Algumas mães tem o hábito de usar, mas a verdade é que não precisa usar pomada para assadura todo dia no bumbum do bebê.
Segundo alguns dermatologistas que consultei, pomadas para assadura podem conter substâncias antiinflamatórias e outras corticóides. Nem sempre são apenas cremes de prevenção. Então não precisa usar pomada para assadura todo dia, este hábito, na verdade pode prejudicar a pele do bebê e deixa-la sensível ao invés de proteger de verdade.
Se algum bebê for alérgico, se a assadura dele não for uma assadura comum e for causada por fungos e outras situações, a pomada pode piorar a situação.
Não é indicado usar pomadas diariamente na pele do bebê, elas tiram a proteção natural da pele e são responsáveis inclusive, sabe pelo quê?
Pelas temidas assaduras!
O hábito diário de limpeza deve ser feito com água e trocas de fraldas frequentes. Pomadas servem para tratar problemas na pele e só o dermatologista ou pediatra pode indicar.
Muitas mães usam algodão molhado com água morninha para fazer a limpeza diária da pele, secam o bumbum para não ficar úmido fechado na fralda e pronto. A camada de pomada é completamente desnecessária.
Quando usar pomada para assadura no bebê?
Use somente se o seu bebê estiver com assaduras e use a indicada pelo pediatra ou dermatologista.
Um bumbum de bebê limpinho e sempre sequinho raramente fica com assaduras. É sempre bom avaliar se a assadura não esta sendo causada por algum tipo de alergia alimentar ou produtos que estão sendo utilizados na pele do bebê.
O que causa as assaduras no bebê?
Algumas crianças tem a pele mais sensível e tudo pode dar assadura:
- Fralda descartável,
- Roupas muito apertadas,
- Pomadas em excesso,
- Lenços umedecidos,
- Sabonete do banho,
- Hidratantes,
- Loções,
- Alimentos que causam alergia no bebê
- Trocas de fraldas que demoram a ser feitas no dia a dia
Evite passar loções, talcos e produtos no bebê. Eles podem causar assaduras.
O engano sobre o uso de pomadas para assaduras e sua frequência costuma vir direto da maternidade, onde passam informações desatualizadas para muitas mães. Eu fico me perguntando o que acontece nos hospitais, parecem que pararam no tempo em relação a cuidados com recém-nascidos.
Como eu fazia:
Quando estava na rua: algodão e água. Em casa lavava o bumbum quando era cocô e quando era apenas xixi passava algodão e água. Eu usava aquelas plaquinhas de algodão que vendem para limpar o rosto e deixava uma garrafinha de água morna no trocador no frio.
Leia também: