Amamentar diminui o risco de câncer de mama

2 min


1.7k shares
Amamentar diminui o risco de câncer de mama

Em outubro comemoramos o “Outubro Rosa“, mas todos os meses são meses para se cuidar e ficar atenta, e, além disso, saber que amamentar diminui o risco de câncer de mama.

Não sabia dessa? Pois saiba que amamentar diminui o risco de câncer de mama e os benefícios e proteção contra a doença aumentam de acordo com o maior tempo de amamentação.

Isto significa que quanto mais tempo você amamentar, mais protegido seu corpo se torna contra o câncer de mama.

Isto não substitui a necessidade de fazer o auto-exame frequentemente e nem mesmo de fazer seus acompanhamentos de exames de acordo com o tempo pedido por seu médico, mas te dá uma chance maior de não correr o risco de possuir a doença.

As mães que não conseguiram amamentar, não se ofendam, isto é apenas uma informação importante que serve como incentivo para todas as outras que ainda estão amamentando e pretendem amamentar. Além de que, mesmo assim é preciso fazer o acompanhamento médico, bem como o auto-exame para avaliar as mamas, amamentando ou não.

Segundo o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição do tecido glandular por gordura nas mamas.

A mulher com câncer de mama, se amamentar por mais de 1 ano, tem a chance de desenvolver a doença de forma menos agressiva e com maiores chances de cura.

E não termina por aí, os benefícios da amamentação se estendem também para os bebês.

Ou seja, os filhos de mães que amamentaram pelo maior tempo possível também tem um fator de proteção extra contra a doença na idade adulta.

E não se esqueça que os exames são importantes também durante a gestação, pois durante o período de amamentação é mais difícil identificar a doença. Um estudo recente constatou que 55% das mulheres não fazem o exame das mamas durante a gestação. O acompanhamento é fundamental, meninas.

Leia também:

O risco de câncer de mama diminuiu cerca de 4% por cada 12 meses de amamentação, seja do mesmo filho ou em mais de um. Segundo um trabalho desenvolvido por um pesquisador da Universidade de Granada, na Espanha, publicado online no Journal of Clinical Nursing.

Amamentar, além de diminuir suas chances de ter câncer de mama, faz bem para a sua saúde como um todo. Veja aqui: Os benefícios da amamentação para a saúde da mulher

Como fazer o auto-exame das mamas

Como fazer o auto-exame nas mamas para previnir o câncer

 

 


Like it? Share with your friends!

1.7k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)