Quando você fala em lanches saudáveis para a escola, muitos pensam ser complicado.
Porque o conceito de lanches saudáveis para a escola pode parecer algo difícil e caro de se fazer no dia a dia. Eu garanto que não é.
Ter uma lista de opções de lanches saudáveis para a escola irá facilitar mais ainda o seu dia.
O quê seria realmente uma opção melhor em termos de lancheira para nossos filhos? A pergunta parece ser complicada, mas depois de ver esta lista você verá que nem é tanto assim.
O quê deve idealmente compor uma lancheira?
Fique atenta se o seu filho estuda de manhã ou de tarde. Isto pode mudar alguns itens do lanche. Tente montar lanches que estejam dentro de grupos alimentares adequados como:
- Fruta ou legumes (possuem vitaminas, mineirais e fibras)
- Carboidrato (pães e cereais)
- Proteína ou produto lácteo (lembrando que para menores de 1 ano que mamam no peito, o leite de vaca não deve ser oferecido – queijo, leite de vaca, iogurte)
- Bebida (não é suco de caixinha, viu? – água, água saborizada, água de coco, suco natural – outro lembrete: crianças menores de 1 ano não devem tomar sucos, de nenhum tipo)
>> Suco para bebê: a partir de qual idade?
Dicas de lanches saudáveis para a lancheira
1. Manga picadinha
+ mini pãozinho integral com manteiga de verdade (aviação é uma de verdade) ou requeijão + suco de uva integral (eu mando água também)
2. Banana
+ Bolo caseiro + fatia de queijo branco + suco
3. Pêra
+ pão integral com geléia natural + castanhas de caju + suco
4. Maça
+ biscoito de arroz camil + requeijão + água de coco
5. Banana
+ cereal integral + iogurte + água
6. Mexerica
+ milho cozido + queijo branco + suco
7. Mamão picadinho
+ bolo caseiro + queijo branco + água saborizada de hortelã e abacaxi
8. Melancia
+ mini pão integral com requeijão + nozes + água
9. Salada de frutas
+ cereal integral + iogurte + água
10. Manga picada
+ granola + queijo branco + água de coco
11. Mexerica
+ pão de queijo caseiro + iogurte + água
12. Cenourinhas baby
+ mini pão integral + requeijão + suco
13. Banana
+ biscoito de arroz com geléia + queijo branco em cubinhos + suco
14. Maça
+ torradinha integral + Nuts com frutas secas (castanhas, nozes, uva passa, amêndoas) + iogurte + água
15. Salada de fruta
+ cereais + mel (apenas acima de 1 ano) + iogurte
Veja: existem crianças que não comem tudo isso. Nem sempre você mandará tudo isto, com o tempo você vai aprender sobre a quantidade que seu filho come e o que deve ou não mandar.
Faça listas de compras semanais pensando nas frutas da estação e na lancheira diária.
Você pode mudar as combinações. Haverá fases que seu filho irá preferir levar maça ou outra fruta todo santo dia e ok. Antes a mesma fruta todo santo dia do que o salgadinho, não é mesmo?
O suco de uva integral é uma mão na roda no dia a dia. Você consegue evitar o suco de caixinha e envia algo mais saudável. Mas veja, nem sempre precisa de suco. O meu filho toma água no lugar de suco sem problema e adora.
Se você quiser enviar suco mesmo assim, tente preparar antes da saída para a escola ou congelar cubinhos da fruta batida e colocar no squeeze de seu filho congelado, até a hora dele tomar, terá descongelado, basta avisar as professoras para sacudir o suco na hora de oferecer.
Chame seu filho para montar a lancheira com você. Aqui em casa eu chamo meu filho para me “ajudar” a fazer a lancheira dele e ele participa do processo, assim fica mais animado com o que leva.
“Mas as frutas tem agrotóxico! Não posso comprar orgânicas.”
Nem eu. Antes comer a fruta com agrotóxico do que não comer nenhuma. Os benefícios da fruta mesmo sem ser orgânica é maior do que itens industrializados.
Frutas da estação possuem menos agrotóxicos e são mais baratas, opte por elas.
Invista em uma boa lancheira com compartimentos separados e em potes pequenos, onde você pode enviar os itens separados e protegidos uns dos outros. Sempre envie as frutas lavadas e secas.
Uma boa alimentação começa no mercado. Não adianta querer que seu filho leve itens saudáveis se em casa ele sabe que tem guloseimas.
Se você se sente insegura sobre o que oferecer, vá a uma consulta com uma nutricionista para que ela te ajude a montar um cardápio de acordo com as necessidades nutricionais do seu filho.
E sempre: converse com a escola sobre o que eles oferecem, participe ativamente da vida escolar do seu filho e questione a escola caso algo que eles ofereçam não seja adequado para a idade e nem saudável.