Precisa colocar o bebê para arrotar depois de mamar?

4 min


1.1k shares
Precisa colocar o bebê para arrotar

Você tem dúvidas se precisa colocar o bebê para arrotar após as mamadas? E de madrugada?

De madrugada quando precisamos amamentar, saber se precisa colocar o bebê para arrotar pode fazer uma grande diferença. Imagina que o bebê mama e muitos quando são colocados para arrotar no meio da madrugada, em vez de continuarem no doce balanço do sono, despertam!

Você já passou por isto? E de dia, quando o bebê esta entrando naquela soneca diária, de repente quando você o levanta para arrotar, ele desperta também.

Já percebeu que você acaba entrando em um ciclo que não tem fim? O bebê mama e começa a dormir, é um alívio, mas então você coloca ele para arrotar e ele acorda. Parece algo que não tem solução e a conta não bate neste esquema, não é mesmo?

De onde vem o arroto do bebê?

O arroto (Eructação) A eructação, frequentemente acompanhada de som característico, ocorre quando gases do estômago são expelidos através da boca. É causada, em geral, pela liberação do ar engolido pelo bebê principalmente quando chora.

Bebês amamentados no peito exclusivamente e que não usam chupeta raramente engolem ar, mas pode acontecer. Fazer a pega correta, geralmente diminui as incidências de arroto no bebê. Porém, não será sempre que o bebê irá fazer a pega perfeita e impedindo a entrada de ar em seu estômago. Então, em alguns momentos esta entrada de ar causada pela alimentação irá fazer com que o bebê precise colocar para fora este ar em excesso para se sentir novamente confortável.

Bebês que mamam mamadeira e usam chupetas engolem ar com uma frequência muito maior do que os amamentados. Geralmente precisam arrotar praticamente todas as vezes em que se alimentam e nos intervalos de alimentação.

Precisa colocar o bebê para arrotar sempre que mama?

Não é em todas as mamadas que será preciso colocar o bebê para arrotar. Colocar o bebê para arrotar na verdade não é uma regra após as mamadas. É preciso observar o bebê para ver se ele esta se sentindo incomodado a ponto de precisar arrotar ou não.

Muitos bebês mamam de dia ou de madrugada e dormem logo em seguida, de forma confortável e tranquilos. Se isto acontecer com o seu, provavelmente ele não precisa arrotar e não engoliu ar durante a mamada.

Se após as mamadas ou durante as mamadas o bebê se mostra inquieto, irritado e as vezes pára de mamar em um ímpeto chorando, provavelmente ele precisa arrotar.

Como colocar o bebê para arrotar?

Geralmente quando sentamos o bebê um pouquinho em nosso colo, apenas esperamos, ele já arrota quando tem ar para liberar. Não é necessário ficar dando tapinhas nas costas do bebê ou balançando ele demais, isto pode fazer com que ele vomite ou golfe o leite. Quando existe arroto, ele sai de forma mais fácil, assim que colocamos o bebê em uma posição mais inclinada e vertical.

Quando devo colocar o bebê para arrotar?

Sempre que você perceber desconforto. Não precisa parar as mamadas de tempos em tempos para colocar para arrotar, apenas deixe que o bebê mame tranquilamente o quanto precisa de leite e depois observe se ele esta confortável.

Se não estiver, coloque o bebê para arrotar.

Pode continuar dando o peito depois que o bebê arrota?

Sim. O fato do bebê arrotar não significa que ele esteja satisfeito, apenas que ele liberou o ar em excesso. Portanto, se ele quiser mamar mais depois de arrotar, tudo bem.

As vezes o bebê precisa arrotar mesmo quando não se alimentou.

Sim, chorar faz com que o bebê também engula ar. Se você notar que ele esta desconfortável, tente levantá-lo um pouco ou mudá-lo de posição para ver se ele não precisa arrotar.

O ciclo do choro x cólica x arroto.

Bebês choram normalmente, por vários motivos que cada mãe vai descobrindo ao longo do tempo. Quando chora, o bebê engole ar, este ar quando não liberado causa cólica no bebê e então ele chora mais ainda. O ciclo não termina. De repente ele precisa apenas liberar este ar em um arroto, fique atenta.

Algumas pessoas ficam balançando e dando tapinhas nas costas do bebê para fazê-lo arrotar e isso só faz com que ele engula mais ar, ou seja, não funciona e pode piorar a situação.

3 técnicas para colocar o bebê para arrotar:

  1. Sobre seu ombro: Mantenha seu bebê ereto em uma posição vertical com sua cabeça sobre seu ombro e aguarde.
  2. Deitado inclinado em seu colo: Coloque seu bebê em sua barriga em seu colo e apoie sua cabeça com seu colo, seu braço, ou sua mão e aguarde.
  3. Sentado em sua perna: Sente o bebê em sua perna. Incline-o para a frente e apoie a cabeça, pescoço e peito com a mão e aguarde.

O que é arroto molhado?

Quando seu bebê arrota, ele pode golfar um pouco de leite materno junto com o ar. Não há necessidade de se preocupar com esses pequenos arrotos molhados ou golfadas, eles são normais.

Arrotando com o papai

Se o bebê sentir necessidade de arrotar, é uma excelente maneira de incluir seu parceiro na amamentação. Seu parceiro pode segurar o bebê e esperar que ele arrote. É uma das muitas atividades que seu parceiro pode fazer para passar tempo com o bebê e se sentir como uma parte importante da amamentação. É também uma maneira útil de apoiá-la e te dar uma pausa para descansar.

Leia também:

Fonte: American Academy of Pediatrics. New Mother’s Guide To Breastfeeding. Second Edition. Bantam Books. New York. 2011.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Seventh Edition.  Mosby. 2011.
Rempel LA, Rempel JK. The breastfeeding team: the role of involved fathers in the breastfeeding family. Journal of Human Lactation. 2011 May 1;27(2):115-21.


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)