O colostro é um tipo de leite materno importante e muito necessário para o bebê.
O colostro também é conhecido como a “vacina da natureza” que protege e ajuda a formar o sistema imunológico do bebê. Quando se fala que o leite da mãe desce de 5 a 7 dias pós-parto e que o bebê neste período não mama, se comete um grande equívoco.
Até o leite de transição e abundante ser produzido, que é aquele que todas nós conhecemos, o bebê mama o colostro.
Como é o colostro?
É amarelado, tem uma textura um pouco pegajosa, no entanto, é cheio de vitaminas e anticorpos para o bebê.
É conhecido como a primeira vacina que o bebê toma assim que nasce. A vacina da natureza.
Ali os anticorpos da mãe estão presentes em alta quantidade para que o bebê seja protegido em sua chegada no mundo.
Quais são seus componentes?
Com muitos anticorpos e componetes imunoprotetores, o bebê fica protegido de infecções quando mama o colostro.
Enquanto 1ml de leite maduro tem em torno de 4.000 macrófagos/ml, o colostro chega a ter até 100.000 macrófagos/ml.
Os macrógafos são leucócitos que perseguem, fagocitam e destroem bactérias. Uau!
Quando mama o colostro e ingere os anticorpos da mãe, o bebê também se torna protegido de todas as doenças que a mãe já teve.
Com quantos meses começa a sair o colostro na gravidez?
Pode ser que durante a gestação após o segundo trimestre, já haja colostro. Mas isto não é regra. E esta tudo bem se o seu leite só aparecer depois que o bebê nascer ou até 7 dias após o nascimento.
Com quantos meses começa a sair o colostro após o nascimento do bebê?
O colostro após o nascimento do bebê pode começar a sair tanto a partir do primeiro dia pós parto quanto pode começar a descer o colostro com até 7 dias após o nascimento.
O ideal para que o colostro desça mais rápido é colocar o bebê para mamar na primeira hora pós parto e nos primeiros dias, sempre que você aconchegar o bebê no colo, pois nem sempre bebês recém nascidos choram querendo o peito.
Quanto tempo demora para descer o leite depois do colostro?
O colostro e o leite materno acabam se misturando. Quando o colostro desce, logo em seguida o leite materno começa a descer. No entanto, o colostro é produzido a partir do momento que desce, até mais. ou menos o sétimo dia. Então o colostro pode durar até 7 dias, mas saiba que colostro e leite materno são a mesma coisa e que seu leite materno após o colostro é tão importante quanto o colostro.
Isso porque o leite materno vai se adaptando conforme as necessidades do bebê. O primeiro leite, é um leite adaptado para um recém nascido que precisa de uma dose extra de anticorpos. Em seguida, este leite vai se adaptando para a realidade do que o seu bebê, especificamente, precisar.
Veja mais aqui: Como o corpo produz o leite materno?
O colostro é o primeiro leite que o bebê mama. Ele é produzido até o terceiro dia pós-parto (ou durante a gestação) e pode chegar até o sétimo dia.
Aos poucos, vai sendo substituído pelo leite de transição. Até o final da primeira semana, o colostro já foi totalmente substituído pelo leite maduro. Este processo pode acontecer até os primeiros quinze dias.
A quantidade de colostro é pequena, mas é muito poderosa.
De 10 a 100ml por dia. Quantidade mais do que suficiente para o bebê, que tem o estômago bem pequeno.
Veja aqui: Tamanho do estômago do bebê e mamadas frequentes.
Quanto um bebê recém-nascido mama?
A capacidade gástrica de um recém nascido é basicamente de 20ml, o que equivale a 4 colheres de chá. Já a criança com 1 ano de idade tem uma capacidade gástrica de 200ml, equivalente a 40 colheres de chá. São variáveis médias que podem ter pequenas (atenção, pequenas) alterações de bebê para bebê.
Benefícios do colostro
Dentre todos os benefícios imunoprotetores, ele ainda é laxante. Ajuda o bebê a eliminar o mecônio e previne a icterícia, porque diminui o ciclo entero-hepático da bilirrubina.
A mamadeira da maternidade inserida sem justificativas plausíveis
A demora da apojadura, de até 7 dias, quando o leite maduro vai substituindo o colostro é um dos motivos que levam muitas pessoas inserir a mamadeira de leite artificial na vida do bebê recém-nascido.
Esta pratica, além de equivocada e desatualizada, pode dificultar o processo de amamentação e criar um ciclo de problemas.
E falo mais disto aqui: O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno.
O recém-nascido deve tomar apenas o colostro até que o leite maduro o substitua.
O conhecimento da mãe sobre o tempo em que a apojadura pode acontecer é importante para ela se sentir menos ansiosa e não ficar preocupada com o choro do recém-nascido o associando sempre à fome.
Veja aqui: Console seu bebê que chora: colo, carinho, consolo e companhia é o melhor para o bebê
Resista ao terrorismo de familiares e profissionais de saúde desatualizados, confie no seu corpo. Saiba que o colostro é importante para o seu bebê e as coisas fluirão melhor para você e seu bebê.
Leia também: