Bebê que dorme demais: o quê fazer para ele mamar?

4 min


230 shares
Bebê que dorme demais

Se o sonho de alguns é ter um bebê que dorme demais, acredite, isto também pode ser o pesadelo de outros pais.

Isto porque o bebê que dorme demais, pode mamar de menos. E neste momento, as coisas podem começar a complicar. Ele pode não ganhar peso suficiente e o desespero de mães e pais: passar fome.

1. Bebê que dorme demais durante a noite

Quando o bebê que dorme demais de noite esta ganhando peso normalmente, saudável, ativo e feliz, não tem muito o que fazer. Apenas deixar o bebê dormir. Provavelmente é a quantidade de sono que ele precisa e tenha certeza: isto pode mudar a qualquer momento.

Saiba quanto um bebê precisa ganhar de peso aqui: Ganho de peso de bebê: saiba se seu bebê esta ganhando peso suficiente.

2. Bebê que dorme demais de dia e de noite

Pode ser que seu bebê seja realmente um dorminhoco. Pode ser que ele durma noites longas e de dia ainda faça suas sonecas diárias. Ainda assim, se ele estiver ganhando peso normalmente, ativo, feliz e saudável, não há muito o que fazer. Siga respeitando o comportamento do bebê e fazendo o acompanhamento mensal com seu pediatra.

Se o seu bebê não ganha peso suficiente, aí sim, ele estar dormindo demais pode ser preocupante. Para melhorar isto, você pode aumentar os intervalos de mamadas oferecendo o peito para o bebê mais vezes em menos tempo.

Um bebê deve mamar com intervalos máximos de 3h, não deixe passar mais do quê este tempo sem oferecer o peito ao seu bebê de dia. Se este era o intervalo e mesmo assim ele não ganha peso suficiente, além de verificar possíveis problemas como pega errada do bebê entre outras situações, você pode também diminuir os intervalos de mamadas para 2h em 2h ou menos.

Você também pode pegar o bebê que esta dormindo demais durante o dia e colocar no peito para fazê-lo mamar mais. Se aumentar as mamadas de dia e acordar durante o dia para mamar seja suficiente para melhorar o ganho de peso e deixá-lo mais ativo na mamada, talvez não precise intensificar mamadas durante a noite.

10 dicas para te ajudar a amamentar um bebê dorminhoco

Se você precisa acordar seu bebê para mamar, pode ter certeza de quê ele é daqueles que você mexe nele inteiro e o sono continua. Não é fácil acordar o bebê para mamar.

1. Toque o bebê

Mexa em seus pezinhos, suas mãos. Esfregue carinhosamente suas costas.

2. Converse com o bebê

Tem bebê que só de ouvir a voz da mãe ou perceber ela se aproximando, acorda. Se este não é seu caso, inicie um conversa com seu bebê e vá aumentando um pouco o tom de voz (sem gritar) para ver se ele acorda. Temos mania de falar baixinho perto dos bebês e nem percebemos que parece mais um sussurro cantado que dá mais sono do que acorda.

3. Mexa com o bebê

Troque a fralda, desenrole da mantinha, tire o excesso de roupa que esteja deixando ele quentinho e sonolento para que ele fique mais ativo com a temperatura ambiente. (não deixe seu bebê sem roupa ou passar frio, isto pode ser perigoso).

4. Dê um banho

Há bebês que dormem depois do banho, porém, os que já estão sonolentos se vão para o banho, tendem a despertar com a movimentação. Sentir a água e depois todo processo de se secar e trocar de roupa, pode despertá-lo.

5. Verifique se o seu bebê precisa arrotar

Enquanto alguns ficam irritados até conseguirem arrotar, outros podem querer dormir com a sensação de cheio demais que o arroto preso causa. Veja se o seu bebê precisa arrotar e como ele reage a isto.

6. Esta claro demais em sua casa?

Um claridade muito intensa para um bebê novinho pode fazer com quê ele feche seus olhos por proteção e durma. Depois quando vai para o quarto escuro, acorda. Tente diminuir a claridade muito intensa e vá acostumando o bebê aos poucos com a luz do dia.

7. Coloque o bebê no peito

Bebês possuem reflexos naturais de sucção, portanto, somente o ato de colocá-lo no peito, pode fazer com quê ele mame. Mesmo dormindo. Se você usar a técnica de compressão da mama, ele pode despertar e se interessar ainda mais em mamar. Saiba mais sobre a técnica aqui: Técnica de compressão da mama. Acaricie a bochecha do bebê com carinho para estimula-lo ainda mais a mamar.

8. Mude as posições

As vezes o bebê não gosta de determinada posição ou alguma dorzinha o incômoda em outra. As vezes a mãe tem pouca habilidade de segurar o bebê com segurança de determinada forma e ele percebe, não se sentindo seguro e não mamando o quê precisa. Certifique-se de estar segura com o bebê no colo e estar em um posição confortável para ambos.

9. Não use chupeta.

Bebê que suga demais outro item que não é o peito se cansa, além de ter a falsa sensação de saciedade. Assim ele não mama o quê deve no peito, seu leite diminui com o tempo o fazendo rejeitar mais ainda, além de haver confusão de bicos. Resumindo: apenas desvantagens.

Recém nascidos x bebês maiores

Recém nascidos dormem mais nos primeiros dias, passam por uma fase de acordadas noturnas e diárias intensas nos primeiros 3 meses, depois podem desenvolver uma rotina de sonecas de 30min mais ou menos de dia e sono noturno de até 5h mais ou menos de noite. São muitas fases diferentes e elas mudam o tempo inteiro.

Além disso, é normal o bebê ficar sonolento depois da mamada, principalmente se ele mamou bem e esta se sentindo satisfeito. Mas veja, ele realmente precisa ter mamado e você ter ficado com uma sensação de quê o peito esta mais “leve” do que antes dele ter começado a mamar. Observe os sinais e veja se seu bebê parece estar engolindo leite quando mama, um jeito de verificar isto é olhando a movimentação de sua mandíbula até a orelhinha indo e vindo enquanto ele engole o leite.

Ter um bebê que dorme demais nem sempre pode ser um problema, mas é preciso atenção. Geralmente um bebê recém nascido mama de 8 a 10 vezes por dia ou mais. Desconfie se o seu bebê dorme mais do quê mama e converse com o pediatra imediatamente.

Leia também:

Referências:
American Academy of Pediatrics. (2011). New Mother’s Guide To Breastfeeding. Bantam Books. New York.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. (2011). Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Seventh Edition.  Mosby.
Riordan, J., and Wambach, K. (2014). Breastfeeding and Human Lactation Fourth Edition. Jones and Bartlett Learning.


Like it? Share with your friends!

230 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)