Colikids, Colic Calm e Remédios para Cólica no Bebê: Funcionam?

2 min


107 shares
colikids

Colikids e uma série de outros medicamentos próprios para cólicas em bebês são divulgados por mães em grupos maternos.

Não apenas o colikids faz sucesso nos grupos maternos, mas outros como colic calm e medicamentos próprios para cólicas, além de, é claro, receitas caseiras.

>> Contra cólica, o colo: uma receita amorosa infalível

Há uma infinidade de tratamentos mágicos para a cólica do bebê. O colikids é apenas um dos medicamentos mais conhecidos pelas mães.

Também um dos medicamentos, junto com outros, indicados por alguns pediatras. Há também uma série de receitas caseiras para “tratar” a cólica do bebê.

>> Levantar e andar com o bebê: a ciência explica porque diminui o choro

Desde o sono até o choro, o tratamento para as reações do bebê a adaptação a vida fora do útero se torna uma fixação das pessoas. De profissionais de saúde a amigos e curandeiros, todo mundo tem uma receita infalível para tudo.

A grande questão é: remédios para cólica no bebê, funcionam mesmo?

A maioria destes medicamentos para cólica no bebê ficaram famosos fora do Brasil e depois se tornaram novidade por aqui. Muitos se tornam queridinhos do momento. De pomadas para assaduras até a última novidade em medicamentos milagrosos.

Um gastropediatra que consultei a alguns anos foi categórico em dizer que o sistema digestivo do bebê estava em desenvolvimento ainda depois de nascido. Que nada que eu desse para aliviar a cólica do meu bebê iria surtir o efeito desejado. Já que o que surtiria efeito seria o tempo.

Isto mesmo, tempo de desenvolvimento. Tempo para que o sistema digestivo do bebê terminasse de se desenvolver e estivesse mais preparado para o leite materno e, para os que realmente precisassem, leite artificial.

>> Tipos de leite materno: saiba quais são e os benefícios

Alguns medicamentos como o Colic Calm, por exemplo, são uma mistura de ervas diluídas. Além disso, há ingredientes como glicerina, sorbato de potássio, benzoato de potássio, ácido cítrico, citrado de potássio e xilitol. Olha quanta coisa química em algo que deveria ser “natural”.

Ainda assim, bebês não devem tomar sequer chás antes do sexto mês de idade. Outros podem ser tóxicos, mesmo sendo ervas naturais.

>> Chá para bebês e mães que amamentam: mitos da amamentação, gestação e riscos

Não há evidências científicas que sustentem o uso de medicamentos para cólica no bebê. Nem mesmo os que se vendem como naturais. Não há também evidências científicas para chás e ervas naturais contra a cólica do bebê.

Todos estes medicamentos que entram em moda como o Colikids, Colic Calm e uma série de outros, além de serem extremamente caros, não garantem resolver o problema.

O Colikids teoricamente é feito de “probióticos” e diz que é parecido com os do leite materno. Sinto informar, mas indústria nenhuma conseguiu imitar os benefícios e a composição do leite materno. Fora isso, se tem no leite materno, para quê dar um medicamento se podemos amamentar, certo?

Muitos não são aceitos como evidência médica e sequer são aprovados pelo FDA ou ANVISA. Fique atenta.

Principalmente porque a cólica no bebê não é um problema, faz parte do processo de desenvolvimento e crescimento dele.

Claro que como mães, queremos aliviar os sintomas e ajudar o bebê a passar por esta fase com o mínimo de sofrimento possível.

Para as que amamentam, amamentar é a chave. Para as que não amamentam, dar colo é a chave. Dar colo e peito. Simples assim.

>> Leite materno é analgésico em procedimentos dolorosos

 


Like it? Share with your friends!

107 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)