Tempo de leitura deste artigo:8 minutos

Existem muitas dúvidas sobre amamentação, tantas que por mais que se escreva, sempre teremos novas.

Diariamente mães enviam suas dúvidas sobre amamentação e tento respondê-las sempre utilizando os critérios mais atualizados sobre o tema, bem como livros de apoio sobre aleitamento, tanto brasileiros quanto internacionais e, claro, respaldando meu conhecimento em pesquisas científicas.

A qualidade da informação é essencial e responder as dúvidas sobre amamentação com qualidade exige estudo, atualização e seriedade com o tema abordado, algo que não falta aqui no Mama Neném.

Então, listei todas as dúvidas sobre amamentação que já recebi de mães e coloco aqui hoje porque a dúvida de uma, pode ser a de muitas outras mães.

Dúvidas sobre amamentação respondidas pelo Mama Neném:

1. Tomar cerveja amamentando faz mal para o bebê?

Sinto informar, mas sim. O álcool não é recomendado para quem esta amamentando e cerveja é uma bebida álcoolica e pode fazer muito mal para seu bebê. Escrevi mais sobre isto aqui: Álcool e amamentação: é seguro?

2. Dá para amamentar com silicone?

Sim! Com toda certeza. O silicone não impede a produção de leite materno e a amamentação é totalmente possível. Sua mama pode ficar um pouco maior do que o previsto, mas isso acontece com todas as mulheres no período de amamentação e assim que a amamentação cessa, tudo volta ao normal. Veja mais sobre isso aqui: Mamoplastia e amamentação: é possível amamentar depois de uma cirurgia nos seios?

3. Amamentar com uma mama só é possível?

Totalmente possível. O corpo materno irá ajustar a produção de leite. Uma mama só, é capaz de satisfazer as necessidades nutricionais do bebê sem problema algum. Mães de gêmeos geralmente amamentam uma mama para cada bebê e seus corpos ajustam a demanda. Mulheres que tiveram que retirar uma das mamas em algum processo cirúrgico, também conseguem amamentar com a outra normalmente. Veja mais sobre isso aqui: Quando o bebê mama apenas em um peito, como faz?

4. Mãe soropositivo pode amamentar?

No Brasil, a amamentação não é recomendada para mães soropositivo pelos riscos de transmissão para o bebê e por haver substitutos para alimentar o bebê de forma acessível a população mais pobre. Então, para preservar a saúde do bebê e não correr o risco de transmissão, é aconselhado que ele não mame no peito. Saiba quais doenças impedem a amamentação aqui: Pode amamentar doente? Lista de doenças maternas

5. Quais as chances de engravidar amamentando?

Há chances de engravidar amamentando, pois, é possível que a menstruação volte após poucos meses e durante o período que se amamenta. Também é possível ovular mesmo quando não menstrua. Ou seja: caso não queira engravidar, se previna durante este período. Veja mais aqui: É possível ficar grávida amamentando? Entenda

6. Quem esta amamentando pode tomar refrigerante?

Sim! Este é mais um mito da amamentação. O fato do refrigerante ter gás, não faz com quê o bebê tenha gases. Fique tranquila.

Artigos de apoio para entender mais sobre isto:

7. Posso tomar vinho amamentando?

Sinto informar, mas não é aconselhado. O álcool não é recomendado para quem esta amamentando e vinho é uma bebida álcoolica e pode fazer muito mal para seu bebê. Como já mencionei na questão 1. Escrevi mais sobre isto aqui: Álcool e amamentação: é seguro?

8. Pode tomar anestesia amamentando?

Depende do tipo de anestesia que irá tomar. Em alguns casos, pode ser que o médico solicite que não amamente o bebê por um determinado período, mas não é ncessarío desmamar o bebê por isso. Em casos de internações, é possível deixar leite ordenhado para o bebê até que a mãe se recupere e passe o efeito dos medicamentos.

De qualquer forma, existe um lista de medicamentos compatíveis com a amamentação que pode ser consultada para saber se o medicamento da anestesia pode ser usado sem riscos. Veja a lista aqui: Amamentação e o uso de medicamentos

9. Existe algum remédio caseiro para parar de amamentar?

Antes de decidir parar de amamentar seu bebê, se pergunte se ele esta emocionalmente preparado para isto. Nem sempre a criança esta preparada e o desmame é um evento na vida da mãe e do bebê que deve ser conduzido com muito amor e carinho. De forma gentil e respeitosa com o bebê.

Não existe nenhum remédio caseiro para parar de amamentar e nem mesmo medicamentos que prometam secar o leite são indicados porque são fortes demais e podem fazer mal. O ideal é se perguntar se a sua decisão de desmame tem a ver com o quê você realmente quer e é melhor para o seu filho ou por outros motivos. Muitas vezes, uma mãe quer desmamar por desconhecimento ou porque se sente pressionada.

Veja artigos de apoio para este tipo de situação:

10. Posso comer ovo amamentando? (veja resposta abaixo)
11. Posso tomar açaí amamentando? (veja resposta abaixo)
12. Gatorade e amamentação, pode tomar?

Não existe uma restrição na dieta alimentar para uma mãe que amamenta. Você pode comer ovo, tomar açaí e beber gatorade estando em período de amamentação sem problema algum. Veja aqui: Existe dieta para mãe que amamenta?

13. Progressiva faz mal para quem esta amamentando?

Não é recomendando fazer progressiva durante o período de amamentação e falei mais sobre isto aqui: Gestante e lactante podem fazer progressiva e pintar o cabelo?

14. Bebê vomitar após amamentar é normal?

As golfadas dos bebês após as mamadas são normais e costumam acontecer por alguns meses. Não há razão para se preocupar se o bebê esta golfando e não apresenta nenhum outro sintoma aliado a isto. Entenda mais sobre isso aqui: Por que os bebês golfam: voltar leite e vomitar é normal até que ponto?

15. Amamentando pode fazer sobrancelha de henna?

Depende, com restrições e cuidado. Alguns de seus componentes podem ser absorvidos e atingir o plasma da mãe e o leite materno. Os componentes naturais possuem menor risco, eles são: Henna, Saffron, Camomila e Noz entre outros (ou seja, antes de usar é preciso verificar se a henna é realmente natural e não possui outras substâncias). Os componentes sintéticos da henna são: anilina e outros derivados do benzeno e metais pesados ​​como o chumbo).

Na última década, uma quantidade volumosa de produtos em uso foram retirados do mercado, uma vez que foram considerados tóxicos para o organismo. Ainda existem controvérsias sobre a segurança dos produtos existentes, enquanto algumas autoridades consideram que elas são seguras, um estudo datado de 2013 as vinculou ao surgimento da leucemia infantil quando usadas durante a gravidez ou a amamentação. Recomenda-se um uso limitado, para seguir o conselho que aparece com o produto, um banho após a tintura para manter limpa a área da mama e usar o cabelo curto (quando usado no cabelo) para minimizar a absorção de produtos potencialmente tóxicos. As mães que trabalham em instalações que utilizam tinturas de todos os tipos devem observar todas as medidas preventivas (usar luvas, restrição de horário de trabalho, etc.)

Estas dúvidas sobre amamentação é a de muitas pessoas, não apenas de algumas mães. E por mais simples que se pareçam, é importante que elas sejam esclarecidas. Se liberte dos mitos, amamentar não exige tantas restrições como os mitos ao longo do tempo criaram. Exige mais apoio, informação e ajuda do que qualquer outra coisa.

Veja mais dúvidas aqui:

Deixe um Comentário

comments