Diabetes Gestacional: O que é, sintomas, dieta e tratamento

4 min


O que é diabetes gestacional?

O diabetes gestacional é uma condição onde os altos níveis no sangue são descobertos durante a gravidez. Em média 10% das gestantes podem ser diagnosticadas como o problema.

O diabetes gestacional pode ser descoberto durante a gestação através do exame de curva glicêmica solicitado entre as 24 semanas e 28 semanas de gestação.

>> Exame de Curva Glicêmica na Gravidez: para quê serve e como funciona

Quem pode ter diabetes gestacional?

Alguns fatores podem aumentar o risco da mulher desenvolver diabetes gestacional. Eles são:

  • Estar acima do peso antes de engravidar
  • História familiar de diabetes
  • Ter mais de 25 anos
  • Ter dado à luz a um bebê que pesou mais de 9k
  • Ter dado à luz a um bebê natimorto
  • Ter tido diabetes gestacional em uma gravidez anterior
  • Ser diagnosticado com pré-diabetes
  • Ter síndrome do ovário policístico

Muitas mulheres que desenvolvem o problema, não possuem, contudo, fatores de risco reconhecidos.

O que causa a diabetes gestacional?

As alterações hormonais que ocorrem durante a gestação pode favorecer o surgimento do problema. O aumento de níveis nos hormônios produzidos pela placenta pode impedir que a insulina (hormônio que controla o açúcar no sangue), controle a glicose.

Conforme a placenta cresce, o aumento de hormônios que ela produz, aumenta a resistência à insulina. O pâncreas da mãe é capaz de produzir insulina em quantidades maiores que o normal durante a gestação. Quando isto não acontece, os níveis de açúcar no sangue sobem. Isto causa a diabetes gestacional.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual