Levantar e andar com o bebê: a ciência explica porque diminui o choro

3 min


965 shares
Levantar e andar com o bebê

Levantar e andar com o bebê costuma ser a receita infalível contra o choro.

Mas por que levantar e andar com o bebê funciona para acalmar o choro? A ciência te dá as respostas para este fenômeno.

Entender como fazer o bebê parar de chorar pode ser simples, mas não significa ser fácil. Levantar e andar com o bebê é a receita mais usada e a mais cansativa.

Inicialmente é preciso entender que bebês choram normalmente. O choro do bebê costuma ser uma manifestação de comunicação para se expressar.

>> Do choro do bebê à fala: comunicar, interagir, amar e consolar

Devemos sempre acolher o choro do bebê com colo e muita empatia. Tentar descobrir o que o incômoda e entender este choro como comunicação e aviso de que algo em sua vidinha precisa ser resolvido ou acomodado.

Pelo mundo afora há pais e mães que resolvem a questão com o simples ato de levantar e andar com o bebê no colo.

Todos nós já percebemos que é fácil o bebê parar de chorar se você…levantar e andar com o bebê no colo!

Não fique aí pensando que bebês são manipuladores e fazem isso de propósito. Eles sequer sabem que nasceram. Os bebês não possuem desenvolvimento neurológico suficiente para elaborar qualquer manipulação que seja, acredite.

Provavelmente você passou por situações de senta e levanta para fazer o bebê parar de chorar.

Senta o bebê chora, levanta e anda, o bebê se acalma. Você não esta sozinha. Isso acontece em muitas famílias e é totalmente normal.

Mas o que diz a ciência sobre este fenômeno do choro desaparecer quando o bebê é embalado em um colo de pé?

A evolução explica (quem me acompanha sabe que adoro esta frase)!

Um estudo publicado na Current Biology explicou que, bebês desejam o colo de seus pais em pé e em movimento para sobreviver. Desde a época dos homo-sapiens, esta tática dava maior expectativa de vida para nossos bebês. Isto porque pais que carregavam seus bebês no colo enquanto caminhavam, tinham menos chances deles serem devorados por predadores. Fonte: Infant Calming Responses during Maternal Carrying in Humans and Mice

Se uma mãe da era das cavernas estivesse com seu bebê em pé, isso te daria segundos preciosos para fugir de um leão faminto, certo?

>> Você está acostumando mal ele no colo; disse o verdureiro

Então, os bebês evoluíram desenvolvendo uma resposta calmante de auto preservação. Isto significa que os bebês são mais silenciosos e choram menos quando estão em uma posição vertical. Suas taxas de batimentos cardíacos diminuem e eles ficam mais calmos.

Segundo os autores, “a resposta calmante da criança ao transporte materno é um conjunto coordenado de regulamentos centrais, motores e cardíacos. Crianças com menos de seis meses de idade, carregadas por uma mãe que anda, imediatamente interromperam o movimento voluntário de chorar e exibiram uma diminuição rápida da freqüência cardíaca”.

Veja um vídeo com uma das participantes do estudo realizando tarefas, sentando e levantando com seu bebê. Veja como é familiar esta situação.

Honestamente não há muito o que fazer a respeito disto. Quando seu bebê estiver nervoso e chorando muito, passear com ele em seu colo pode ser uma boa ideia para acamá-lo.

>> Contra cólica, o colo: uma receita amorosa infalível

Isto não significa que apenas a mãe deva levantar e andar com o bebê. Pedir ajuda e deixar que outras pessoas confiáveis como o pai, tias(os) e avós passeiem com o bebê pode te dar alguns minutinhos de descanso. E de quebra, acalmar o instinto natural de sobrevivência de seu bebê.

Slings e carregadores de bebês são ótimos para o dia a dia, já que o bebê permanece em um colo em movimento durante bastante tempo.

Saiba que dar muito colo não vicia e não é algo ruim.

>> Atenda o choro do bebê: segundo pesquisa pais devem dar colo e atender seus bebês

Muito pelo contrário, o colo ajuda o bebê a se desenvolver emocionalmente. Se ficar mal acostumado com amor e carinho é o resultado, então, estamos no caminho certo.

Nada melhor do que criar crianças que se tornem adultos saudáveis emocionalmente e com a auto-estima forte por saber que seus pais são seu porto-seguro.

Seu bebê é apenas um bebê. E assim como muitos adultos, precisa de colo, calor e conexão para se sentir seguro.

>> Todo bebê precisa de colo, calor e conexão


Like it? Share with your friends!

965 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
5
Gostei
Amei Amei
9
Amei
Ouwn Ouwn
3
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)