As vezes pequenos detalhes podem interferir no sucesso na amamentação. As posições para amamentar são um destes importantes detalhes. Não somente a pega correta mais também um posicionamento adequado do bebê durante a mamada e confortável para mãe e bebê podem fazer muita diferença durante este momento tão gostoso e importante na maternidade.
As posições para amamentar fazem muita diferença e facilitam a ordenha do leite na mama da mãe pelo bebê. Vamos aprender um pouco sobre algumas posições para amamentar, aproveite e teste todas com o seu bebê para descobrir a posição que ambos melhor se adaptam. As 4 Primeiras posições para amamentar mais conhecidas (abaixo tem outras mais modernas e fáceis)
1. Tradicional ou Barriga com barriga: Esta posição é tradicional, a mãe fica sentada confortavelmente com o bebê e ele fica com a barriguinha virada para a barriga da mãe, coluna apoiada pelo braço da mãe, pescoço ligeiramente esticado.
2. Lateral inversa ou Bola de Futebol Americano : O corpo do bebê fica embaixo do braço da mãe, em sua lateral inversa. É como se ela estivesse segurando uma bola de futebol americano. Esta posição as vezes resolve alguns problemas em que o bebê só gosta de mamar de um lado. Colocando ele nesta posição do outro lado ele tende a aceitar o peito rejeitado mais facilmente. Também é muito utilizada por mães de gêmeos.
3. Deitada: Amamos esta posição porque a mãe consegue descansar junto com o bebê. Mãe e bebê ficam deitados de frente um para o outro, algumas mães usam travesseiros para acomodarem o pescoço e para deixar o bebê um pouco inclinado. Veja mais aqui >> Pode Amamentar Deitada? O Fim de um Mito que Apavora Mães
4. Cavalinho: O bebê fica em cima de uma de suas coxas, com uma perninha de cada lado dela, de frente para você. Suas mãos apoiam a cabeça e o corpo do bebê. É uma ótima posição para bebês que sofrem com refluxo ou para mães que possuem muita quantidade de leite materno descendo, pois nesta posição, o bebê consegue controlar a quantidade de leite que engole por vez, não engasgando com o leite.
Posições corretas para amamentar: existe isso?
Não existe uma posição correta para amamentar. A mãe, junto com seu bebê define ao longo do tempo o que é melhor para ambos. As vezes, colocamos que determinas posições irão ajudar ou facilitar a amamentação para muitas mulheres, e isto realmente funciona. No entanto, outras mulheres não se beneficiam de regras e diretrizes, encontrando junto com seu bebê, a melhor posição.
Olhe para seu bebê, olhe para você. Encontre o que é melhor para os dois. Se o bebê estiver ganhando peso e você não estiver se machucando ou sentindo dor, continue com a posição que você acredita ser a melhor.
Veja abaixo as posições ilustradas:
Você conhece as posições para amamentar Laid Back Position?
Quando se fala em amamentação, muitas coisas vem em mente e uma delas é a posição para se amamentar o bebê.
Para facilitar a pega correta e tornar a ordenha feita pelo bebê eficiente, ele também deve estar bem posicionado, o que significa estar confortável e virado de barriga com barriga para sua mãe.
Claro que esta regra não se aplica a todas as idades, mesmo porque, quando o bebê cresce e fica mais autônomo, ele mesmo decide as posições que quer mamar e nem sempre vai ser de barriga virada para a mãe, a diferença desta autonomia em um bebê maior para um recém-nascido é que o bebê maior já é expert na ordenha e mama muito mais rápido, tem uma habilidade motora mais desenvolvida entre outros aspectos.
Já o recém-nascido precisa de uma ajudinha da mãe que o posiciona corretamente caso ela opte por uma posição tradicional como sentada, deitada, cavalinho ou bola de futebol americano, mas isto tudo muda quando a Laid Back Position é usada.
Laid Back Position é um conjunto de posições descontraídas onde mãe e bebê estejam confortáveis e o bebê é estimulado a seguir seus instintos naturais para mamar.
Posição para amamentar o bebê com refluxo
Laid back position é a posição para amamentar o bebê com refluxo: as posições para amamentar laid back position, são posições ideiais para amamentar um bebê que sofra muito com refluxo. Isto porque o bebê fica com a barriguinha virada para baixo contra a gravidade e isto impede que o leite volte enquanto ele mame. Não é super legal esta dica?
Esta técnica dá autonomia para o recém-nascido que pode buscar a mama sozinho e onde a força da gravidade o ajuda a se posicionar e seguir seus reflexos naturais. Ela também é chamada de nutrição biológica, pois, através do instinto o bebê é capaz de buscar a mama da mãe usando seus reflexos inatos.
Não se trata da mãe posicionar o bebê e sim do bebê se sentir autônomo para seguir seu instinto e feeling mamífero em busca da mama.
Também não significa amamentar pele-a-pele com o bebê, mas claro que sempre que houver este contato entre mãe e bebê, os benefícios aumentam. A Laid Back Position diminui dificuldades com a pega do bebê principalmente nos primeiros dias de nascido, ou seja, não tenha medo de usar estas posições, elas só irão facilitar a sua vida e tornar este momento mais confortável para ambos.
Na Laid Back Position o bebê pode estar com o corpo em vários ângulos diferentes, desde que esteja sob o corpo da mãe que esta confortavelmente reclinado e apoiado com a ajuda de travesseiros ou almofadas, ou seja, a mãe se reclina até que ela colocando o bebê sob seu corpo, o mantenha apoiado sobre o próprio peso pela gravidade e ela não precise usar os braços para apoiá-lo, mas esteja reta o suficiente para manter contato visual com o bebê durante a amamentação.
Alguns bebês maiores usam bastante a Laid Back Position sem que ninguém os tenham ensinado a mamar assim.
Veja + 4 POSIÇÕES PARA AMAMENTAR EM LAID BACK POSITION:
As mães que passaram por uma cirurgia cesariana podem amamentar desta forma já que para muitas existem dificuldades em se manter sentada reta ou até mesmo as que estão com a barriga ainda inchada e alta após o parto, isto porque na Laid Back Position o bebê pode abordar a mama em qualquer ângulo e neste caso ele pode inclusive ficar com o corpo virado para os ombros da mãe recostada, como na última figura da imagem acima e mamar tranquilamente sem pressionar a barriga ainda sensível do pós parto.
Faça um exercício lúdico e imagine sua mama e seu bico como o ponto que prende um ponteiro e este ponteiro pode rodar em vários ângulos, ainda assim, mantendo o eixo central.
Um dos benefícios da Laid back Position é reduzir as dores nos mamilos fissurados ou até mesmo preveni-las já que este modo de amamentar facilita bastante a pega correta. Quando falo em Laid Back Position as associações a estas palavras são uma das melhores descrições: Descontração, conforto, autonomia, reflexos estímulados e instinto.
Há muitas posições para amamentar. Se desamarre das posições tradicionais, experimente o novo e tenha certeza que a sensação de estar mais próxima de uma atuação natural e relaxada só trará benefícios para você e o seu bebê.
Veja um vídeo de exemplo onde um recém nascido faz uma das posições instintivas Laid Back:
Leia também: