Aulas Online: 5 Dicas para Ajudar Crianças e Pais

A aula online agora é a nova realidade de muitas crianças pelo mundo e como tudo na vida, é preciso aprender e se adaptar.4 min


aula online

A medida que o tempo passa, nossas escolas estão começando a se adaptarem com as aulas online.

É tempo de aprendizado para todos. Fazer aulas online de uma hora para outra pega não só as crianças de surpresa, mas muitos adultos. Nem todos possuem desenvoltura online para driblar todos os desafios que surgem de uma hora para outra no mundo cibernético.

O que antes era diversão, informação, pesquisa e entretenimento, passa a se tornar uma tarefa diária. O tempo de tela se acumula junto com todos os outros, já que estão todos em casa.

Até então, o EAD, ou mais conhecido como estudo à distância, era disponível para alunos maiores e não crianças da educação infantil e ensino fundamental.

E manter a atenção desses pequenos desbravadores de mundo na tela para aprender por mais de uma hora é um verdadeiro desafio para pais e professores.

Pensando nisto e passando por este momento, vou te dar 5 dicas para facilitar a vida familiar em tempos de aprendizagem à distância. A aula online não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

1. Defina o local para estudo diário

Crie um espaço de estudo para sua criança. Onde ela possa ficar sentada e ter a mão seus livros e caderno. Onde ela possa ter seu pote de água disponível, estojos e tudo que for necessário. É preciso estar bem acomodado sentado e com um mesa de apoio. Aqui em casa, a mesa de jantar se tornou a nova mesa da escola.

>> Home Office e Quarentena: 10 dicas para ser eficiente

E eu não esquento minha cabeça, trocamos a alimentação que antes era na mesa para a mesinha da sala. Faz parte. Eu não quero ter que reunir tudo todas as vezes e colocar tudo na mesa de novo todo dia. Mas esta é uma opção minha e já defini minhas prioridades por aqui.

2. Computador é importante, mas se não é sua realidade, se adapte com o celular mesmo.

Infelizmente não são todos os pais com um computador a mais disponível para a criança, por isso, estou vendo muitas crianças estudando nas pequenas telas de celular. Se você não puder organizar seus horários para dividir a tela do computador enquanto você também trabalha de casa, o celular ou o ipad será a opção.

Aqui, como sempre trabalhei em um esquema home office ou por projeto alocada, eu tenho o computador de trabalhar de casa e o que levava para as empresas, cedi o notebook para o meu filho usar para a escola.

Se você tiver apenas telas menores como a do celular:

  • Tente localizá-lo na altura dos olhos da criança com uma distância mínima de 30cm pelo menos,
  • Use algum tipo de suporte para segurar o celular e evitar que a criança tenha que passar a aula inteira segurando o aparelho,
  • Tente colocar uma caixinha de som externa ou fones de ouvido para ficar menos difícil a escuta neste momento.

3. Aprenda a usar a plataforma online da escola e ensine seu filho

Sim, temos que aprender a usar a plataforma online. Todos os dias vejo pais perdidos com a plataforma online da escola e interrompendo a aula porque estão com problemas para mexer na plataforma. Infelizmente, é preciso ser curioso e entender como a plataforma funciona, perguntar e treinar o uso fora do horário das aulas online.

>> Mundo Online: se Adaptando em Família

Entenda que todos estão nervosos e aprendendo. São muitas mudanças para as crianças. Interrupções durante a aula, tira toda a atenção dos outros alunos e quebra o ritmo de uma aula que já esta sendo difícil.

4. Postura a educação online também contam

Aqui ensinei meu filho a desativar o som da sua aula online, a ativar quando quiser falar, fechar a câmera quando for fazer algo que não quer compartilhar com a turma e a ter postura em frente a câmera durante a aula.

Atrapalha a aula de todos os alunos quando todos estão com os microfones ligados falando ao mesmo tempo.

Quando o microfone de determinado aluno esta aberto e toda a conversa da família dele pode ser ouvida pela turma inteira tudo fica caótico. Já ouvi durante as aulas online, pais no telefone conversando sobre trabalho e atrapalhando todo o andamento da aula. Os alunos devem ter postura online, mas os pais também.

Se você precisar fazer um ligação de negócios, avise seu filho para desativar o som do microfone (e cheque). Saia da área de estudo do seu filho, pois conversas paralelas atrapalham a atenção dele.

Fazendo esses combinados antes, todo mundo pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Não sabe como ativar e desativar o microfone? Leia de novo a dica 3 deste texto.

5. Crie uma nova rotina com as aulas online

Eu sei, eu sei, são tantas coisas, não é mesmo? Mas parte de nos adaptarmos a uma nova realidade mantendo nossa sanidade mental se trata também de ocuparmos nossa mente com coisas que vão nos acrescentar algo.

Estamos todos com dúvidas e medos, poder ter um mínimo de rotina (ainda que distante do que era antes) e ocupar a mente com os estudos vai fazer bem para sua criança. Ela poderá rever seus amigos online, ter um pouco do que ela tinha na sala de aula e fazer um pouco de contato social com os amigos.

Apesar de isto não parecer prioridade neste momento para nós pais, para as crianças, só o fato de rever os amiguinhos, é legal. Então, estabeleça uma rotina diária nova, onde vocês irão se preparar para o horário de aula, do mesmo jeito que faziam antes, mas agora sem sair de casa.

Se um dia ou mais não der nada certo, não esquenta e tenta de novo no dia seguinte.

Gente, eu não me cobro mais tanto. Eu tenho um norte do que acho ideal e tento segui-lo. Eu escrevo para vocês como seguir alguns nortes a respeito de muitas coisas na criação dos filhos por aqui…mas sabe de uma coisa? Nada do que eu falo são regras fixas, as vezes nem eu mesma consigo colocar em prática.

>> 15 Perguntas para fazer ao filho em vez de “como foi o seu dia?”

Houveram dias em quê tivemos que ver a aula gravada porque não deu para ver a aula online. Estávamos com outras prioridades nestes dias. E é isso, a vida é assim. Todo dia você levanta da sua cama, tem algumas coisas em mente de como as coisas deveriam acontecer e tenta seguir um caminho, as vezes ele muda. E só.

Como eu digo para o meu filho quando algo que ele esta tentando não dá certo: levanta, sacode a poeira e vai de novo. 😉


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)