Pode amamentar deitada? O fim de um mito que apavora mães

2 min


6.7k shares
Pode amamentar deitada
Pode amamentar deitada

Estamos em 2016 e ainda hoje médicos dizem as mães que não pode amamentar deitada. Sério.

Sim, uma mãe pode amamentar deitada e na verdade esta posição para amamentar é um dos fatores que ajuda mães o tempo inteiro a aguentar o tranco dos primeiros meses com o bebê, porque deitadas elas tem a oportunidade de descansar também o corpo e as vezes até cochilar um pouco para tentar colocar o sono em dia.

Estes médicos estão completamente desatualizados e desinformados inclusive a respeito da fisiologia da amamentação, bem como anatomia do corpo humano e seu funcionamento.

A maior preocupação em relação a esta posição é o mito de que amamentar deitada pode fazer com quê vá leite para dentro do canal auditivo do bebê e isto cause a eles otites e inflamações, ou mesmo que eles engasguem no momento em que mamam.

Mas estas afirmações não procedem quando estamos falando de aleitamento no peito da mãe exclusivamente, porque quando o bebê suga o peito da mãe, o bico e toda a área da aréola alcança o fundo da garganta do bebê e o leite é ejetado diretamente para a garganta do bebê e em seguida engolido.

Pode amamentar deitada

Além disto, a forma como a mama da mãe é sugada faz com que o canal auditivo se feche e praticamente nenhum leite entra no canal.

Ainda assim mesmo que uma pequena quantidade de leite materno fosse para o ouvido e nariz do bebê, e isto acaba acontecendo quando ele engasga por exemplo estando ou não deitado, o leite materno é composto de uma série de anticorpos que dificilmente causariam inflamações nos canais auditivos.

Pode amamentar deitada

A questão é simples: a anatomia do corpo humano aliada a forma como o bebê suga o peito da mãe não permite que vá leite ao canal auditivo e por isto mamar deitado não só é seguro, mas também indicado.

Uma outra abordagem lógica a respeito do assunto: Em quê posição o bebê esta quando esta mamando no seu colo enquanto você esta sentada? Deitado.

Veja o vídeo de onde vem as imagens acima e verifique como canal se fecha no momento da mamada:

Diferente de aleitamento na mamadeira, com bico de silicone, copinho ou copo. Este sim, devem ser evitados que o bebê consuma qualquer líquido neles, desde água a outros leites, deitado.

Porque a forma como a criança mama na mamadeira, por exemplo, mesmo aquelas que “dizem imitar o peito” (e isto não é verdade porque é impossível imitar), é diferente de como é feita a sucção na mama da mãe e esta sim, deixa o canal auditivo aberto possibilitando a entrada de líquidos no canal e engasgos.

Para bebês que possuem refluxo doença, é sempre importante consultar o médico que acompanha o bebê e observar o bebê após todas as mamadas, bem como fazer as posições indicadas pelo médico do bebê antes e após as mamadas.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

6.7k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
5
Gostei
Amei Amei
25
Amei
Ouwn Ouwn
6
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)