Rotina do bebê: o que fazer para um dia-a-dia tranquilo

4 min


296 shares
Rotina do bebê

A rotina do bebê pode ser desafiadora e difícil de implementar na prática.

No entanto, ter uma rotina do bebê pode também facilitar sua vida no dia a dia e deixar seu bebê mais tranquilo e seguro. E o mais importante: em grande parte dos casos, o próprio bebê estabelece sua rotina e tudo que temos que fazer é segui-la em paz.

O que vou abordar neste artigo sobre rotina do bebê:

  1. É preciso definir horários para o bebê?
  2. Quando começar a rotina?
  3. Quais as opções mais gentis e amorosas?
  4. Rotinas funcionam com todos os bebês?

1. É preciso definir horários para o bebê?

Pequenos bebês não são tão complicados. Precisam de pouco para serem felizes e tranquilos: colo, peito, aconchego e cuidados diários. Tudo se resume a mamar, dormir e brincar. Adivinhar o que é necessário fazer em cada momento pode ser um desafio, principalmente quando não é apenas para o bebê que você se dedica.

Ter uma rotina e definir horários pode te ajudar a se organizar no dia a dia além de deixar o bebê com uma sensação de segurança sobre o que vem depois do quê. Já que eles não tem um relógio e sequer entendem a noção de tempo. Eles se guiam pelas atividades e sua sequência. Por exemplo, o bebê fica tranquilo quando esta acostumado a esperar pelo cochilo depois do banho, ou sabe que vem peito depois da troca de fralda.

Bebês gostam de saber que algumas coisas acontecem em determinado momento todos os dias e sentem-se seguros assim. Então, se você ainda não sabe o que deixa seu bebê feliz, vá testando e tentando adivinhar sobre quê sequência de atividades ele gosta mais. Quando descobrir, tente seguir a sequência todos os dias. Em breve você estará expert nisto.

2. Quando começar a rotina do bebê?

Se o seu bebê é um recém nascido, talvez a rotina seja apenas mamar a hora que ele quiser e seguir o seu padrão digestivo (com certeza haverão trocas de fraldas após as mamadas e possíveis banhos dependendo do estrago que a fralda fez). Algumas mães estabelecem com o recém-nascido o banho no fim do dia como ritual para passagem de dia para a noite e assim começar o processo de “preparação para o sono”, ainda que o recém nascido não tenha uma padrão de sono definido (e isto é normal).

Saiba mais sobre sono do bebê aqui: Diferenças entre sono de bebê e de adultos

Os hábitos de sono e mamadas do bebê, geralmente se tornam mais claros a partir dos 3 meses de idade. Então provavelmente você terá 3 primeiros meses de caos e depois disto, conseguirá estabelecer alguns horários fixos para banho e sonecas, principalmente. A amamentação não tem rotina a ser seguida, ela acontece em livre demanda, sempre que o bebê quiser.

Claro que se o seu bebê possui um comportamento padrão e tem naturalmente horários fixos para algumas coisas, encoraje isso e siga o fluxo. A idéia não é forçar uma rotina do bebê, mas se ajustar aos hábitos naturais do bebê com o quê é preciso ser feito.

Nos dias seguintes ao parto, é possível notar quando o bebê mama, quando ele faz cocô e faz xixi, quando dorme e por quanto tempo, e assim por diante.

Importante: nunca deixe de amamentar seu bebê por não ser a “hora certa”. Amamente em livre demanda e quantas vezes o bebê solicitar o peito. Mesmo que isso signifique amamentar com minutos de diferença entre uma mamada e outra. Nenhuma rotina deve ser mais importante do que seu instinto e necessidades do seu bebê.

3. Quais as opções mais gentis e amorosas?

As opções mais gentis e amorosas para criar uma rotina do bebê é aquela guiada pelo próprio bebê. Isto mesmo! Ele sabe exatamente o que precisa e na hora que precisa melhor do que qualquer outra pessoa. Mesmo sendo tão pequeno.

Isto porque o bebê tem um instinto de sobrevivência que irá guiar os pais, sobre o momento de ser atendido. Com o  tempo, os pais aprendem a se antecipar até mesmo ao choro.

Uê, mas esta é uma rotina para os pais!

Você me pegou! Exatamente. Quem vai entrar na rotina do bebê aqui são os pais. Para aprender a entrar na rotina do bebê, você precisa apenas observar o comportamento do seu bebê e que tipo de bebê você tem em casa. Avaliar o que o deixa tranquilo e seguro, para assim, seguir o ritmo.

Depois das primeiras semanas os bebês possuem um padrão mais regular para dormir, mamar e brincar. Observe. Olhe para o seu bebê e siga o ritmo.

Defensores da rotina liderada por bebês incluem os gurus parentais William e Martha Sears (um pediatra e enfermeira, respectivamente) e o famoso pediatra e autor Benjamin Spock. E eu, claro! 😀

Fazer um rotina de acordo com o comportamento do seu bebê é mais fácil porque um bebê atendido em suas necessidades mais básicas sempre que precisa é um bebê mais tranquilo e calmo. Claro que você pode estabelecer um horário de banho, de provável soneca e até de passeio na rua, mas sempre levando em consideração se o bebê esta bem para determinada atividade naquele momento.

Isto tem a ver com olhar para o bebê com empatia, se colocar no lugar dele e tentar criar um ritmo que seja bom para todos, mas sem deixar que o bebê chore ou se irrite tomando um banho em um momento em quê ele queria tirar um soneca, correto? Há menos caos em fazer a rotina do bebê olhando para suas necessidades gerais e atendendo-as. 

4. Rotinas funcionam com todos os bebês?

Não mesmo. Nada é um manual de regras para todos os bebês, no entanto, considerando que você já percebeu que nem mesmo este artigo é um manual de regras e te aconselha a seguir as necessidades do seu bebê para cada momento, há grandes chances de tudo dar certo.

As vezes, o melhor a se fazer para ter um dia a dia tranquilo com o bebê é atender suas necessidades de acordo com o quê o próprio bebê indica. Assim, em vez de ficar brigando contra o tempo e forçando algo que o bebê realmente não quer fazer naquele momento, você aproveita momentos de sossego após atende-lo. E de quebra, fica com a cabeça tranquila sobre não ter nada demais em seguir o ritmo do bebê.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

296 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
2
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)