Muitas mães ficam confusas sobre de que lado o bebê deve dormir para passar uma noite segura.
Principalmente quando o bebê é recém-nascido, saber de que lado o bebê deve dormir para evitar a morte súbita também é importante como algo a mais para protegê-lo.
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, o bebê deve dormir sempre de barriga para cima, pelo menos até o quinto mês de vida.
Segundo estudos, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano.
O que é morte súbita infantil?
É o nome que se dá quando crianças menores de 1 ano morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida.
Fatores que podem favorecer a morte súbita:
- A posição de dormir
- Exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento
- Consumo de álcool e drogas durante e após a gestação. Veja mais sobre isto aqui também: Síndrome de abstinência neonatal: bebês que nascem dependentes químicos
- Falta de aleitamento materno
- Uso de colchões e travesseiros muito moles ou fofos
- Prematuridade ou baixo peso ao nascer
Depois do quinto mês, o bebê aprende a se virar na cama e durante a noite vai escolher as posições preferidas, mas ele também vai saber na maioria dos casos mudar para uma posição segura caso a que ele esteja atrapalhe sua respiração.
Segurança do berço para o bebê:
Claro que devemos tornar o berço ou a caminha do bebê um local seguro para que ele consiga fazer essas manobras de viradas depois do quinto mês sem estar preso a nada. E por isso, não é recomendado o uso de travesseiros, cobertores, kit berços, protetores de grades, bichos de pelúcia, brinquedos ou qualquer outro objeto decorativo e que represente um risco para o bebê.
Sim, o berço mais seguro é aquele limpo, somente com o colchão e lençol de elástico que se prende no berço.
Mas como aqueço meu bebê?
Bom, o melhor é sempre o bebê dormir com a mãe em sua cama, fazendo co-sleeping ou cama compartilhada e para isso é preciso seguir as regras de segurança deste modelo de sono familiar. Veja aqui: Normas de segurança para cama compartilhada
E aqui o Dr. Sears explica os benefícios do co-sleeping ou cama compartilhada: Sono de bebê e co-sleeping: Dr. Sears explica os benefícios
A cama compartilhada, pelo menos nos primeiros meses, é uma forte aliada da amamentação, pois a mãe cansa menos amamentando direto na cama em vez de ter que levantar para amamentar todas as vezes que o bebê acorda. E ele vai acordar bastante.
Se a cama compartilhada ou o co-sleeping não é uma opção para sua família, você pode deixar o bebê aquecido mantendo as janelas do quarto sempre fechadas a noite, usando roupas bem quentinhas na hora de dormir e usando um aquecedor no quarto.
Eu colocava duas trocas de roupas, uma mais leve e outra quentinha por cima, mas eu moro em São Paulo e aqui faz mais frio que calor. E sobre o aquecedor, eu usava o aquecedor a óleo quando estava frio demais, porque achava que ele deixava o ar menos seco que os outros tipos.
Evite agasalhar demais o seu bebê, pois isso limita seus movimentos a noite além de ser perigoso. Se você já tem aquecedor no quarto, não precisa por mais de uma troca no bebê.
A medida é sempre uma peça a mais que você para recém-nascidos e quando são maiores, sua medida de calor também pode ser a deles.
>> Roupa do bebê: as mais usadas nos primeiros meses
Se o seu bebê tiver refluxo ou o leite voltar, ainda assim, dormir de barriga para cima é o mais seguro para ele.
Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. A maioria das pessoas acham que por causa do refluxo é melhor dormir de lado para o leite poder escorrer, no entanto esta não é a forma mais segura.
>> O que é refluxo em bebês: tipos de refluxo e como aliviar
De barriga para cima o bebe tem mobilidade com o pescoço para virar a cabeça para os lados assim o leite vai escorrer.
De lado há chances de se formar poças de leite que voltou perto da boca e nariz e o bebê não vai saber mudar desta posição e nem ter mobilidade com o pescoço, podendo se sufocar.
Pode usar cobertores e mantinhas no berço do bebê?
O mais seguro é não usar, mas se realmente for preciso, deixe os braços do bebê para fora da coberta para evitar que o bebê deslize e fique sufocado pelo cobertor. Você também pode optar por sacos de dormir que são do tamanho do bebê, não tem o risco dele escorregar para baixo do saco de dormir e o mantêm protegido do frio.
Leia também: