4 Semanas de Gravidez: quão grande é seu bebê nesta fase?

2 min


4 semanas de gravidez

Parabéns! Com 4 semanas de gravidez é oficial: em breve seu bebê chega!

E se você já tem seu positivo com 4 semanas de gravidez, saiba que você descobriu antes do que a maioria das mulheres. Provavelmente você já estava esperando por isso a algum tempo, não é mesmo? Ou não… 😛

Se não, talvez você esteja totalmente surpresa e ainda assimilando a notícia.

Uma coisa é certa: é meio difícil estar se sentindo grávida com 4 semanas de gravidez. Isto porque ainda é cedo para haver sintomas muito específicos ou ter uma aparência de grávida.

Nesta fase pode ser que você não queira contar para as pessoas sobre a gravidez. As pessoas sentem-se mais seguras em dar a notícia um pouco mais para frente. Com 3 meses, as vezes.

Nesta fase, você irá ao obstetra pela primeira vez e ele irá confirmar seu positivo através de um exame de sangue e urina (caso você ainda não os tenha feito)

Qual o tamanho de um bebê de 4 semanas de gravidez?

O seu pequeno bebê é menor do que uma semente de papoula. Microscópico. Ele é conhecido como blastocito e esta bastante ocupado se instalando em seu novo lar: seu útero.

Daqui para frente, ele se desenvolverá dia após dia em um trabalho intenso que exigirá muito do seu corpo.

Sintomas de 4 semanas de gravidez:

Os níveis hormonais estão aumentando rapidamente no seu corpo, pode ser que você comece a sentir:

1. Náuseas e vômitos ou pelo menos na próxima semana.

Especialistas dizem que cerca de 50% a 90% das mulheres grávidas têm algum tipo de enjôo matinal (como náusea e, às vezes, vômito também). Há mulheres sortudas que não sentem nada disto por toda a gestação. Será que você será uma delas?

2. Inchaço

A progesterona que esta sendo produzida em seu corpo pode te deixar mais inchada.

3. Cólica leves

elas podem te deixar preocupada, mas podem ser apenas um sinal de quê o bebê finalmente se fixou na parede de seu útero. (Fique atenta: cãimbra ou dores fortes com 4 semanas, é preciso procurar o médico)

4. Pequeno sangramento

A implantação pode fazer com quê haja um pequeno sangramento, o que é normal no início. (Fique atenta: sangramentos fortes e intensos devem ser comunicados ao médico imediatamente)

5. Mudanças de humor

Os hormônios flutuantes alteram seu humor e claro, o estresse de estar em um momento totalmente desconhecido de sua vida também. Estas mudanças de humor serão mais intensas nas 12 primeiras semanas, depois melhoram.

6. Fadiga

Um dos sintomas mais comuns das gestantes com quatro semanas é a exaustão total, pois seu corpo está trabalhando duro para transformar aquela pequenina bola de células em um embrião e posteriormente um bebê totalmente formado.

7. Seios doloridos

Os hormônios estão começando a preparar suas mamas para a amamentação. É na gestação que os seios terminam seu desenvolvimento total. A partir das próximas semanas seus dutos começarão a se preparar para produzir o primeiro leite: o colostro

O que esta acontecendo com seu futuro bebê com 4 semanas:

O bebê que até então era um amontoado de células está se dividindo e se transformando em um embrião e placenta. O tubo neural, o bloco de construção da espinha, cérebro e coluna vertebral já estão formados.

O saco amniótico e o líquido estão se transformando em um colchão protetor para o bebê. Na ultrassonografia de 4 semanas, tudo isso é um pequeno ponto chamado saco gestacional. Provavelmente não haverá um ultrassom nesta fase.

Lembretes para esta semana:

  • Continue tomando suas vitaminas pré-natais ou comece a tomar caso não tomasse antes. Você tem muita coisa em mente, mas como o ácido fólico ajuda a prevenir defeitos congênitos, isso é super importante!
  • Faça uma listinha de dúvidas para tirar com o obstetra em sua primeira consulta pré-natal.
  • Esta na hora de contar para os mais próximos como parceiro(a) e mais íntimos? Se faça esta pergunta.

Veja como será a próxima semana: 5 Semanas de Gravidez

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
5
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)