Linea Nigra ou Linha da Gravidez: a linha escura na sua barriga

1 min


Linea Nigra ou Linha da Gravidez

A Linea Nigra ou linha da gravidez é uma linha que se forma no centro de sua barriga.

A mancha no meio da barriga, conhecida como linea nigra ou linha da gravidez é temporária e irá sumir alguns meses após o parto.

Esta linha em sua barriga provavelmente esteve o tempo inteiro aí. Ela é chamada antes da gravidez de linha alba (linha branca). Ela vai do umbigo até o osso púbico. Em algumas mulheres, ela passa além do umbigo.

>> Estrias na Gravidez: dicas para evitar e como tratar sua pele na gravidez

Durante a gravidez, a linha alba se escurece e passa a ser chamada de linea nigra ou linha da gravidez.

A linea nigra nunca é totalmente preta. Ela possui um tom marrom escuro ou claro. Ela fica mais escura à medida que a gravidez avança. Embora possa aparecer mais cedo em algumas mulheres, ela geralmente fica nítida a partir do quinto mês de gravidez.

>> Parto: o quê acontece com seu corpo quando o bebê vai nascer

O que causa a linea nigra ou linha da gravidez?

A linea nigra é parte da gravidez e aparece de forma natural. Sua causa específica é desconhecida, mas pode estar relacionada aos hormônios da gravidez. As alterações hormonais, bem como o desequilíbrio destes hormônios, podem ter como resultado a linea nigra.

Uma teoria é que o hormônio estimulador de melanócitos criado pela placenta é o principal fator contribuinte. A este hormônio também é creditado o escurecimento da areola em torno dos mamilos.

>> Tubérculos de Montgomery: a pomada natural da amamentação

O que você pode fazer para evitar a linea nigra ou linha da gravidez?

Nada. Ela faz parte de sua história de gestação e de todas as mudanças que estão acontecendo com o seu corpo. A linea nigra é inofensiva e tende a sumir alguns meses após o parto. Logo que seu bebê nascer ela irá diminuir e sumir aos poucos.

>> Como calcular a data de nascimento do bebê (DPP)

 

Referências:
Johnson, Robert V. (Ed.). (1994). Mayo Clinic complete book of pregnancy & baby’s first year. New York, NY: William Morrow and Company, Inc.
Cunningham, F. Gary, Leveno, Kenneth J., et al (2005). Maternal Physiology in Williams Obstetrics 22ndedition (126). New York, NY: McGraw-Hill.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)