É possível amamentar gêmeos exclusivamente?

3 min


290 shares
É possível amamentar gêmeos

Algumas mães se perguntam se é possível amamentar gêmeos e se mostram preocupadas sobre a possibilidade de amamentar dois ao mesmo tempo.

No entanto, a amamentação gemelar é tão possível quanto a amamentação de um único bebê. Saber que é possível amamentar gêmeos sem uso de complementos e estar segura a respeito disto já é um grande passo.

O maior problema destas mães e certamente da maioria das mães esta em saber se produzirá quantidade suficiente de leite. Quando se trata da mãe de gêmeos a preocupação aumenta, afinal, trata-se de dois bebês com demandas particulares.

Se uma mãe de gêmeos tem apoio, incentivo, ajuda nos cuidados com os bebês e com a casa, ela é capaz de amamentar seus dois bebês e ser bem sucedida nesta empreitada.

Uma mãe de gêmeos irá amamentar em torno de 15 vezes ao dia e produzirá uma média de 830 a 2.160 ml de leite ao dia. Uau!

A mãe de um único bebê produz uma média de 420 a 1.392 ml por dia de leite. A produção de leite materno esta diretamente ligada a quantidade de vezes que uma mãe amamenta sem o uso de bicos artificiais e complementos. O que significa que uma mãe gemelar, conforme seus bebês mamam (e sua demanda será maior que a de um bebê único), irá produzir uma demanda maior de leite também.

Uma mãe gemelar tem tanto potencial de sucesso na amamentação quanto uma mãe de filho único. No entanto, isto não significa que seja fácil, mas sim que é possível. A rotina diária certamente será mais trabalhosa e por isso a importância de ajuda em tudo que for possível.

Dicas para mães de gêmeos:

  1. Oferecer o peito para os bebês simultaneamente diminui a quantidade de vezes que você irá amamentar. Assim em vez de terminar um e começar o outro, a amamentação simultânea te permite amamentar um pouco menos de vezes e os bebês acabam se acostumando a mamar no mesmo horário.
  2. Alternar os bebês nas mamas, assim as duas são estimuladas de formas diferentes e produzirão uma quantidade similar de leite em quantidade em cada uma.
  3. Se alimentar muito bem e evitar longos períodos de jejum para ter disposição, não na produção, por que esta irá acontecer, estou falando de disposição física para cuidar de dois.
  4. Descansar SEMPRE nos intervalos das mamadas. Esta dica na verdade serve para todas as mães, mas principalmente para as mães de gêmeos.

A melhores posições para se amamentar gêmeos são a posição transversal inversa ou conhecida como jogador de futebol americano, a posição combinada e a posição tradicional conhecida também como posição X no caso de gêmeos. Veja posições para amamentar aqui: posições para amamentar e Laid Back Position

A posição tradicional ou posição X quando se trata de gêmeos funciona assim:

Os bebês tem sua cabeça apoiada no antebraço da mãe e se cruzam no abdome da mãe. Quando os bebês estão um pouco mais firmes ou possuem um tônus muscular cervical melhor, fica mais fácil fazer esta posição. Esta posição é a que a nossa imagem de capa do artigo ilustra.

Posição combinada:

Um bebê é amamentada na posição tradicional e o outro na posição transversal inversa que você conferiu no artigo de posições para amamentar.

No artigo sobre as posições Laid Back Position, você pode experimentar todas as posições com um bebê em cada mama e ver em qual se adapta melhor.

O mais importante para você, mãe de gêmeos ter em mente é que sua produção de leite sempre irá se adaptar a demanda de seus bebês e que você é capaz de produzir leite na quantidade adequada para cada um de seus bebês tranquilamente. E que a ajuda, apoio e se cercar de pessoas que apoiam a amamentação, bem como um pediatra atualizado que estimule o aleitamento materno exclusivo será fundamental para que esta jornada seja bem sucedida, tranquila e feliz. Tenha confiança em si mesma, fuja de bicos artificiais, de leites artificiais inseridos sem necessidade ou sem te darem a chance de tentar o aleitamento materno exclusivo antes e não deixe que ninguém te faça duvidar de sua capacidade de amamentar.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

290 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)