Chegou a hora do desfralde?

3 min


161 shares
desfralde

A hora do desfralde pode ser mais simples do que se parece, sobretudo se os pais estão seguros sobre possíveis escapadas nesta fase de aprendizado e respeitarem o tempo da criança.

Ainda assim, sempre existem dúvidas sobre quando realmente é o momento ideal para se iniciar o desfralde e se a criança já esta preparada. Vejo muito em grupos maternos mães falando que iniciaram o desfralde mas que o momento se tornou um estresse para a família e principalmente para a criança porque não contavam com as escapadas, xixi no chão, no tapete e na cama que podem ocorrer naturalmente.

Ainda sobre quando a creche “apressa” o desfralde da criança e tenta iniciar antes dela estar realmente preparada para tal e mães acabam se sentindo pressionadas para fazer o filho acompanharem o ritmo da “turminha”. Muita calma, nesta hora!

Geralmente o desfralde pode iniciar a partir de 2 anos de idade que é quando, teoricamente a criança possuiria certo controle dos esfíncteres e dos músculos, ainda assim, algumas crianças acabam precisando de um pouco mais de tempo, então leva-se em consideração “a partir” de 2 anos e não necessariamente quando completa 2 anos.

Não existe uma regra e uma data determinada de início depois que se completa 2 anos de idade, os pais devem ficar atentos aos sinais que a criança pode dar. Antes dos 2 anos de idade a criança não possui controle de escapadas e mesmo que os pais queiram tentar, nem sempre terão sucesso além de frustarem a criança e deixá-la ansiosa.

Reconhecer o tempo de cada um é essencial e voltar atrás e desistir de um desfralde que não esta indo bem é o melhor a se fazer para esperar pelo tempo certo e iniciar com calma e com a criança mais preparada.

Leia também:

Entenda que apesar da musculatura dos esfíncteres serem a mesma, eles são separados e o controle do xixi e do cocô podem acontecer em momentos distintos e não há nada de errado nisto. Geralmente a criança consegue desenvolver o controle do sistema digestório mais rápido que do sistema urinário e por isto muitas acabam fazendo mais xixi fora do vaso.

O processo de desenvolvimento para o início do desfralde acontece em 3 fases de desenvolvimento diferentes:

1. A criança se incomoda com a fralda suja ou molhada e consegue avisar que fez xixi ou coco

Ainda assim, isto não significa que ela conseguirá “segurar”, mas apenas tem consciência de que fez. E atenção, isto não significa que esta na hora de começar a desfraldar também.

2. A criança consegue te avisar que esta fazendo

Nesta fase, ela ainda não tem o controle dos esfíncteres, mas tem consciência de que esta com vontade e que começou a fazer xixi ou coco. Algo acontece e o momento é percebido por ela. Geralmente aqui ela se incomoda com a fralda e solicita que seja limpa. Ainda não é a hora ideal para iniciar o desfralde.

3. A criança consegue te avisar da vontade antes de fazer

Antes de começar de fato a fazer, nesta fase a criança consegue te avisar que esta com vontade e que vai começar, geralmente ela avisa poucos minutos ou segundos antes, mesmo assim, é antes de começar. O que significa que ela já consegue segurar por um certo tempo. Agora sim, pode ser a hora de iniciar o treinamento de desfralde.

É importante ressaltar que mesmo quando a criança esta preparada, alguns escapes podem acontecer, já que ela esta passando por uma mudança que exige dela um processo que antes ela não precisava se preocupar como: sentir vontade, segurar, avisar, ir ao banheiro, relaxar e fazer, se limpar, lavar as mãos.

São muitas coisas ao mesmo tempo e isto demanda tempo e paciência dos pais para ensinar com calma. Não critique, deboche ou puna quando os escapes acontecerem.

Elogie, vibre e estimule quando a criança conseguir fazer todo o processo corretamente, incentive e apoie mesmo quando ela não conseguir. Todo aprendizado exige estar preparado para ele e depois disto, exige treinamento. São fases normais de aprendizado que todos nós passamos em momentos distintos da vida, seja sempre empática.

Evite iniciar o desfralde quando a vida familiar esta passando por muitas mudanças como: início da creche, mudança de cidade, chegada de irmãozinho novo, junto com desmame, doenças na família ou com a criança, separação do pais, mudança de emprego dos pais que causam estresse também na criança, etc.

Fique atenta, qualquer situação que deixe a harmonia familiar balançada pode ser um problema no meio de um desfralde e atrapalhar o processo. Tente iniciar o desfralde quando a criança além de estar preparada, também esta vivendo um momento estável em todos os seus círculos.


Like it? Share with your friends!

161 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)