Outubro rosa: como fazer o auto-exame nas mamas para prevenir o câncer

2 min


outubro rosa

Outubro rosa é o mês de prevenção contra o câncer de mama.

Não apenas durante o outubro rosa, mas periodicamente, mulheres precisam cuidar da saúde de suas mamas para prevenir o câncer de mama.

O que é câncer de mama?

Quando células nas mamas começam a crescer de forma descontrolada, elas formam um tumor. Ele pode ser maligno, o que configura câncer de mama. Um tumor é considerado maligno quando suas células são capazes de se espalhar e invadir outras áreas do corpo. O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas homens também podem desenvolver a doença.

A maioria dos cânceres de mama começa nos ductos que levam o leite até o mamilo (cânceres ductais). Alguns começam nas glândulas que fazem o leite materno (cânceres lobulares). Existem também outros tipos de câncer de mama que são menos comuns.

Os cancros são sarcomas e linfomas, e, consistem em um pequeno número de células cancerosas que começam em outros tecidos da mama.

Todo nódulo nas mamas é câncer?

Não, nem todo nódulo nas mamas é maligno. De qualquer forma, realizar a mamografia periodicamente é importante para cuidar da saúde das mamas e evitar o câncer de mama.

Existem outros sintomas de câncer de mama, além de nódulos, que você deve prestar atenção e informar a um profissional de saúde.

Também é importante entender que a maioria dos nódulos mamários é benigna e não cancerosa (maligna). Alguns nódulos mamários benignos podem aumentar o risco da mulher ter câncer de mama. Qualquer nódulo mamário ou mudança precisa ser verificado por um profissional de saúde.

Como o câncer de mama se espalha?

O câncer de mama pode se espalhar quando as células cancerosas entram no sistema sanguíneo ou linfático e são transportadas para outras partes do corpo.

O sistema linfático é uma rede de vasos linfáticos (ou linfáticos) encontrados em todo o corpo que conecta os gânglios linfáticos (pequenas coleções em forma de feijão das células do sistema imunológico). Os vasos linfáticos transportam o fluido linfático para longe da mama. As células cancerígenas podem entrar nesses vasos linfáticos e crescerem nos gânglios linfáticos.

Se as células cancerígenas se espalharam para os nódulos linfáticos, existe uma chance maior de as células terem viajado pelo sistema linfático e se espalharem (metastatizando) para outras partes do corpo.

Aprenda fazer o auto-exame nas mamas para prevenir o câncer e lembre-se de fazer o acompanhamento médico adequado como mamografias e ultrassonografias nas mamas.

Como fazer o auto-exame nas mamas para prevenir o câncer

Outubro rosa é o mês de prevenção contra o câncer de mama, mas é preciso ficar atenta todos os meses do ano.

Curiosidades:

• O auto-exame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
• O auto-exame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
• O auto-exame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.
• O auto-exame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)