45 Dúvidas sobre amamentação: mitos, riscos e cuidados

12 min


241 shares
Dúvidas sobre amamentação

Existem muitas dúvidas sobre amamentação, tantas que por mais que se escreva, sempre teremos novas.

Diariamente mães enviam suas dúvidas sobre amamentação e tento respondê-las sempre utilizando os critérios mais atualizados sobre o tema, bem como livros de apoio sobre aleitamento, tanto brasileiros quanto internacionais e, claro, respaldando meu conhecimento em pesquisas científicas.

A qualidade da informação é essencial e responder as dúvidas sobre amamentação com qualidade exige estudo, atualização e seriedade com o tema abordado, algo que não falta aqui no Portal Mãe Pop & Mama Neném.

Então, listei todas as dúvidas sobre amamentação que já recebi de mães e coloco aqui hoje porque a dúvida de uma, pode ser a de muitas outras mães.

Dúvidas sobre amamentação e mitos da amamentação populares:

1. Cerveja preta aumenta o leite?

Qualquer substância alcoólica pode causar o contrário, diminuir a produção de leite materno. Evite. Veja aqui: Álcool e amamentação: é seguro?

2. Se voltar da rua depois de ter pego sol quente pode amamentar?

Sim, pode amamentar normalmente. O calor do corpo da mãe em nada influencia a amamentação. 

3. Abóbora seca o leite?

Coitada da abóbora, até ela virou vilã nesta história. Nenhum alimento, ainda mais sendo saudável, seca o leite. Remédios não compatíveis, fumo e álcool podem sim interferir na produção de leite. Veja aqui: Amamentação e o uso de medicamentos

4. Tomar água gelada esfria o leite materno?

Definitivamente, não. A temperatura dos líquidos que a mãe ingere não interfere na temperatura do leite materno. 

5. Leite materno deixa o bebê obeso?

Não, mesmo que alguns bebês tenham um peso acima da média (não existe problema algum nisto) para a sua idade, ele não precisa fazer dieta, pois assim que começar a se movimentar, engatinhar e andar o corpo irá gastar toda esta reserva acumulada. Então saiba que o leite materno não causa obesidade no bebê!

Veja também:

 6. É verdade que não pode tomar água enquanto amamenta?

A mãe pode e deve tomar água enquanto amamenta para se hidratar e não há problema algum fazer isto durante a mamada. Imagina só que sofrimento que deve ser não tomar água quando a maioria das mães morrem de sede justamente enquanto amamentam! 😮

 7. Se o bebê arrotar no peito o leite seca?

Não. Esta afirmação não tem nenhum embasamento científico. Tadinho do bebê, esta ali mamando de “boa” solta um arrotinho e de repente a mãe em desespero tira o fofinho do tetê, que susto ele não deve passar.

8. Se o bebê soluçar no peito azeda o leite?

Não, esta é uma afirmação gerada por crendices populares sem nenhum embasamento científico. Imagina só que loucura seria se o leite azedasse dentro da mama após um soluço, provavelmente a raça humana já estaria extinta a muito tempo. 😛

9. Minha mãe não teve leite, eu também não terei?

Esta afirmação é equivocada e não faz sentido. O fato de outra mulher, mesmo que seja sua mãe, não ter conseguido amamentar, não significa que você não conseguirá. Ter leite ou não nada tem a ver com predisposição genética, fique tranquila!

10. Amamentar deixa o peito caído e flácido?

Viver deixa o peito caído! Porque afinal, o tempo passa para todas. Ganhar peso excessivamente e ter predisposição genética deixam as mamas flácidas, isto nada tem a ver com a amamentação em si. Veja aqui: Amamentar deixa os seios flácidos? Efeitos reais da gravidez, amamentação e desmame

11. Passar pente fino no seio aumenta o leite?

Não aumenta o leite, mas se tiver piolho tira. 😀

12. Se o leite materno pingar no chão seca?

Não. Mas se possível, evite o desperdício. :p

13. Bebê arrotar no peito faz o leite secar ou empedrar?

Mito. Não empedra o leite, não faz o leite secar. Não tem nenhum embasamento científico. Deixe seu bebê arrotar em paz quando ele sentir vontade.

14. A quantidade de leite depende do tamanho da mama?

Mito. O tamanho do seio não interfere na quantidade do leite, o leite é produzido pelas glândulas mamárias, que são em quantidade suficiente independente do tamanho do peito.

15.  O leite pode ser fraco?

O leite materno é rico em nutrientes e adequado para o bebê mais do que qualquer outro leite. No artigo A desconstrução do mito “leite fraco” você pode saber mais sobre isto.

>> Leite materno é forte: não tenha dúvidas a respeito disto

16. Amamentar impede uma nova gravidez?

Mito. Cuidado mães, amamentar não impede que você engravide novamente, por isso, consulte seu ginecologista e faça a prevenção indicada. Amamentar pode inibir a ovulação, mas esse efeito acontece em casos onde o bebê mama regularmente, todos os dias, de madrugada, em livre demanda, sem complemento e mesmo assim, existem casos de mães que engravidaram neste período. Veja aqui: É possível ficar grávida amamentando? Entenda

17. Ter feito cesárea impede a amamentação?

Mito. O tipo de parto não impede a mãe de amamentar, ainda mais se ela colocar o bebê para mamar na primeira hora de nascimento, fizer alojamento conjunto e amamentar em livre demanda.

18. Amamentar deitada faz o leite ir para o ouvido do bebê?

Mito. Pode amamentar deitada e é uma boa opção para descansar a mãe durante o período. Bebês que mamam no peito podem mamar deitados, pois, o tipo de sucção feita no bico do seio faz com que o leite materno desça direto pela garganta do bebê. Bebês que não mamam no peito não devem mamar deitados. Leia mais aqui: Pode amamentar deitada? O fim de um mito.

19. Amamentar deixa o peito flácido?

Mito. A flacidez do peito pode ser causada pelo aumento de peso durante o período da gravidez, tendência da pele e passar dos anos, e não tem nada a ver com a amamentação. Leia mais sobre isto aqui: Amamentar deixa os seios flácidos? Efeitos reais da gravidez, amamentação e desmame

20. Canjica aumenta o leite?

Mito. Não existe comprovação científica sobre isso. Manter uma alimentação saudável e balanceada, se manter hidratada, descansar sempre que possível e principalmente deixar o bebê mamar em livre demanda colabora e muito para a produção do leite. Veja aqui neste artigo mais sobre isto Como aumentar o leite materno e conseguir amamentar seu bebê.

21. Mulheres obesas não conseguem amamentar?

Mito. As dificuldades iniciais da amamentação podem acontecer com qualquer tipo de mulher e neste caso informação, incentivo e apoio ajudam a melhorar qualquer problema inicial. Existe uma média de menos tempo de amamentação em mulheres obesas comprovados em algumas pesquisas mas estes não estão associados com debilitações físicas e sim psicológicas, fato que pode afetar qualquer tipo de mãe.

22. Quando a menstruação volta o leite diminui ou seca?

Mito. A produção de leite se dá pela estimulação do seio com a sucção do bebê. Enquanto o bebê mamar em livre demanda, o corpo vai produzir leite. Veja aqui: Menstruar diminui o leite materno? Quando a menstruação volta?

Aproveite e entenda como funciona a contracepção para lactantes: Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando? E anticoncepcional comum?

23. Tomar cerveja amamentando faz mal para o bebê?

Sinto informar, mas sim. O álcool não é recomendado para quem esta amamentando e cerveja é uma bebida álcoolica e pode fazer muito mal para seu bebê. Escrevi mais sobre isto aqui: Álcool e amamentação: é seguro?

24. Dá para amamentar com silicone?

Sim! Com toda certeza. O silicone não impede a produção de leite materno e a amamentação é totalmente possível. Sua mama pode ficar um pouco maior do que o previsto, mas isso acontece com todas as mulheres no período de amamentação e assim que a amamentação cessa, tudo volta ao normal. Veja mais sobre isso aqui: Mamoplastia e amamentação: é possível amamentar depois de uma cirurgia nos seios?

25. Amamentar com uma mama só é possível?

Totalmente possível. O corpo materno irá ajustar a produção de leite. Uma mama só, é capaz de satisfazer as necessidades nutricionais do bebê sem problema algum. Mães de gêmeos geralmente amamentam uma mama para cada bebê e seus corpos ajustam a demanda. Mulheres que tiveram que retirar uma das mamas em algum processo cirúrgico, também conseguem amamentar com a outra normalmente. Veja mais sobre isso aqui: Quando o bebê mama apenas em um peito, como faz?

26. Mãe soropositivo pode amamentar?

No Brasil, a amamentação não é recomendada para mães soropositivo pelos riscos de transmissão para o bebê e por haver substitutos para alimentar o bebê de forma acessível a população mais pobre. Então, para preservar a saúde do bebê e não correr o risco de transmissão, é aconselhado que ele não mame no peito. Saiba quais doenças impedem a amamentação aqui: Pode amamentar doente? Lista de doenças maternas

27. Quais as chances de engravidar amamentando?

Há chances de engravidar amamentando, pois, é possível que a menstruação volte após poucos meses e durante o período que se amamenta. Também é possível ovular mesmo quando não menstrua. Ou seja: caso não queira engravidar, se previna durante este período. Veja mais aqui: É possível ficar grávida amamentando? Entenda

28. Quem esta amamentando pode tomar refrigerante?

Sim! Este é mais um mito da amamentação. O fato do refrigerante ter gás, não faz com quê o bebê tenha gases. Fique tranquila.

Artigos de apoio para entender mais sobre isto:

29. Posso tomar vinho amamentando?

Sinto informar, mas não é aconselhado. O álcool não é recomendado para quem esta amamentando e vinho é uma bebida álcoolica e pode fazer muito mal para seu bebê. Como já mencionei na questão 1. Escrevi mais sobre isto aqui: Álcool e amamentação: é seguro?

30. Pode tomar anestesia amamentando?

Depende do tipo de anestesia que irá tomar. Em alguns casos, pode ser que o médico solicite que não amamente o bebê por um determinado período, mas não é ncessarío desmamar o bebê por isso. Em casos de internações, é possível deixar leite ordenhado para o bebê até que a mãe se recupere e passe o efeito dos medicamentos.

De qualquer forma, existe um lista de medicamentos compatíveis com a amamentação que pode ser consultada para saber se o medicamento da anestesia pode ser usado sem riscos. Veja a lista aqui: Amamentação e o uso de medicamentos

31. Existe algum remédio caseiro para parar de amamentar?

Antes de decidir parar de amamentar seu bebê, se pergunte se ele esta emocionalmente preparado para isto. Nem sempre a criança esta preparada e o desmame é um evento na vida da mãe e do bebê que deve ser conduzido com muito amor e carinho. De forma gentil e respeitosa com o bebê.

Não existe nenhum remédio caseiro para parar de amamentar e nem mesmo medicamentos que prometam secar o leite são indicados porque são fortes demais e podem fazer mal. O ideal é se perguntar se a sua decisão de desmame tem a ver com o quê você realmente quer e é melhor para o seu filho ou por outros motivos. Muitas vezes, uma mãe quer desmamar por desconhecimento ou porque se sente pressionada.

Veja artigos de apoio para este tipo de situação:

32. Posso comer ovo amamentando? (veja resposta abaixo)
33. Posso tomar açaí amamentando? (veja resposta abaixo)
34. Gatorade e amamentação, pode tomar?

Não existe uma restrição na dieta alimentar para uma mãe que amamenta. Você pode comer ovo, tomar açaí e beber gatorade estando em período de amamentação sem problema algum. Veja aqui: Existe dieta para mãe que amamenta?

35. Progressiva faz mal para quem esta amamentando?

Não é recomendando fazer progressiva durante o período de amamentação e falei mais sobre isto aqui: Gestante e lactante podem fazer progressiva e pintar o cabelo?

36. Bebê vomitar após amamentar é normal?

As golfadas dos bebês após as mamadas são normais e costumam acontecer por alguns meses. Não há razão para se preocupar se o bebê esta golfando e não apresenta nenhum outro sintoma aliado a isto. Entenda mais sobre isso aqui: Por que os bebês golfam: voltar leite e vomitar é normal até que ponto?

37. Amamentando pode fazer sobrancelha de henna?

Depende, com restrições e cuidado. Alguns de seus componentes podem ser absorvidos e atingir o plasma da mãe e o leite materno. Os componentes naturais possuem menor risco, eles são: Henna, Saffron, Camomila e Noz entre outros (ou seja, antes de usar é preciso verificar se a henna é realmente natural e não possui outras substâncias). Os componentes sintéticos da henna são: anilina e outros derivados do benzeno e metais pesados ​​como o chumbo).

Na última década, uma quantidade volumosa de produtos em uso foram retirados do mercado, uma vez que foram considerados tóxicos para o organismo. Ainda existem controvérsias sobre a segurança dos produtos existentes, enquanto algumas autoridades consideram que elas são seguras, um estudo datado de 2013 as vinculou ao surgimento da leucemia infantil quando usadas durante a gravidez ou a amamentação. Recomenda-se um uso limitado, para seguir o conselho que aparece com o produto, um banho após a tintura para manter limpa a área da mama e usar o cabelo curto (quando usado no cabelo) para minimizar a absorção de produtos potencialmente tóxicos. As mães que trabalham em instalações que utilizam tinturas de todos os tipos devem observar todas as medidas preventivas (usar luvas, restrição de horário de trabalho, etc.)

38. Porque meu peito fica murcho, será que ainda tem leite?

O peito não é estoque de leite, ele é fábrica e por isso produz a maior parte do leite durante a mamada, quando o bebê nasce o peito fica duro e cheio de leite porque o corpo ainda esta adaptando a quantidade de produção a mamada, assim, produz em excesso, depois disto, o corpo entende o quanto o bebê precisa de leite e produz de acordo com a demanda, assim o peito não fica duro e cheio mais durante todo o processo de amamentação, apenas quando excede a produção e o bebê deixa de mamar o que deveria.

Peito murcho é sinal de bebê mamando bem todo o leite que precisa. 😉
Veja mais sobre isto aqui: Peito murcho não tem leite? Saiba a verdade sobre isto

39. Meu bebê mama demais, é normal?

Sim! Cada bebê tem uma necessidade individual de mamadas, eles não tem regras de horários e nem tempo de mamada, assim como qualquer adulto tem um apetite específico. Então, nos primeiros meses seu bebê irá mamar muito porque o tamanho do seu estômago é pequeno e o leite materno é facilmente digerido, logo ele precisa repor, com o crescimento, as mamadas se espaçam, mesmo assim, uns mamam mais do que outros e isto é normal.

Veja o que escrevi sobre: O tamanho do estômago do bebê e mamadas frequentes

40. Meu peito machucou e feriu, é normal?

Não é normal no sentido de quê amamentar não significa sentir dor ou se machucar, mas é comum quando a pega ou posicionamento do bebê estão errados, existe alguma disfunção oral ou o bebê esta passando pela confusão de bicos.

Para resolver este problema não é usando pomadas e nem bebendo coisas “milagrosas” mas sim encontrando a causa do problema e resolvendo. Se for um problema de pega errada, é preciso corrigi-la. Se for disfunção oral, é preciso procurar uma fonoaudióloga e se for confusão de bicos, é preciso remover os bicos artificiais.

Tenho dois textos que podem te ajudar: Como fazer a pega correta e O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno.

41. Meu bebê dorme mamando. E quando eu não estiver por perto?

Não tem problema nenhum em dormir mamando, com o tempo eles aprendem a dormir de outra forma, mas enquanto ele tem o peito da mãe, porque não? Quando a criança é deixada com uma pessoa que ela tem algum vínculo, se ela estiver cansada ela vai dormir com esta pessoa de outra forma.

Nos primeiros dias pode ser que a pessoa não consiga fazê-la dormir, mas aí o problema não é porque dorme mamando, mas porque aquela pessoa não encontrou uma forma ainda de se vincular a criança para que ela se sinta segura o suficiente para dormir.

A questão é sempre o vínculo, assim que o vínculo se estabelece, ela aprende a se relacionar com o outro para dormir, comer, brincar. Dê tempo ao tempo.

42. Até que idade preciso deixar leite ordenhado para meu filho?

Enquanto o seu bebê mama exclusivamente no peito é preciso deixar leite ordenhado para ele durante a sua ausência, durante o período de adaptação e introdução alimentar também porque ele geralmente não come bem e o leite materno é o principal alimento dele até 1 ano de idade, depois de 1 ano, é possível substituir algumas mamadas por lanchinhos e comida caso você não consiga deixar leite ordenhado.

Sempre que for possível depois de 1 ano, deixe o leite ordenhando para ele, mas se não conseguir um dia ou outro, não se martirize e peça para o cuidador substituir o horário que ele mamava com mais um lanchinho como uma fruta.

43. Parece que só tenho leite de manhã, durante o dia parece que não tenho, preciso complementar?

De manhã a sensação de muito leite provavelmente ocorre porque o bebê mamou menos durante a madrugada e de manhã essa sensação na verdade é de excesso de leite, durante o dia a produção acontece de forma normal e o bebê pode mamar muito mais, então o peito produz durante as mamadas e não fica cheio, mas esta alimentando o bebê da mesma forma. Seja confiante em relação a isto e ofereça o peito normalmente.

44. A livre demanda pode atrapalhar ou tirar o interesse pelos outros alimentos?

Existem uma série de questões que interferem na alimentação do bebê, mas geralmente as pessoas culpam o leite materno e a livre demanda. Bebês nunca comem o que esperamos que eles comam, geralmente eles comem menos porque precisam de menos, simples assim.

O leite materno é rapidamente digerido e depois de 1 ano, o bebê precisa de outros alimentos, então se ele estiver com fome, ele irá se alimentar, se estiver satisfeito vai rejeitar.

O comportamento é normal. Além de quê, uma introdução alimentar que não seja saudável e tenha guloseimas tem mais chances de fazer o bebê perder o interesse pela alimentação saudável do que a livre demanda.

Escrevi mais sobre isso aqui: Leite materno não é um vilão na alimentação

E mais aqui: Meu filho não come nada, só quer saber do peito: será mesmo?

Entenda o que de fato e para quê serve a livre demanda aqui: O que é livre demanda e por quê precisamos dela.

45. Posso amamentar depois de dar almoço e janta ou preciso esperar um tempo?

Pode sim. Como já dito anteriormente, o leite materno ainda é o principal alimento do bebê até 1 ano de idade e depois dessa idade, não atrapalha a alimentação dele. A questão é que as pessoas acham que leite materno interfere na absorção de ferro, mas isto não procede.

O leite de vaca interfere na absorção de ferro e não o leite materno, então as mães que fazem uso de leite artificial precisam esperar um pouco para dar o complemento para o bebê depois do almoço e janta, já as mães que amamentam podem amamentar antes, durante e depois da alimentação sem problema nenhum do leite materno interferir na absorção de ferro e manter a livre demanda.

Escrevi sobre isto aqui: Leite materno atrapalha a absorção de ferro? Entenda

Este artigo teve como objetivo responder as dúvidas mais urgentes sobre amamentação, aquelas que deixam mães confusas no dia-a-dia mas que na verdade fazem parte do processo normal da amamentação.

Estas dúvidas sobre amamentação são a de muitas pessoas, não apenas de algumas mães. E por mais simples que se pareçam, é importante que elas sejam esclarecidas.

Se liberte dos mitos, amamentar não exige tantas restrições como os mitos ao longo do tempo criaram. Exige mais apoio, informação e ajuda do que qualquer outra coisa.

Calma lá, estas crenças sem embasamento científico só geram ansiedade e preocupações desnecessárias, portanto, fique atenta: nem toda crendice popular tem fundamento.

 

 


Like it? Share with your friends!

241 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
4
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)