
Não é preciso se assustar, este tipo de sangramento é comum no início da gravidez.

Como é o sangramento de nidação e como identifica-lo?

Algumas características comuns:

  • Surge como manchas leves de sangue
  • Também pode se parecer com um fluxo de sangue um pouco mais consistente que precisa de um absorvente
  • Possui uma cor meio laranja ou rosa
  • Não possui coágulos de sangue como a menstruação
  • Dura apenas algumas horas ou no máximo 3 dias de forma leve

Sintomas:

  • Cólicas leves ou fracas
  • Dores de cabeça
  • Mudanças de humor
  • Náusea
  • Dor na parte inferior das costas
  • Seios doloridos
  • Fadiga
  • Inchaço abdominal

Fique atenta, estes são os primeiros sintomas de gravidez. Veja mais aqui >> Primeiros dias de Gravidez: 10 Sintomas de Gravidez mais comuns

Advertisements

Quando ocorre o sangramento de implantação?

Cerca de 6 a 12 dias após a concepção.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

Porque o sangramento de nidação acontece?

No momento em quê o óvulo fecundado se implanta na parede do útero, esta implantação pode causar o rompimento de alguns vasos sanguíneos. Eles são a causa do sangramento.

Esse sangramento não resulta em nenhum tipo de problema para o bebê em desenvolvimento.

Pode fazer um teste de gravidez durante o sangramento da implantação?

Sim. Você pode tanto fazer o teste de gravidez de farmácia, o teste de sangue e até mesmo os testes de gravidez caseiros.

Claro que os níveis de confiabilidade dos testes seguem esta ordem decrescente: sangue >> farmácia >> caseiros.

Também pode verificar em nossa teste online se você esta com os sintomas de gravidez e pode estar grávida.

Faça seu teste online >> teste online de gravidez

O teste de farmácia e o de sangue irão verificar a presença de gonadotrofina coriônica humana (HCG), o hormônio de gravidez, em seu sangue ou urina.

Leia mais sobre isso aqui >> HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana): O Hormônio da Gravidez

O médico sempre deve ser informado sobre qualquer tipo de sangramento, mesmo o de nidação.

Embora não seja nada para se preocupar, quando se trata de uma gravidez ou possível gravidez, é sempre bom ser bem cautelosa com a saúde e os acompanhamentos médicos.

Nidação ou menstruação: 5 coisas para saber a diferença

Se você esta tentando engravidar (ou não), é importante saber a diferença entre nidação ou menstruação.

Isto porque a nidação ou menstruação, podem ter sintomas parecidos e deixar dúvidas.

Quando um óvulo fertiliza o espermatozóides, a concepção acontece e com ela, a nidação. A nidação é um leve sangramento que ocorre após a implantação do óvulo na parede do útero.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

A maioria das mulheres não percebem que esta é a primeira pista de uma possível gravidez e que em breve, os sintomas de gravidez se tornarão mais frequentes.

Por outro lado, a menstruação pode ter alguns escapes no período, com um leve sangramento que confunde.

Veja agora 5 dicas para identificar se é nidação ou menstruação

1. Verifique a cor

O sangue do ciclo menstrual normal é vermelho mais vivo. Uma cor de sangue mais clara pode ser nidação.

2. Verifique o tempo

A maioria das mulheres sabem mais ou menos quando sua menstruação chega. O sangramento de nidação ocorre por volta de 2 semanas antes da data da menstruação.

>Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo

3. Verifique os sintomas

A menstruação pode causar sintomas como:

  • dor de cabeça ou dor nas costas
  • desconforto no estômago
  • inchaço
  • constipação ou diarréia
  • cólicas uterinas e alterações de humor

Sangramento com estes sintomas, possuem uma grande chance de ser um período menstrual.

A nidação pode causar sintomas como:

  • náusea
  • micção freqüente
  • vômitos
  • inchaço
  • sensibilidade aumentada a odores e sensibilidade mamária

Cólicas uterinas leves são normais tanto para menstruação quanto para o sangramento de implantação. Se o sangramento ocorrer com intensa dor abdominal e/ou vaginal, consulte um médico. A dor intensa pode ser sinal de aborto precoce ou gravidez ectópica.

 >> Gravidez ectópica: sintomas, causas, riscos e tratamento

4. Verifique o tempo de duração

A menstruação dura em torno de 3 a 7 dias, depende do ciclo de cada mulher. A nidação ou mancha acontece por alguns minutos e dura no máximo 3 dias.

Se um sangramento não reconhecido como menstruação ocorrer por mais de 3 dias, não deve ser ignorado e o médico deve ser consultado.

>> Menstruação na Gravidez: o que fazer e o que é?

5. Ouça sua intuição

Muitas mulheres percebem uma gravidez muito antes de apresentar sintomas. Claro que o forte desejo de engravidar pode alterar esta perspectiva e deixá-la mais turva. Se depois de analisar todas as questões acima, você ainda achar que não é menstruação e sim nidação, faça um teste de gravidez.

E sempre converse com seu médico se ainda estiver com dúvidas. Se você estiver tentando engravidar: boa sorte!

>> Teste de Gravidez Online: Será que você esta grávida? Tire dúvidas

>> Teste de gravidez caseiro: 6 testes diferentes para fazer

Leia também:

Advertisements

Advertisements

Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
16
Uau
Gostei Gostei
181
Gostei
Amei Amei
78
Amei
Ouwn Ouwn
26
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)