Coletor menstrual: o novo queridinho das mulheres

4 min


Coletor menstrual
coletor menstrual

Se você estiver antenada a respeito das últimas tendências femininas provavelmente já ouviu falar no queridinho do momento: o coletor menstrual. Ele vem ganhando adeptas a algum tempo e até agora a maioria dos relatos sobre ele são os melhores.

Mas como sou uma pessoa muito prática e gosto de ver para crer, resolvi testar o coletor antes de escrever qualquer coisa a respeito dele. Pela primeira vez na vida fique feliz e ansiosa em menstruar porque junto a isto viria o uso da novidade que promete facilitar a vida de nós mulheres e ainda ser uma opção ecologicamente correta.

Você sabia que um absorvente leva pelo menos 100 anos para se decompor? Uma mulher em idade fértil pode usar até 10 mil absorventes ao longo do tempo. Já o coletor menstrual feito de silicone dura 3 a 4 anos ou até 10 anos sendo higienizado e esterilizado corretamente.

Mas o que é exatamente um coletor menstrual?

Coletor menstrual é um copinho de silicone médico maleável que é usado como um absorvente interno.

A diferença é que ele fica em uma altura um pouco mais baixa que o absorvente interno e seu formato de copinho veda completamente o colo do útero, fazendo com que o fluxo seja colhido dentro do copinho, sem contato com o ar.

O que significa que sua menstruação mesmo sendo colhida em um copinho interno não terá cheiro forte (apenas o odor característico do fluxo). E até mesmo mulheres com fluxo intenso podem usar.

Ele tem tamanhos diferentes para mulheres com filhos e sem filhos, com mais de 30 anos ou menos e algumas opções para mulheres com fluxo intenso e colo de útero curto. Inclusive versões moderninhas e coloridas. 🙂

coletor_menstrual

Como colocar e quanto tempo usar?

Esta imagem abaixo é bem clara quando a forma de usar, mas acompanhando alguns grupos sobre o coletor ví que cada mulher encontra uma forma de colocar o coletor que seja confortável para ela com o tempo.

Eu segui a imagem na primeira vez e percebi que para mim é mais fácil colocá-lo como sugere a imagem, outras mulheres preferem fazer isto sentadas no vaso. Apesar da tensão inicial que acaba dificultando um pouco a primeira vez para usar, deu tudo certo e não, não vazou nadinha em nenhum dia!

como usar o coletor menstrual

Para colocar o coletor você vai dobrá-lo, o que vai facilitar muito. Existem duas técnicas para dobrar: em C e como uma rosinha. Veja a imagem abaixo. Eu usei a primeira técnica e deu tudo certo. Ele se abre sozinho quando esta na altura correta e caso isto não aconteça você precisa retirar e colocar de novo.

coletor menstrual

Você pode ficar no máximo 12h com o coletor e pode dormir com ele tranquilamente. Se o fluxo for intenso provavelmente você terá que esvaziar e limpar com a mesma frequência que um absorvente, de 4h em 4h.

Dependendo, no primeiro dia dá pra ficar mais tempo, no segundo e terceiro ou quarto, que são os dias de maior fluxo esvazia-se e o higieniza umas 3 ou 4x e nos últimos dias dá pra ficar mais tempo. Eu dormi com ele em todos os dias de fluxo e não vazou.

Uterinas divando com o coletor menstrual

Como saber que esta posicionado corretamente?

Se o coletor estiver bem posicionado ele não vai vazar e você não irá sentir nada. Vai até esquecer que esta usando um coletor (mas não esqueça, rs).

Se estiver sentindo algum incômodo pode ser porque ele esteja mal colocado ou porque a base dele que tem aquela pontinha esta incomodando.

Eu conheço bem o meu corpo e para mim foi fácil colocar e logo percebi que a pequena aste que serve para localizá-lo estava machucando. Recebi uma dica master de uma amiga que era a de virar o coletor do lado avesso para a aste ficar para dentro do copinho ou cortá-la.

Preferi virar do avesso para ter certeza que era isto antes de cortá-lo. E sim, era a aste. O que significa que meu colo do útero é médio ou curto, quem tem o colo mais longo geralmente não sente a aste e quem tem o colo do útero muito curto pode usar copinhos mais curtos.

Leia também:

Como retirar?

Não precisa ter medo de “perder” o coletor dentro de você. Sério. A nossa anatomia jamais possibilitaria isto. Nosso colo do útero tem uma entrada que leva ao útero muito pequena e um coletor jamais passaria por este espaço, fique tranquila.

Para retirar é só seguir a mesma posição que você usou para colocar, fazer um pouco de força de contração que ele desce e com o dedo indicador e polegar fazer uma pinça para pegá-lo. Você aperta para dobrá-lo e assim ele não ficará com vácuo e virá mais fácil.

Retirei o coletor para limpeza, e agora?

Esvaziar o fluxo do coletor no vaso, lavar com água e sabão neutro, e colocar de novo. Simples assim. Quem trabalha geralmente leva uma garrafinha de água para dentro do banheiro e passa uma água nele lá dentro.

Você apenas esteriliza o coletor (fervendo num recipiente esmaltado por 5 minutos) no primeiro dia do ciclo e quando termina o ciclo para guardar, nos outros dias lavar na pia ou com a garrafinha e sabão é suficiente.

E o valor?

Ele é bem mais caro que um absorvente, obviamente. No entanto, quando pensamos no custo x benefício, ele se torna um bom investimento porque dura muito tempo enquanto o absorvente são compras mensais por longos anos.

Um coletor custa em média de R$ 60,00 a R$ 100,00. Desconfie de coletores muito baratos porque podem ser falsificados e o material utilizado na produção não é confiável podendo te causar alergias e outros problemas.

Eu aprovei e vai ser minha opção para meus dias de fluxo a partir de agora, achei prático, limpo e fácil de usar. E se você ainda estiver indecisa ou insegura, olha esse vídeo super bacana da Jout Jout quebrando alguns tabus sobre o coletor:

 

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)