Home Office e Quarentena: 10 dicas para ser eficiente

58% das mães empreendedoras atualmente trabalham em Home Office. O número de mães que abriram o negócio em home office é ainda maior – 76%4 min


corretoras de valores, Home Office

Muitas mães já trabalham no esquema Home office. E em meio a pandemia do Corona Vírus, estes números tendem a aumentar.

Segundo um artigo da Go Home, 58% das mães empreendedoras atualmente trabalham em Home Office. O número de mães que abriram o negócio em home office é ainda maior – 76% – uma vez que algumas depois “migraram” a empresa para um espaço fora de casa… A maternidade foi o que levou 67% das mães que atualmente são empresárias a abrir o próprio negócio. Para 59% das mães, a maternidade trouxe a vontade de mudar de carreira – Via GoHome.

Somos muitas! E ainda temos muitas dificuldades e barreiras para transpor, começando pelo período de adaptação e transição para uma atividade que demanda muito, embora não pareça.

>> Coronavírus: Como Proteger as Crianças?

Quem trabalha em casa já sabe que home office é um desafio diário, ainda mais quando o cenário do escritório em casa divide espaço com brinquedos, crianças e tantas outras atividades.

Eu atuo tanto no home office como alocada em vários momentos e por isso minha rotina esta sempre mudando. Com nossa crise de Corona Vírus, atualmente irei trabalhar apenas em casa. Por isso, vou dividir com você 10 dicas de home office e espero que te ajude.

1. Se concentrar no que é preciso ser feito

Se for preciso, faça uma lista de todas as suas tarefas e vá seguindo a lista a risca. Evite distrações como as redes sociais e atividades que não estejam na lista de tarefas.

2. Seguir uma rotina

Começar a trabalhar de casa pode significar que você fará várias coisas ao mesmo tempo, desde seu trabalho quanto cuidar da casa, da comida e tantas outras situações. E o trabalho doméstico não acaba e se repete todos os dias. Então, tente criar uma rotina e segui-la para que você tenha em mente sua sequência de atividades e tenha a sensação de que as coisas estão acontecendo.

3. Fazer um week planner (plano semanal)

Além da lista diária, definir suas metas de atividades para a semana é importante para que você não perca o foco de tudo que será preciso entregar neste momento. E deixe este plano a vista, olhe para ele todos os dias. Se for preciso, redefina metas, mas apenas se for necessário.

4. Tenha seu espaço

Ter um local separado para o trabalho home office é essencial para que suas coisas fiquem organizadas e você tenha a sensação de que alí, naquele espaço é hora de trabalho formal. Se for preciso, tire o pijama e se prepare para entrar neste seu espaço. Pode ser um cantinho da sala, uma mesa de escritório ou um espaço do seu quarto. Se tiver um cômodo inteiro apenas para isso, será melhor ainda. Explique para as crianças que naquele espaço não pode mexer, brincar ou fazer barulho.

5. Seja realista com as adversidades do dia a dia

As coisas podem sair do controle em vários momentos. Seus filhos podem ficar doentes, a comida pode não dar certo naquele dia, todo mundo pode ficar meio agitado de estar em casa. A vida é assim. Seja realista quando estes momentos surgirem e se dê um tempo. Amanhã começa tudo de novo e você pode tentar mais uma vez.

6. Defina horários

Tão importante quanto fazer uma lista, ter um week planner e segui-los, é definir os horários de cada coisa. Chegue no seu trabalho home office no horário e evite atrasos. Avise as crianças que aquela hora específica, é SUA hora de trabalho para que elas entendam claramente a divisão de atividades e respeitem seu trabalho.

7. Foco e pausa pro café

Faça as pausas necessárias como você faria no seu trabalho alocada. Tenha seu horário de almoço, de lanche, se estique e se alongue e no fim do dia, não se esqueça: chega de trabalho. O home office pode dar a sensação para alguns chefes que você estará disponível full time, deixe claro que não é bem assim e siga os horários comerciais a risca.

8. Sempre combata a ideia de que você não faz nada

Trabalhar de casa pode dar a falsa sensação de que você não está trabalhando. A dura realidade é que o trabalho home office pode na verdade, te sobrecarregar. Isto porque você divide seu tempo de trabalho formal com as coisas que precisam ser feitas em casa. Desde preparar seu próprio almoço de forma familiar, até fazer lições de casa com as crianças. São muitas coisas, por isso, não pense jamais, que você não esta “trabalhando”.

9. Enquanto estiver no home office não se distraia com tarefas domésticas

E depois da dica 8, chegamos a este ponto. Se você tem um trabalho formal para executar de casa, as tarefas domésticas precisam esperar tanto quanto se você não estivesse em casa. Não queira fazer tudo e gerencie seu tempo deixando claro as prioridades. E em momentos de crise, manter o emprego cumprindo as metas diárias de trabalho é mais importante do que varrer o chão ou lavar uma louça.

Separe horários do dia que não sejam comerciais para as coisas da casa como você fazia quando saía para trabalhar todos os dias.

Mas sejamos realistas, não se culpe por não conseguir ignorar o que ocorre à sua volta, sabemos que a vida não é automática. Cada mãe sabe das suas urgências e prioridades e PARAR de se culpar por não conseguir fazer tudo é o primeiro passo para que o trabalho flua melhor.

10. Não desista, tenha fé e abrace a oportunidade

Este é um momento único na vida de milhares de brasileiros. Apesar de estarmos preocupados e tensos, também é o momento de provarmos profissionalmente que somos tão capazes de executar nossas funções home office quanto presencialmente. E se isso funcionar bem, as empresas mais espertas perceberão que vale mais a pena um funcionário home office eficiente do que um mal funcionário presencial.

E isto não poderia ser melhor para a vida de mães que querem estar próximas do dia a dia dos filhos.

Olhe para os seus dias, cada um deles, como um dia de sucesso e superação. Estamos diante de tudo novo, nossos filhos também. Os desafios serão grandes e não se cobre tanto. Nossa caminhada será dura nos próximos meses, mas vamos passar por mais essa.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)