Não use sapatos dentro de casa: o bebê que engatinha agradece o cuidado

2 min


7.3k shares
Não use sapatos dentro de casa

O ideal é que as pessoas não use sapatos dentro de casa, mesmo as que moram nela.

O motivo de ser importante que você não use sapatos dentro de casa, mesmo morando nela e principalmente se você tiver um bebê que esta começando a engatinhar em casa é evitar levar germes e bactérias da rua para dentro de sua casa.

>> Amamentando o Microbioma: como o leite materno alimenta bactérias que protegem o bebê

Por mais que a gente limpe a casa, quando os calçados chegam da rua, são como transportes de bactérias e germes que irão se fixar no chão de sua casa. Se seu bebê estiver engatinhando pela casa, irá passar com suas mãozinhas na sujeira e levá-las a boca logo depois.

>> Coisas de bebês: 10 curiosidades que quase ninguém sabe

Pesquisadores dos EUA descobriram que cerca de 40% dos sapatos transportam a bactéria Clostridium difficile. De difícil tratamento, esta bactéria se espalha pela casa não ficando apenas no chão, mas tomando conta de várias áreas. Este tipo de bactéria é resistente a maioria dos antibióticos do mercado.

O que mais existe na sola dos calçados que vem da rua?

Vamos pensar um pouco sobre por onde você passa e no quê você pisa pela rua: cuspe, cocôs de pássaros, cachorros, de gente, de gatos, poeira, restos de esgotos que foram espalhados pela chuva, barro e todo tipo de sujeira, das mais inimagináveis possíveis.

>> Cheirinho de bebê: a ciência explica porque é irresistível

Segundo um estudo do Dr. Reynolds, microbiologista da Universidade do Arizona, “isso significa que as bactérias nocivas podem sobreviver em seus calçados por dias ou até semanas.”

Existem cerca de 421 mil tipos de bactérias em solas de calçados que vem da rua. A maioria delas, causa grande desconforto intestinal, vômitos e diarreia, deixando o paciente com mal estar por alguns dias. Existem ainda bactérias que fazem mal ao pulmão e que podem causar pneumonia quando não tratadas.

Algumas das estirpes prejudiciais encontradas em calçados incluíram Escherichia coli, também conhecida como E.coli, que pode lhe dar infecções intestinais, diarréia e em casos raros, meningite; Klebsiella pneumoniae, que pode causar infecções do trato urinário; E Serratia, que pode causar infecções respiratórias.

Que nojo!

Se você tiver um bebê ou uma criança que vive rolando pelo chão, não vai querer que ele tenha contato com essa escória que existe na sola de nossos calçados, não é mesmo?

Há bactérias em todo lugar!

Sim, mas tirando os calçados ao entrar em casa você diminui a quantidade de bactérias que povoam seu lar, mantêm sua casa limpa por mais tempo e a torna um ambiente melhor para que seu bebê engatinhe tranquilamente ou seu filho brinque e role pelo chão sem correr o risco de levar tantos tipos de bactérias e germes à boca.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

7.3k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)