Sangramento de Escape: O Que É e Porque Acontece

3 min


sangramento de escape, sangramento de nidação

Praticamente todas as mulheres ou sua grande maioria já teve sangramento de escape.

O sangramento de escape costuma acontecer fora do período menstrual e pode deixar muitas mulheres confusas.

Principalmente aquelas que estão tentando engravidar, pois elas confundem este tipo de sangramento com a nidação, que também pode causar um certo sangramento após o óvulo se fixar na parede uterina.

>> Menstruação na Gravidez: o que fazer e o que é?

O sangramento de escape não costuma representar um risco sério de saúde e muito menos uma preocupação médica grave. Observar quando ele acontece, seu tempo de duração e outros detalhes fazem a diferença para determinar o motivo.

O ciclo menstrual pode ser diferente para cada uma das mulheres. Enquanto o ciclo de algumas começa e termina com manchas, outras sangram levemente ou iniciam seu período com um sangramento mais intenso.

O que é sangramento de escape?

Trata-se de qualquer sangramento vaginal que não é derivado do período menstrual mensal. Que ocorre em datas aleatórias e sem uma causa aparente.

Mulheres que acompanham seus corpos com tabelinhas e sabem exatamente quando é seu período fértil, conseguem identificar as diferenças entre manchas de escape e sangramentos regulares.

Sangramento Menstrual

Ocorre geralmente entre 28 e 32 dias em mulheres não grávidas todos os meses. Este período mensal muda de data a cada mês, mas a mudança é de poucos dias entre uma data e outra, seguindo um padrão.

>> Como Calcular o Período Fértil: Conheça Seu Ciclo
>> Regulador Menstrual: o que é, valor e outras dúvidas

Sangramento de escape

Pode ser causado por uma série de fatores diferentes em cada mulher.

  • Acontece em momentos aleatórios e irregulares, podendo ou não durar mais de um ou dois dias. É intermitente.
  • Apesar de ser irregular, pode estar associado a ovulação.
  • Pode estar associado a lesões, o que significa ter dor abdominal.
  • Pode ter uma cor diferente do sangue menstrual, sendo mais marrom.
  • Pode acontecer durante a mudança de anticoncepcional, início de tratamento com anticoncepcional, interrupção do mesmo e fatores relacionados aos hormônios de controle de natalidade.

Causas comuns do sangramento de escape

Nem sempre há alguma coisa errada, existem uma série de razões para os sangramentos de escape acontecerem:

1. Ovulação

Durante a liberação do óvulo no período fértil, um folículo se rompe para liberá-lo. Isto pode causar o sangramento de escape em algumas mulheres. Outras conseguem sentir até mesmo algumas pontadas no lado do ovário que está para liberar o óvulo.

>> Ovulação: sintomas, como calcular e como acontece

2. Miomas uterino ou pólipos

Eles são crescimentos uterinos não cancerosos. Podem causar bastante dor e crescer bastante, bem como outros sintomas. Podem surgir sangramentos irregulares entre os períodos menstruais, dores pélvicas e dificuldade para engravidar.

>> Fertilização In Vitro (FIV): Tudo o que você precisa saber

3. Sangramento de implantação

Quando o óvulo é fertilizado, ele se fixa na parede do útero e as vezes isso causa um pequeno sangramento leve, conhecido como sangramento de implantação.

Este tipo de sangramento dura em média um dia ou dois, ocorre cerca de uma semana após a ovulação e é facilmente confundido com o sangramento de escape.

>> Nidação ou Implantação: O Que é, Sintomas e Muito Mais

4. Contraceptivos hormonais

As pílulas anticoncepcionais, junto com outros métodos como implantes hormonais, podem causar sangramento de escape. É comum nos primeiros meses, pois o corpo ainda está se adaptando aos hormônios.

>> DIU de cobre e DIU Mirena: Saiba tudo sobre eles

5. Amamentar

A amamentação, principalmente no primeiro mês, fará com quê seu útero se contraia, para ajudá-lo a voltar ao tamanho anterior a gravidez. Isto pode causar sangramentos intensos nos primeiros dias e algum sangramento de escape mais tarde.

>> É possível ficar grávida amamentando? Entenda

Além disso, nos meses seguintes, a supressão da ovulação que amamentar em livre demanda e sem complementos causa no corpo da mulher, pode fazer com quê ela tenha algumas manchas e escapes.

>> Corrimento Rosado e Outros Tipos: o que é, causas e tratamento

6. Lesões vaginais, no colo do útero ou no útero

Podem causar sangramento de escape e anormais. Testes e exames ginecológicos feitos de forma errada e agressiva, relações sexuais violentas, por exemplo, podem ferir e irritar a região da vagina, colo do útero e útero.

7. Aborto espontâneo

Cerca de metade das mulheres podem ter um aborto espontâneo após ficarem grávidas e esta situação pode causar sangramento de escape. Abortos muito precoces podem até mesmo serem confundidos com períodos menstruais mais pesados.

Algumas mulheres ficam grávidas, sofrem abortos espontâneos precoces e sequer percebem que estavam grávidas.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

8. DSTs

Doenças sexualmente transmissíveis podem causar sangramentos vaginais incomuns que se parecem com manchas.

9. Câncer

Embora raros, alguns tipos de câncer como o câncer vaginal, câncer cervical, câncer uterino e cancro de ovário podem causar sangramentos de escape.

Mulheres com histórico familiar de câncer nestas regiões e que já passaram pela menopausa, precisam procurar um médico imediatamente caso notem qualquer tipo de sangramento vaginal.

>> Câncer de Mama: Projeto mostra fotos de mulheres após vencer o câncer

Quando falar com um médico

Se você perceber que seu sangramento de escape esta se prolongando, é novo e inexplicável e vem acompanhado de outros sintomas, é preciso procurar um médico.

Se o sangramento vaginal não se tratar de um período menstrual e estiver acompanhado de outros sintomas como odores desagradáveis, dores, tonturas, se acredita que pode estar grávida ou estiver grávida e após a menopausa, todas estas, são razões para conversar com seu médico para entender melhor o que pode estar acontecendo com seu corpo.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)