Bebê que só dorme mamando: existe algum problema?

2 min


2k shares
Bebê que só dorme mamando

Desde que comecei a falar sobre aleitamento me perguntam sobre o bebê que só dorme mamando.

Além disso, a pergunta sobre o bebê que só dorme mamando vem em tom de existir um problema nisto. Geralmente este bebê tem alguns meses e a maior preocupação materna é com o início da creche.

Durante a adaptação na creche, muitas mães acreditam que o bebê que só dorme mamando, irá sofrer para dormir com outra pessoa.

Explico a alguns anos que o bebê aprende a dormir e se relacionar com outra pessoa além de sua relação com a mãe. E com o peito dela. Obviamente que o bebê que mama no peito, quando estiver com a mãe, vai preferir mamar para dormir.

Pergunto: quem não iria preferir? O bebê é esperto e sabe o que quer. Ele sabe o que te faz bem e como ele irá se sentir mais acolhido e aconchegado para iniciar sua noite de sono. É isto mesmo que você pensou: mamando no peito.

Quando o bebê esta com outra pessoa, ele aprende a dormir de outra forma. Fique tranquila. O cuidador precisa ter paciência e amor para criar vínculo com o bebê. Não precisa ter um peito cheio de leite para criar vínculo com o bebê, apesar do peito materno ser imbatível.

Existe algum problema no bebê que só dorme mamando?

De maneira alguma! O leite materno é essencial para o bebê em todas as suas fases de desenvolvimento. Inclusive no desenvolvimento do padrão de sono do bebê.

O leite materno acalma e alimenta emocionalmente o bebê. Negar o peito para quê o bebê aprenda a não mamar para dormir irá adicionar estresse ao momento e as noites poderão ser ainda piores.

A única questão que pode ser um motivo para evitar amamentar o bebê na hora de dormir esta no fato da mãe estar cansada demais para fazer isto, pois em relação a saúde do bebê, não há nada que justifique a negativa do peito neste momento.

No entanto, é uma faca de dois gumes esta situação. Pois se você estiver cansada demais para amamentar para fazer o bebê dormir, pode com isso criar uma situação estressante para o bebê. Ele vai chorar mais e dar mais trabalho ainda.

O melhor a se fazer quando há cansaço materno, é pedir ajuda. O estresse e cansaço materno em relação a amamentação estão mais relacionados ao fato da mãe não ter apoio, do que ao ato de amamentar.

Pense bem: se você tivesse ajuda com as outras responsabilidades, amamentar para fazer o bebê dormir seria um problema?

O padrão de sono de seu bebê vai se desenvolver a medida que ele cresce. E a medida que ele cresce, ele vai, em seu tempo, aprender a dormir de outra forma.

Enquanto ele mama no peito, não há problema algum em amamentar para dormir. Isto não cria um “vício” no peito e na forma de dormir.

Geralmente isto é dito por pessoas que pouco entendem sobre amamentação, mesmo quando eles são profissionais de saúde (muitos estão desatualizados sobre aleitamento).

Há uma relação muito forte e intensa na amamentação. O vínculo e a nutrição emocional que o peito da mãe oferece ao bebê é o melhor acalento na hora de dormir.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

2k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
3
Uau
Gostei Gostei
8
Gostei
Amei Amei
37
Amei
Ouwn Ouwn
3
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)