O que é Ciclo Menstrual e Como Entendê-lo

Saiba como funciona o ciclo menstrual, o que é menstruação e tudo o que acontece no seu corpo durante este período.5 min


ciclo menstrual

O ciclo menstrual pode ser simples de entender para muitas mulheres, por outro lado, uma incógnita para outras.

Não há problema nenhum em não entender como funciona o período menstrual, mesmo que você já esteja passando por este processo a anos. Afinal de contas, nosso corpo reage de forma distintas.

Apesar de sermos mulheres, não nos é ensinado de forma didática sobre o processo de funcionamento de nossos corpos. Aliás, isso ainda é tabu para muitas famílias. No entanto, todas devemos aprender sobre a menstruação, um processo totalmente normal do corpo feminino.

A menstruação é vista por muitos como um período ao qual passamos para que nosso corpo se prepare para uma possível gravidez a cada mês. Neste processo, há uma grande movimentação de hormônios por nossos corpos. Estes hormônios tendem a subir e descer de forma rápida e causam alguns sintomas também.

O que é menstruação ou ciclo menstrual?

As duas coisas são diferentes. Na prática, menstruar é o processo onde a mulher irá liberar sangue através da vagina e outros materiais do revestimento uterino por um intervalo mensal (exceto durante a gravidez). A média de dias que dura uma menstruação é de 3 a 7 dias. 

A mulher só deixa de menstruar quando entra na menopausa (interrupção dos ciclos menstruais) por volta dos 50 anos ou mais. O ciclo menstrual abrange não somente os dias que se menstrua, mas todos os dias antes e depois.

Sintomas da menstruação

As mulheres geralmente não tem todos os sintomas e algumas sequer sentem estes sintomas. Saiba que durante o período menstrual você poderá ter alguns sintomas com intensidades diferentes para cada uma.

  • Sangramento
  • Dores de cabeça
  • Acne
  • Inchaços
  • Dores no baixo abdômen ou cólicas
  • Cansaço
  • Alterações de humor
  • Desejos por determinadas comidas
  • Dores nos seios
  • Diarréia

Porque menstruamos e quando a menstruação acaba?

Menstruamos para que o corpo se prepare para um novo ciclo a cada mês, onde o objetivo natural do corpo, é gestar um bebê. Quando isso não acontece, menstruamos novamente e o ciclo segue seu processo.

A menstruação acaba por volta dos 50 anos. Mais de 50 para algumas mulheres e menos de 50 para outras. É quando a natureza entende que nosso corpo já não está mais tão apto a gestar um bebê com segurança e quando nossos estoques de óvulos estão se findando.

Quando a menstruação desce para as meninas?

A primeira menstruação pode ocorrer por volta dos 12 anos de idade. Para algumas meninas vem mais cedo e para outras mais tarde. Se sua menstruação não descer até os 15 anos de idade, procure orientação médica.

Para as meninas: quando você menstrua pela primeira vez, não significa que você esteja doente, apenas que esta crescendo. Seu corpo perde revestimento do útero, que desce pela vagina e isto pode durar alguns dias, mas você ficará bem.

Quanto tempo dura o período menstrual?

O ciclo menstrual é parte do processo final quando o corpo se preparou para receber o espermatozóide liberando o óvulo e este encontro não aconteceu. Para muitas mulheres, é a certeza de que não ficaram grávidas naquele mês.

O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia da menstruação. A menstruação dura de 3 a 5 dias, no décimo quarto dia (14) após a menstruação, se inicia o período fértil e o corpo volta a se preparar para fertilizar o óvulo.

Veja mais sobre isto aqui >> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

Como tratar TPM e as dores causadas pelo ciclo menstrual?

Algumas mulheres começam a sentir os sintomas alguns dias antes e nos dias finais do ciclo. O tratamento pode incluir anticoncepcionais, medicamentos para dor e inflamações. Todos devem ser indicados pelo médico. Não se automedique.

Síndrome de choque tóxico: o que é?

A síndrome de choque tóxico é causada por bactérias que produzem toxinas e pode ser desencadeada com o uso de absorventes internos por mais de 4 a 8 horas. Seu sistema imunológico reage para combater as toxinas e causam os sintomas. Ela pode ser mortal e por isso, siga as recomendações de uso correta dos absorventes.

Procure imediatamente um médico se você sentir:

  • Febre alta súbita
  • Dores musculares
  • Diarréia
  • Vômito
  • Tonturas e / ou desmaios
  • Dor de garganta
  • Olhos vermelhos

Sangramento de escape

Muitas mulheres confundem o sangramento de escape com a menstruação. Saiba mais sobre isto aqui >> Sangramento de Escape: O Que É e Porque Acontece

Diferenças entre menstruação e ciclo menstrual

Menstruação é o sangramento de 3 a 5 dias que acontece todo mês. Ciclo menstrual é todo o período, desde o primeiro dia de menstruação até a próxima menstruação no mês seguinte. O ciclo menstrual tende a ter 28 a 32 dias em média. Ele abrange também o período fértil.

Se você não engravidar, seu ciclo menstrual irá seguir o processo todo mês.

Quando consultar um médico para falar sobre sua menstruação?

Procure apoio médico sempre que:

  • Sua menstruação não desceu ainda e você tem mais do que 15 anos
  • Sua menstruação não desce a pelo menos 3 meses
  • Sua menstruação está muito irregular depois de ciclos regulares
  • Seu ciclo menstrual é menor do que 21 dias ou maior do que 35 dias
  • Você esta sangrando mais do que o normal
  • Você esta sangrando entre os dias da menstruação
  • Você sente dores muito fortes durante o período
  • De repente você fica com febre e doente após usar absorventes internos

Quando a menstruação acaba de vez?

Entre 45 e 55 anos a mulher pode entrar na fase da menopausa, período em quê ela pára de ovular. Neste caso, a menstruação se encerra e não é possível mais engravidar. No entanto, esta data pode variar de mulher para mulher.

É comum ter ciclos longos?

Nos primeiros anos de menstruação, os ciclos tendem a ser mais longos. Conforme o tempo passa, os ciclos diminuem e se tornam mais regulares.

Menstruação e gravidez

Durante a gravidez, o normal é que a menstruação não aconteça. Se você tiver sangramentos, estando grávida, procure atendimento médico imediato.

Veja mais aqui >> Sangramento na Gravidez é Normal? Entenda

Amamentar diminui a menstruação?

Algumas mulheres passam vários meses sem menstruar quando estão amamentando em livre demanda e sem uso de complementos. Outras, podem voltar a menstruar normalmente após alguns meses.

E por isso, há uma falsa impressão de que amamentar impede uma nova gravidez, mas não é bem assim. Saiba mais sobre isto aqui >> É possível ficar grávida amamentando? Entenda

O que é TPM?

A TPM é uma Tensão Pré Menstrual. Ele pode acontecer antes, durante e depois dos dias que ocorrem a menstruação. Ela faz com que algumas mulheres fiquem irritadas, tristes, com seios sensíveis e dores, inchadas e até mesmo com enxaquecas.

Tratamento para dores durante a menstruação

Os tratamentos para TPM (tensão pré menstrual) são uso de anticoncepcionais, medicamentos para dor e anti-inflamatórios. Todos devem ser indicados por um médico.

Quando trocar o absorvente?

O absorvente descartável não é a única opção para se cuidar durante o fluxo menstrual. Os coletores menstruais são um opção e usados por várias mulheres. De qualquer forma, esta é uma decisão muito particular e cada uma opta pela opção na qual se sente mais segura e confortável.

Saiba mais sobre coletores >> Coletor menstrual: como usar e dicas úteis

Muitas mulheres gostam de absorventes com camadas suaves e de algodão, eles dão menos alergia e são mais confortáveis. Outras preferem absorventes mais grossos ou mais longos. Há mulheres que usam o absorvente noturno durante o dia para garantir uma maior proteção e menos risco de vazamentos. Existem muitas opções no mercado.

Seja qual for a forma que você optar por usar, saiba que os absorventes devem ser trocados a cada 4h no máximo. Em dias de fluxo mais intenso, em menor tempo ou assim que você perceber que encharcou.

Menstruação causa diarréia?

Este é um sintoma da menstruação que poucas mulheres comentam, mas que, acredite, acomete uma grande parcela delas. Devido as grandes mudanças hormonais durante o período menstrual, é normal ter diarréia durante a menstruação. De fato, um sintoma muito desconfortável, principalmente neste período. Mas totalmente normal.

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)