Fraldas de pano ecológicas: conheça

3 min


1.1k shares
Fraldas de pano ecológicas
Fraldas de pano ecológicas

As famosas fraldas de pano ecológicas vieram para ficar e ganham cada vez mais adeptos.

Quem lembra daquelas fraldas de pano antigas básicas, presas com alfinetes e mais para frente o durex, logo em seguida com uma calça plástica por cima para “segurar” a dita cuja já pode mudar sua visão completamente a respeito. As fraldas ecológicas atuais são desenvolvidas de um jeito totalmente moderno e possuem estampas lindas.

Elas são duráveis, deixam o bumbum respirar e apesar de não ter aquele gel químico das fraldas descartáveis para mantê-las secas, é possível ter uma sensação menor de “molhado” porque elas possuem algumas camadas de tecidos macios e totalmente anti-alérgicos.

Dentre todos os benefícios, elas são confortáveis, absorvem bem, ecológicas, econômicas, podem ser lavadas na máquina de lavar e secadas na secadora. Algumas mães comentam que dão menos assaduras nos bebês e elas não passam por situações em quê o bebê tem alergia a fralda.

Fraldas de pano ecológicas
Uma galerinha usando fraldas de pano ecológicas e super confortáveis.

Você sabe quantas fraldas um bebê usa até o desfralde?

Cerca de 2100 a 2580 só no primeiro ano de vida e isto tudo é lixo que demoram anos e anos para desaparecerem da terra. Se o apelo eco-consciente não basta, saiba que as fraldas de pano são confortáveis e crescem junto com o bebê, ou seja, econômicas.

Alguns modelos você pode ajustar o elástico lateral nas perninhas e cintura (como aquelas calças com ajuste lateral) para mais ou para menos ou elas possuem botões de ajuste em várias alturas.

Elas vem com um kit absorvente de tecido que você pode inserir na parte interna da “capa” da fralda ou por cima e trocar apenas o kit interno nas trocas de xixi.

Fraldas de pano ecológicas
As fraldas de pano ecológicas se ajustam ao tamanho do bebê

Uma outra vantagem que algumas mães comentam sobre a fralda de pano é sobre a consciência do bebê de sentir o molhado da fralda, o que o ajuda no desfralde. Imagina que com a fralda descartável sempre seca, a criança faz o xixi e permanece seca, logo, nada a incentiva a avisar que fez xixi ou se sentir com vontade de trocar a fralda.

Com a fralda ecológica ela tem uma percepção maior de seco/molhado/sujo.

Leia também:

Gente, mas deve dar um trabalhão lavar fralda todo dia igual antigamente, né?

Né, não! Claro que você terá que lavar as fraldas, obviamente. As de cocô precisarão ser pré-lavadas, tirado o excesso jogando no vaso (dependendo da idade do bebê, RN não rola isso porque o lance é tenso e líquido) e ficarão de molhinho por um tempo. As de xixi podem ir direto para a máquina de lavar junto com as outras roupas.

Como elas são mais absorventes e com um design diferente das antigas que eram simplesmente dobrar uma fralda em V e embrulhar o bebê, elas duram mais tempo, logo são em quantidade menor para se lavar, de qualquer forma quando se compara o custo x benefício, parece valer a pena.

Claro que é preciso se organizar e ter uma quantidade média a razoável de fraldas, mas não é um bicho de sete cabeças.

O investimento inicial é alto, mas mais uma vez o custo investido a longo prazo vale a pena, aproveite para pedir na lista de chá de bebê 😛
As fraldas ecológicas tem opções para noite e para o dia, ou seja, a noturna é mais absorvente ainda e provavelmente você terá que trocá-la mais vezes que as descartáveis, mas não são taaaaatas vezes assim.

Uma descartável no recém-nascido se troca a cada mamada. Dá praticamente no mesmo.

Nas saídas de casa você irá usar a parte do saquinho plástico da bolsa de bebê para colocar a fralda trocada e trazer o “premiozinho” para casa para lavar, mas com organização também é possível lidar bem com isto.

Eu conheci as fraldas de pano tarde demais para iniciar o uso, o meu esta começando a desfraldar então para mim já não rola o investimento nelas, mas para quem esta gestante e com bebê menor em casa, vale a pena. Elas estão na minha lista caso tenha um segundo bebê. 😉


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)