Lanches para a Escola: 15 Ideias Fáceis e Saudáveis

3 min


Quando você fala em lanches saudáveis para a escola, muitos pensam ser complicado. Porque o conceito de lanches saudáveis para a escola pode parecer algo difícil e caro de se fazer no dia a dia. Eu garanto que não é. Ter uma lista de opções de lanches saudáveis para a escola irá facilitar mais ainda o seu dia.

O quê seria realmente uma opção melhor em termos de lancheira para nossos filhos? A pergunta parece ser complicada, mas depois de ver esta lista você verá que nem é tanto assim. Fazer uma lancheira quando definimos um menu semanal e nos organizamos no mercado se torna um pouco mais simples. Não digo que não dá trabalho, te darei dicas para otimizar o seu trabalho. 😉

Fique atenta se o seu filho estuda de manhã ou de tarde. Isto pode mudar alguns itens do lanche. E confesso, faz muita diferença. Meu filho já passou pelo período da tarde agora está no período da manhã, nossa lancheira teve que sofrer algumas pequenas mudanças. Abaixo dicas importantes:

1. Faça listas de compras semanais pensando nas frutas da estação e na lancheira diária. Você pode mudar as combinações. Haverá fases que seu filho irá preferir levar maça ou outra fruta todo santo dia e ok. Antes a mesma fruta todo santo dia do que o salgadinho, não é mesmo?

2. O suco de uva integral é uma mão na roda no dia a dia. Você consegue evitar o suco de caixinha e envia algo mais saudável. Mas veja, nem sempre precisa de suco. O meu filho toma água no lugar de suco e adora. Se você quiser enviar suco mesmo assim, tente preparar antes da saída para a escola ou congelar cubinhos da fruta batida e colocar no squeeze de seu filho congelado, até a hora dele tomar, terá descongelado, basta avisar as professoras para sacudir o suco na hora de oferecer.

3. Quando a criança participa das escolhas, fica mais fácil. Chame seu filho para montar a lancheira com você. Aqui em casa eu chamo meu filho para me “ajudar” a fazer a lancheira dele e ele participa do processo, assim fica mais animado com o que leva.

4. Frutas são ótimas opções. “Mas as frutas tem agrotóxico! Não posso comprar orgânicas.” Nem eu. Antes comer a fruta com agrotóxico do que não comer nenhuma. Os benefícios da fruta mesmo sem ser orgânica é maior do que itens industrializados. Frutas da estação possuem menos agrotóxicos e são mais baratas, opte por elas.

5. Pense na logística dos itens enviados, isso também é importante. Invista em uma boa lancheira com compartimentos separados e em potes pequenos, onde você pode enviar os itens separados e protegidos uns dos outros. Sempre envie as frutas lavadas e secas, maças e pêras que podem oxidar, você pode cortar e deixar elas montadas fechadinhas com um elástico (se o seu filho for maior, não serve para bebês). no caso dos babês, envie tudo cortadinho (um gotinha de limão ajuda a não oxidar, cortá-los com facas de cerâmica também)

O quê deve idealmente compor os itens de lanches para a escola?

Tente montar lanches que estejam dentro de grupos alimentares adequados para que a lancheira fique bem equilibrada e saudável, assim fica mais fácil fazer escolhas saudáveis. Utilize alimentos como:

  1. Fruta ou legumes (possuem vitaminas, mineirais e fibras)
  2. Carboidrato (pães e cereais)
  3. Proteína ou produto lácteo (lembrando que para menores de 1 ano que mamam no peito, o leite de vaca não deve ser oferecido – queijo, leite de vaca, iogurte)
  4. Bebida (não é suco de caixinha, viu? – água, água saborizada, água de coco, suco natural – outro lembrete: crianças menores de 1 ano não devem tomar sucos, de nenhum tipo)

Ideias de lanches saudáveis para escola

1. Manga picadinha

+ mini pãozinho integral com manteiga de verdade (aviação é uma de verdade) ou requeijão + suco de uva integral (eu mando água também)

2. Banana

+ Bolo caseiro + fatia de queijo branco + suco

3. Pêra

+ pão integral com geléia natural + castanhas de caju + suco

4. Maçã

+ biscoito de arroz camil + requeijão + água de coco

5. Banana

+ cereal integral + iogurte + água

6. Mexerica

+ milho cozido + queijo branco + suco

7. Mamão picadinho

+ bolo caseiro + queijo branco + água saborizada de hortelã e abacaxi

8. Melancia

+ mini pão integral com requeijão + nozes + água

9. Salada de frutas

+ cereal integral + iogurte + água

10. Manga picada

+ granola + queijo branco + água de coco

11. Mexerica

+ pão de queijo caseiro + iogurte + água

12. Cenourinhas baby

+ mini pão integral + requeijão + suco

13. Banana

+ biscoito de arroz com geléia + queijo branco em cubinhos + suco

14. Maçã

+ torradinha integral + Nuts com frutas secas (castanhas, nozes, uva passa, amêndoas) + iogurte + água

15. Salada de fruta

+ cereais + mel (apenas acima de 1 ano) + iogurte

Veja: existem crianças que não comem tudo isso. Nem sempre você mandará tudo isto, com o tempo você vai aprender sobre a quantidade que seu filho come e o que deve ou não mandar.

Uma boa alimentação começa no mercado. Não adianta querer que seu filho leve itens saudáveis se em casa ele sabe que tem guloseimas. Se você se sente insegura sobre o que oferecer, vá a uma consulta com uma nutricionista para que ela te ajude a montar um cardápio de acordo com as necessidades nutricionais do seu filho.

E sempre: converse com a escola sobre o que eles oferecem, participe ativamente da vida escolar do seu filho e questione a escola caso algo que eles ofereçam não seja adequado para a idade e nem saudável.

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual