Por Que o Bebê Chora Com Outras Pessoas? Dicas Para Melhorar

Os bebês chegam ao nosso mundo e para eles tudo é muito novo. 3 min


Por que o bebê chora com outras pessoas e não fica no colo de quase ninguém que não seja o colo da mãe? As vezes nem mesmo o colo do pai deixa o bebê feliz. De fato, saber o por que o bebê chora com outras pessoas e não se sente a vontade no colo, as vezes, até mesmo do pai, pode te ajudar a lidar melhor com esta situação. Os bebês chegam ao nosso mundo e para eles tudo é muito novo.

De uma barriga quentinha, escura e com sons característicos, ele vem para um mundo enorme onde passa a maior parte do tempo “solto” de quem ele sempre esteve ligado: sua mãe. O que antes para o bebê era um só: ele e sua mãe, agora se tornou dois. Acontece que o bebê não sabe disto e ainda acha que ele e a mãe são apenas um. Por isso que a exterogestação é tão benéfica para o bebê e escrevi mais sobre isto aqui >> Exterogestação: a gestação do colo

Segundo a teoria da exterogestação, os primeiros 3 meses do bebie fora do útero é ainda, um momento de desenvolvimento do bebê onde ele ainda não tem consciência do seu nascimento e que estar no colo da mãe, de quem ele sente o cheiro, conhece o balanço e andar, é estar em um local seguro. Qualquer colo diferente deste, pode parecer para o bebê como algo novo e nem todos reagem muito bem a estas novidades de vários colos diferentes, certo?

A exterogestação tem um motivo biológico importante no desenvolvimento humano. Um bebê humano nasce antes de seu cérebro estar realmente preparado para o mundo. Caso ele ficasse mais tempo no útero, sua cabeça ficaria grande demais para passar pelo canal vaginal. Assim, os bebês nascem ainda imaturos e dependentes, mais do que qualquer outro animal. Por isso esta necessidade tão grande de estar junto a mamãe neste momento.

No entanto, é muito exaustivo para uma mãe ser a única que carrega o bebê e seu sei porque passei por isso. Meu bebê só queria o meu colo e demais ninguém. Fora isso, ele não ficava nem mesmo 2 minutos no berço ou no carrinho, mesmo quando eu o colocava dormindo na soneca da tarde, saindo do meu colo, ele acordava uns 2 minutos depois. Foi um momento extremamente desafiador para mim e por isso resolvi ir atrás de algumas dicas que podem ajudar vocês, caso esteja passando por uma fase como a que eu passei. Veja abaixo as dicas:

1. Deixe o bebê criar vínculo com outras pessoas

A primeira coisa a se fazer para tentar diminuir a angústia do bebê em estar com outras pessoas é ajudá-lo a criar vínculo com aquela pessoa. Afinal de contas, você ele conhece desde a barriga, os outros não. E para fazer isso, trazer as pessoas para o dia a dia do bebê e deixar que elas façam algumas coisas por ele como trocar fralda ou dar banho, vai ajudar o bebê a conhecer pouco a pouco aquela pessoa.

2. Atenda o choro e não prolongue o desconforto

Se  seu bebê esta chorando no colo de alguém, o pegue de volta e crie assim uma relação de confiança e segurança. Assim o bebê vai saber que você não irá deixá-lo chorando no colo de ninguém, que você esta presente quando ele chama por você e não se sentirá abandonado no colo dos outros. Fazendo isto, você mostra ao seu bebê que ainda que ele esteja no colo de outras pessoas, você esta por perto para atendê-lo.

3. Crie momentos de descontração do bebê com a outra pessoa

Mesmo em seu colo, você pode incentivar o contato do bebê com outras pessoas, permitindo que elas conversam e brinquem com ele. Assim a aproximação vai acontecer de forma gradual e respeitosa, o bebê vai se sentir mais a vontade com o tempo e em breve se sentirá tranquilo no colo de outras pessoas. Nunca force seu bebê a ficar no colo de ninguém chorando só para agradar a outra pessoa. Respeite os sentimentos do bebê e dê tempo a ele para conhecer as pessoas de forma gradual e tranquila.

Leve sempre em consideração que cada bebê tem um perfil e embora alguns sejam mais extrovertidos e ficam no colo de qualquer um sem chorar, não significa que todos tenham que ser assim. De repente seu bebê é mais introvertido e prefere o colo apenas de pessoas muito próximas a ele, mesmo assim, esta tudo bem. Te desejo força e muita paciência nesta jornada. A maternidade é difícil, mas também é incrível.

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual