Corrimento Rosado e Outros Tipos: o que é, causas e tratamento

3 min


corrimento rosado

O corrimento rosado pode deixar dúvidas, no entanto, qualquer tipo de corrimento na mulher pode ser um alerta.

O corrimento rosado pode estar relacionado tanto com a gravidez, quanto com alterações hormonais e uso de anticoncepcionais.

A secreção vaginal pode variar em cada mulher, no entanto, desde o corrimento rosado como corrimento branco, amarelo, transparente, marrom e outros, indicam situações distintas. 

No geral, o corrimento não é nada grave, mas precisa atenção e cuidado de acordo com seu aspecto.

O que é corrimento?

Corrimento é uma secreção natural do corpo feminino que sai pela vagina. Geralmente ele possui cor leitosa ou incolor. Seu odor é característico, mas não possui um cheiro de estragado ou ruim. As alterações de cor e textura ocorrem de acordo com as alterações hormonais do corpo feminino.

>> Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo

Tipos de corrimento na mulher:

1. Corrimento rosado:

Corrimento rosado na gravidez

No início da gravidez, o corrimento rosado pode estar relacionado a fixação do óvulo no útero. Quando o óvulo é fecundado, pode haver um corrimento leve e rosado. A cor acontece devido a uma pequena quantidade de sangue causada pela entrada do espermatozóide no óvulo, movimentação e fixação.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

Corrimento rosado pode indicar vestígios de sangue por esforço levando ao aborto. O aborto espontâneo pode ter um corrimento de cor vermelho sangue e o médico precisa ser consultado imediatamente. 

>> Nidação ou implantação: o que é e quais os sintomas?

No final da gravidez, um corrimento desta cor pode estar relacionado com a expulsão do tampão mucoso.

>> Tampão Mucoso: como é e o bebê vai nascer quando ele sai?

Corrimento rosado depois do sexo

Devido ao atrito da relação sexual, uma pequena quantidade de sangue pode se misturar ao muco vaginal e causar esta cor rosada ao corrimento após a relação sexual. Geralmente não há nada para se preocupar neste sentido.

Corrimento rosado causado por alterações hormonais e medicamentos

O ciclo menstrual e as alterações menstruais junto com o aumento da progesterona causando o corrimento característico. O uso de anticoncepcionais também pode causar alguns escapes menstruais pequeno, o que causa a tonalidade rosada ao corrimento.

Corrimento rosado antes da menstruação

Pode ser causado por alterações hormonais do período fértil e preparação do corpo para início da menstruação.

Corrimento rosado depois da menstruação

Causado por resquícios de menstruação e início do período fértil.

2. Corrimento branco

O corrimento branco pode estar relacionado ao período fértil e as alterações hormonais que acontecem no corpo feminino neste período. Nos primeiros dias da janela fértil, é possível que o corrimento seja mais branco e denso. Conforme o dia da ovulação vai chegando, ele vai se tornando transparente.

>> Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo

O corrimento branco acompanhado de outros sintomas como coceira, ardência e até mesmo mau cheiro precisa ser investigado. O médico precisa ser consultado, pois pode ser um sinal de candidíase vaginal.

3. Corrimento amarelo

Corrimento amarelo pode ser sinal de período fértil e ovulação, principalmente se ele tiver uma consistência de clara de ovo e esticar. O corrimento amarelo após a menstruação pode significar resquícios finais de sangue final da menstruação. Corrimento amarelo com mau cheiro pode indicar infecções, fungos e bactérias, no caso, é preciso se consultar com um médico.

4. Corrimento marrom

O corrimento marrom geralmente esta relacionado a resquícios de sangue final de menstruação e ocorre como escape de menstruação ou nos últimos dias da menstruação.

Corrimento marrom durante a gravidez pode ser sinal de implantação do óvulo no útero, escapes de menstruação final ou, em casos de estarem acompanhados de cólicas, aborto espontâneo.

Corrimento marrom com mau cheiro precisa ser investigado e o médico consultado.

5. Corrimento transparente

As mulheres geralmente possuem naturalmente um corrimento transparente e sem cheiro para lubrificar a vagina. Este corrimento pode acontecer durante o período fértil, principalmente próximo ou no dia da ovulação. A textura mais pegajosa indica final de ovulação e a textura que se estica mais fina pode indicar ovulação.

6. Corrimento com mau cheiro

Se o corrimento estiver com mau cheiro, independente de sua cor, é sinal de algum problema. Por isso, é importante consultar o médico e fazer os exames indicados. Infecções, fungos e bactérias podem causar mau cheiro vaginal e corrimentos.

Tratamento para corrimento vaginal

Geralmente não é necessário tratar um corrimento. Principalmente se ele não tem cheiro e nenhum outro sintoma associado.

Um corrimento vaginal só recebe tratamento médico quando ele esta associado a doenças como candidíase, infecções, fungos, bactérias, entre outros.

>> Outubro rosa: como fazer o auto-exame nas mamas para prevenir o câncer

Como evitar corrimentos vaginais causados por fungos e bactérias?

  • Evite calças muito apertadas que impeçam o respiro da região.
  • Evite usar calcinhas para dormir e quando usar calcinhas, escolha opções de algodão puro.
  • Calcinhas de algodão absorvem melhor a umidade e não deixam a região abafada ou úmida.
  • Evite perfumes e produtos químicos para limpeza vaginal. O ideal é fazer a limpeza com água e o sabonete comum de banho diariamente.
  • O uso de absorventes diários pode deixar a região abafada e por isso, evitar o uso é o melhor para a saúde da área íntima feminina.
  • Faça seus exames de rotina como papanicolau e acompanhamento médico anual para acompanhar a saúde íntima.

 

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)