Meu filho não come nada, só quer peito: o que fazer?

3 min


1.2k shares
Meu filho não come nada

Diariamente eu vejo mães falando umas para as outras: meu filho não come nada!

E ainda acrescentam que o filho só quer saber de mamar, nada além. Pare e pense sobre sua afirmação: meu filho não come nada. Tem certeza?

Seu filho passa o dia inteiro sem colocar nada na boca, só o peito? O dia todo mesmo?

>> Leite materno é o principal alimento do bebê até 1 ano de idade

Depois de 1 ano de idade, o leite materno não supre todas as necessidades diárias de nutrientes que os bebês precisam, apesar de ainda ser importante até dois anos ou mais. Então, para viver e se manter, a criança precisa comer alguma coisa além do leite materno, correto?

>> Como começar a introdução alimentar do seu bebê

E de onde vem isso de que o filho não come “nada”? Uma criança que não come nada estaria internada a base de soro. Alguma coisa a criança come.

A questão é: o que esta criança tem comido diariamente que torna a alimentação diária (almoço e janta e frutas) tão desinteressante pra ela?

>> Lanches saudáveis para a escola: 15 ideias para seu filho comer melhor

Outra questão: o quanto esta criança tem comido diariamente para os pais acharem não ser “nada”?

Elas sempre comem algo. Na verdade as expectativas dos pais ou o hábito alimentar que estes pais estão criando na criança talvez não sejam o ideal e por isso a sensação de que elas não comem “nada”.

>> Não se deve obrigar os filhos comer, diz pediatra Carlos González

De repente a criança não come “nada” saudável. De repente a criança não come “nada” do quanto os pais esperam que ela coma.

Faça uma lista diária do dia do seu filho e suas atividades alimentares. Escreva em uma folha tudo que ele come desde a hora que acordou.

De repente você vai descobrir olhando para esta lista duas coisas as vezes juntas ou separadas, mas provavelmente duas coisas importantes:

  1. Seu filho passa o dia inteiro comendo guloseimas (bolachas, mingaus, doces, balas, sorvetes, biscoitos recheados, danoninhos, danones e todo tipo de coisa miserável que nunca deveria ser oferecido para uma criança).
  2. Seu filho come pouco, várias vezes no dia. O que no fim do dia é o suficiente.

Se o seu filho se enquadra na opção 1:

Ele não acha graça na comida de verdade (arroz, feijão, carne, legumes, saladas, frutas) porque o paladar dele esta viciado em alimentos ruins e ultraprocessados cheios de açúcar, corantes e química.

O que você pode fazer?

Aos poucos tentar reeducar o paladar do seu filho oferecendo sempre comidas saudáveis e eliminando as guloseimas do cardápio dele definitivamente.

Se o seu filho se enquadra na opção 2:

Se ele se alimenta de coisas saudáveis, várias as vezes ao dia, de pouco em pouco, não há com o que se preocupar.

É o jeito dele de se alimentar e isto não vai fazer mal para ele, principalmente se ele esta saudável, ativo e feliz. Apenas espere.

Um dia ele senta na mesa com vocês e come de boa no esquema de todo mundo, sem muito estresse. Apenas, baixe a guarda e diminua suas expectativas, todo mundo vai ser mais feliz assim.

Se ele come várias vezes ao dia, mas guloseimas e ultraprocessados como na opção 1, sua solução também esta ali em cima. Reeducação alimentar é o que vai salvar a saúde de seu filho agora e a longo prazo.

Mas ele mama o tempo inteiro!

Todos os bebês gostam de mamar. Tendo uma alimentação saudável ou não, comendo guloseimas ou não, leite materno é sempre o preferido. E que maravilha!

>> Bebê que mama muito: o que é o normal?

O leite materno é o melhor alimento do mundo para os bebês. Padrão ouro. Ainda bem que seu filho (principalmente os que comem besteiras o dia inteiro), ama leite materno. Que continue assim! 😉

A este ponto, acho que você já percebeu que o vilão nesta história toda não é o leite materno, muito pelo contrário.

Se existe um vilão nesta história, é o hábito alimentar criado na criança ou a expectativa alta demais dos pais esperando que o bebê coma um pratão de comida quando ele se sente satisfeito com 3, 4 colheres.

Leia mais sobre alimentação aqui:


Like it? Share with your friends!

1.2k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
7
Uau
Gostei Gostei
54
Gostei
Amei Amei
36
Amei
Ouwn Ouwn
13
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)