O que é ovulação e como reconhecer os sintomas?
Ovulação é quando o óvulo é liberado do ovário e se torna disponível para ser fecundado pelo espermatozóide.
Todos os meses, o óvulo amadurece nos ovários e é liberado. Ele caminha pelas trompas de falópio para se encontrar com o espermatozóide e chegar até o útero.
Quando a concepção do óvulo não acontece, o revestimento do útero que se formou para receber o óvulo é liberado. Este revestimento se solta e sai junto com o sangue menstrual.
>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide
Curiosidades sobre quando você estiver ovulando:
Um óvulo vive de 12h a 24h depois de sair do ovário.
- Apenas um ovo é liberado a cada momento da ovulação (em casos raros dois).
- A ovulação pode ser afetada por estresse, doença ou interrupção das rotinas normais.
- Algumas mulheres podem sentir algum sangue leve ou manchas durante a ovulação.
- A implantação de um óvulo fertilizado normalmente ocorre 6 a 12 dias após a ovulação.
- Cada mulher nasce com milhões de óvulos.
- Um período menstrual pode ocorrer mesmo que a ovulação não tenha ocorrido.
- A ovulação pode ocorrer mesmo que não tenha ocorrido um período menstrual.
- Algumas mulheres podem sentir um pouco de dor perto dos ovários durante a ovulação.
- Se um óvulo não é fertilizado, ele se desintegra e é absorvido pelo revestimento uterino.
>> Pílula do Dia Seguinte: como usar, preço e tudo que você precisa saber
Sintomas da ovulação:
- Sensibilidade mamária
- Muco claro e elástico como clara de ovo
- Olfato mais sensível
- Corrimento rosado leve
- Aumento da libido (desejo sexual)
- Colo do útero mais alto, macio e aberto
- Mau humor ou dores de cabeça
- Pequenas cólicas localizadas nas trompas (geralmente na que esta liberando o óvulo)
Se você não notar nenhum sintoma de ovulação, não se preocupe, nem todas as mulheres percebem ou tem sintomas.
Como calcular a ovulação:
>> Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo
Em média, o ciclo de uma mulher normalmente é entre 28 e 32 dias. Algumas mulheres podem ter ciclos mais curtos ou mais longos.
A ovulação pode acontecer nos dias 12 a 16 contando desde o primeiro dia do ciclo menstrual. A maioria das mulheres ovula entre o dia 11 e o dia 21 do seu ciclo, contando a partir do primeiro dia da menstruação.
A ovulação pode ocorrer em vários momentos durante um ciclo e pode ocorrer em um dia diferente a cada mês. É importante acompanhar seu ciclo para conhecer seu corpo e como ele funciona. Bem como para aliar métodos contraceptivos com sua tabelinha ou saber quando é hora de tentar engravidar.
O ciclo de ovulação ocorre em duas fases distintas:
1. Fase folicular
Começa no primeiro dia do último período menstrual e continua até a ovulação. Pode durar entre 7 a 40 dias de acordo com o corpo de cada mulher.
2. Fase lútea
Ocorroe do dia da ovulação até o próximo período. Costuma durar de 12 a 16 dias.
O que determina quantos dias tem o seu ciclo é o dia em quê o óvulo é liberado.
Fatores externos como estresse, doença e interrupção da rotina normal podem prejudicar a liberação do óvulo. E isto pode mudar a data do seu ciclo menstrual.
Ter consciência da sua fertilidade te permite saber os prováveis dias férteis e que o óvulo é liberado. Isto inclui não apenas acompanhar os dias, mas também o muco cervical, temperatura basal e os tipos de corrimento vaginal.
>> Corrimento Rosado e Outros Tipos: o que é, causas e tratamento
Para quê serve o termômetro basal?
O termômetro basal ajuda a monitorar o aumento da temperatura corporal. Isto porque quando o óvulo esta para ser liberado, há um aumento da temperatura do corpo feminino. Mas a mulher só consegue perceber estas diferenças de temperatura quando acompanha todos os dias por pelo menos um mês a temperatura corporal e as anota. Assim, ela sabe quando houve aumento da média de temperatura.
Como a ovulação acontece:
Quando o ciclo menstrual se inicia, os níveis de estrogênio diminuem. O hipotálamo (responsável pelos níveis hormonais) envia uma mensagem para a glândula pituitária, que envia o hormônio folículo estimulante (FSH). Este FSH faz com que alguns dos seus folículos se desenvolvam em óvulos maduros.
Um deles se desenvolverá como folículo dominante. Ele liberará um óvulo maduro e os outros se desintegrarão.
Quando os folículos amadurecem, liberam o estrogênio. Este hormônio enviará um sinal para o hipotálamo e para a glândula pituitária sobre a existência de um óvulo maduro.
O hormônio luteinizante é liberado. Ele permite que o óvulo atravesse a parede do ovário e percorra as trompas de falópio para ser fertilizado.
>> Candidíase na mama: saiba o que é e como tratar
O folículo de onde o óvulo saiu se chama corpo lúteo. O corpo lúteo libera progesterona, que faz com quê o revestimento do útero se engrosse para afixar o óvulo fecundado. A progesterona é produzida pelo corpo lúteo por 12 a 16 dias (fase lútea).
Quando acontece a fertilização do óvulo, o corpo lúteo produzirá progesterona até que a placenta esteja preparada para assumir este controle.
Quando não há fertilização do óvulo, ele se dissolve em até 24h. Os níveis hormonais caem e o revestimento do útero começará a se soltar para se transformar em menstruação de 12 a 16 dias depois.
Assim, quando vem a menstruação, a jornada de trabalho do corpo feminino começa novamente.
Estar ovulando engravida?
Estar no período do ovulação favorece a possibilidade de conseguir engravidar. É o momento ideal para quem quer ter filhos, se relacione para tentar.
O momento da ovulação é determinante para iniciar tentativas para engravidar ou para evitar a gravidez. Conhecer como nosso corpo funciona nos permite ter controle sobre nossas escolhas e tentar definir o momento adequado para fazer cada uma delas.