Posições para Amamentar: Qual é a Correta e Melhor?

Não somente a pega correta mais também um posicionamento adequado do bebê durante a mamada pode fazer muita diferença.5 min


433 shares
Laid Back Position, posições para amamentar

As vezes pequenos detalhes podem interferir no sucesso na amamentação. As posições para amamentar são um destes importantes detalhes.

Não somente a pega correta mais também um posicionamento adequado do bebê durante a mamada e confortável para mãe e bebê podem fazer muita diferença durante este momento tão gostoso e importante na maternidade. As posições para amamentar fazem muita diferença e facilitam a ordenha do leite na mama da mãe pelo bebê.

 Vamos aprender um pouco sobre algumas posições para amamentar, aproveite e teste todas com o seu bebê para descobrir a posição que ambos melhor se adaptam.

• Tradicional ou Barriga com barriga

Esta posição é tradicional, a mãe fica sentada confortavelmente com o bebê e ele fica com a barriguinha virada para a barriga da mãe, coluna apoiada pelo braço da mãe, pescoço ligeiramente esticado.

• Lateral inversa ou Bola de Futebol Americano 

O corpo do bebê fica embaixo do braço da mãe, em sua lateral inversa. É como se ela estivesse segurando uma bola de futebol americano. Esta posição as vezes resolve alguns problemas em que o bebê só gosta de mamar de um lado. Colocando ele nesta posição do outro lado ele tende a aceitar o peito rejeitado mais facilmente. Também é muito utilizada por mães de gêmeos.

• Deitada

Amamos esta posição porque a mãe consegue descansar junto com o bebê. Mãe e bebê ficam deitados de frente um para o outro, algumas mães usam travesseiros para acomodarem o pescoço e para deixar o bebê um pouco inclinado.

• Cavalinho

O bebê fica em cima de uma de suas coxas, com uma perninha de cada lado dela, de frente para você. Suas mãos apoiam a cabeça e o corpo do bebê.

Posições corretas para amamentar: existe isso?

Não existe uma posição correta para amamentar. A mãe, junto com seu bebê define ao longo do tempo o que é melhor para ambos. As vezes, colocamos que determinas posições irão ajudar ou facilitar a amamentação para muitas mulheres, e isto realmente funciona. No entanto, outras mulheres não se beneficiam de regras e diretrizes, encontrando junto com seu bebê, a melhor posição.

Olhe para seu bebê, olhe para você. Encontre o que é melhor para os dois. Se o bebê estiver ganhando peso e você não estiver se machucando ou sentindo dor, continue com a posição que você acredita ser a melhor.

Veja abaixo as posições ilustradas:

Screen Shot 2015-09-08 at 10.24.24 AM

Você conhece as posições para amamentar Laid Back Position?

Quando se fala em amamentação, muitas coisas vem em mente e uma delas é a posição para se amamentar o bebê.

Para facilitar a pega correta e tornar a ordenha feita pelo bebê eficiente, ele também deve estar bem posicionado, o que significa estar confortável e virado de barriga com barriga para sua mãe.

Claro que esta regra não se aplica a todas as idades, mesmo porque, quando o bebê cresce e fica mais autônomo, ele mesmo decide as posições que quer mamar e nem sempre vai ser de barriga virada para a mãe, a diferença desta autonomia em um bebê maior para um recém-nascido é que o bebê maior já é expert na ordenha e mama muito mais rápido, tem uma habilidade motora mais desenvolvida entre outros aspectos.

Já o recém-nascido precisa de uma ajudinha da mãe que o posiciona corretamente caso ela opte por uma posição tradicional como sentada, deitada, cavalinho ou bola de futebol americano, mas isto tudo muda quando a Laid Back Position é usada.

Laid Back Position é um conjunto de posições descontraídas onde mãe e bebê estejam confortáveis e o bebê é estimulado a seguir seus instintos naturais para mamar.

Esta técnica dá autonomia para o recém-nascido que pode buscar a mama sozinho e onde a força da gravidade o ajuda a se posicionar e seguir seus reflexos naturais. Ela também é chamada de nutrição biológica, pois, através do instinto o bebê é capaz de buscar a mama da mãe usando seus reflexos inatos.

Não se trata da mãe posicionar o bebê e sim do bebê se sentir autônomo para seguir seu instinto e feeling mamífero em busca da mama.

Também não significa amamentar pele-a-pele com o bebê, mas claro que sempre que houver este contato entre mãe e bebê, os benefícios aumentam. A Laid Back Position diminui dificuldades com a pega do bebê principalmente nos primeiros dias de nascido, ou seja, não tenha medo de usar estas posições, elas só irão facilitar a sua vida e tornar este momento mais confortável para ambos.

Leia também:

Na Laid Back Position o bebê pode estar com o corpo em vários ângulos diferentes, desde que esteja sob o corpo da mãe que esta confortavelmente reclinado e apoiado com a ajuda de travesseiros ou almofadas, ou seja, a mãe se reclina até que ela colocando o bebê sob seu corpo, o mantenha apoiado sobre o próprio peso pela gravidade e ela não precise usar os braços para apoiá-lo, mas esteja reta o suficiente para manter contato visual com o bebê durante a amamentação.

Alguns bebês maiores usam bastante a Laid Back Position sem que ninguém os tenham ensinado a mamar assim. Veja:

laid_back_positions

As mães que passaram por uma cirurgia cesariana podem amamentar desta forma já que para muitas existem dificuldades em se manter sentada reta ou até mesmo as que estão com a barriga ainda inchada e alta após o parto, isto porque na Laid Back Position o bebê pode abordar a mama em qualquer ângulo e neste caso ele pode inclusive ficar com o corpo virado para os ombros da mãe recostada, como na última figura da imagem acima e mamar tranquilamente sem pressionar a barriga ainda sensível do pós parto.

Faça um exercício lúdico e imagine sua mama e seu bico como o ponto que prende um ponteiro e este ponteiro pode rodar em vários ângulos, ainda assim, mantendo o eixo central.

Um dos benefícios da Laid back Position é reduzir as dores nos mamilos fissurados ou até mesmo preveni-las já que este modo de amamentar facilita bastante a pega correta.

Quando falo em Laid Back Position as associações a estas palavras são uma das melhores descrições: Descontração, conforto, autonomia, reflexos estímulados e instinto.

Há muitas posições para amamentar.

Se desamarre das posições tradicionais, experimente o novo e tenha certeza que a sensação de estar mais próxima de uma atuação natural e relaxada só trará benefícios para você e o seu bebê.

Veja um vídeo de exemplo onde um recém nascido faz uma das posições instintivas Laid Back:

Leia também:


Like it? Share with your friends!

433 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
6
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)