Meu filho não come nada, só quer peito: o que fazer?

3 min


1.1k shares
Meu filho não come nada

Diariamente eu vejo mães falando umas para as outras: meu filho não come nada!

E ainda acrescentam que o filho só quer saber de mamar, nada além. Pare e pense sobre sua afirmação: meu filho não come nada. Tem certeza?

Seu filho passa o dia inteiro sem colocar nada na boca, só o peito? O dia todo mesmo?

Depois de 1 ano de idade, o leite materno não supre todas as necessidades diárias de nutrientes que os bebês precisam, apesar de ainda ser super importante até dois anos ou mais. Então, para viver e se manter em pé, a criança precisa comer alguma coisa além do leite materno, correto?

E de onde vem isso de que o filho não come “nada”? Uma criança que não come nada estaria internada a base de soro. Alguma coisa a criança come.

A questão é: o que esta criança tem comido diariamente que torna a alimentação diária (almoço e janta e frutas) tão desinteressante pra ela?

Outra questão: o quanto esta criança tem comido diariamente para os pais acharem não ser “nada”?

Elas sempre comem algo. Na verdade as expectativas dos pais ou o hábito alimentar que estes pais estão criando na criança talvez não sejam o ideal e por isso a sensação de que elas não comem “nada”.

De repente a criança não come “nada” saudável. De repente a criança não come “nada” do quanto os pais esperam que ela coma.

Faça uma lista diária do dia do seu filho e suas atividades alimentares. Escreva em uma folha tudo que ele come desde a hora que acordou.

De repente você vai descobrir olhando para esta lista duas coisas as vezes juntas ou separadas, mas provavelmente duas coisas importantes:

  1. Seu filho passa o dia inteiro comendo guloseimas (bolachas, mingaus, doces, balas, sorvetes, biscoitos recheados, danoninhos, danones e todo tipo de coisa miserável que nunca deveria ser oferecido para uma criança).
  2. Seu filho come pouco, várias vezes no dia. O que no fim do dia é o suficiente.

Se o seu filho se enquadra na opção 1:

Sinto te dizer, mas provavelmente você que começou esta história de hábito alimentar torto e nada saudável. Obviamente que ele não acha graça na comida de verdade (arroz, feijão, carne, legumes, saladas, frutas) porque o paladar dele esta viciado em alimentos ruins e ultraprocessados cheios de açúcar, corantes e químicas.

O que você pode fazer?

Aos poucos tentar reeducar o paladar do seu filho oferecendo sempre comidas saudáveis e eliminando as guloseimas do cardápio dele definitivamente. “Ah, mas daí ele passa fome!”. Não, fica tranquila. Nenhum ser humano passa fome com um prato de comida em sua frente. Seja forte.

Se o seu filho se enquadra na opção 2:

Se ele se alimenta de coisas saudáveis, várias as vezes ao dia, de pouco em pouco, não há com o que se preocupar. É o jeito dele de se alimentar e isto não vai fazer mal para ele, principalmente se ele esta saudável, ativo e feliz. Apenas espere. Um dia ele senta na mesa com vocês e come de boa no esquema de todo mundo, sem muito estresse. Apenas, baixe a guarda e diminua suas expectativas, todo mundo vai ser mais feliz assim.

Se ele come várias vezes ao dia, mas as guloseimas e ultraprocessados como na opção 1, sua solução também esta ali em cima. Reeducação alimentar é o que vai salvar a saúde de seu filho agora e a longo prazo.

Mas ele mama o tempo inteiro!

Todos os bebês gostam de mamar. Tendo uma alimentação saudável ou não, comendo guloseimas ou não, leite materno é sempre o preferido. E que maravilha!

O leite materno é o melhor alimento do mundo para os bebês. O mais adequado, o mais bam-bam-bam, o tudo de bom da alimentação. Padrão ouro. Ainda bem que seu filho (principalmente os que comem besteiras o dia inteiro), ama leite materno. Que continue assim! 😉

A este ponto, acho que você já percebeu que o vilão nesta história toda não é o leite materno, muito pelo contrário. Se existe um vilão nesta história, é o hábito alimentar criado na criança (de comer lixos industriais vendidos como alimentos) ou a expectativa alta demais dos pais esperando que o bebê coma um pratão de comida quando ele se sente satisfeito com 3, 4 colheres.

Leia mais sobre alimentação aqui:

 


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
27
Gostei
Amei Amei
16
Amei
Ouwn Ouwn
7
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)