5 coisas sobre amamentação que toda mãe deveria saber

2 min


963 shares
5 coisas sobre amamentação que toda mãe deveria saber

A lista poderia ser enorme e também poderia entrar na categoria de mitos da amamentação, mas hoje resolvi listar 5 coisas sobre amamentação que toda mãe deveria saber para começar.

Ao longo do tempo mães são bombardeadas por uma série de informações falsas a respeito da amamentação que as deixam confusas e sem saber no que, de fato, acreditar. Vou esclarecer algumas coisinhas super básicas sobre isso, mas que fazem uma grande diferença na vida da mãe de primeira viagem ou daquela mãe que mesmo estando no segundo ou terceiro filho, ninguém nunca contou para ela.

1. Amamentar não dói, ou melhor dizendo: Não precisa doer.

Se esta doendo pode ser principalmente porque a pega do bebê esta errada. O que pode ser facilmente ajustado. Ou pode ser uma dor inicial, uma sensibilidade  no bico do seio causada pela amamentação nas primeiras semanas e deve passar logo que o corpo se acostume com a sucção. Fissuras e candidíase também podem causar dor, mas as fissuras não acontecem com a pega correta e a candidíase pode ser tratada assim que descoberta.

2. Amamentar não faz o cabelo cair.

A queda de cabelo pós parto é causada principalmente pelas alterações de hormônios que acontece no corpo da mulher antes e depois da gravidez. Isto não tem nada a ver com a amamentação. Veja mais aqui: Amamentar faz o cabelo cair? Causas da queda e o que fazer

3. A mamada no peito é um processo mais rápido e fácil do que dar leite artificial.

Sim, trocar fralda e geralmente ter que esperar que o bebê arrote é um processo que qualquer mãe precisa passar e isso não faz parte da mamada, isso faz parte da vida de mãe. Por outro lado, arrumar o leite artificial para oferecer para o bebê leva mais tempo e é um processo mais longo do que simplesmente tirar o peito para oferecer, além do custo do leite artificial fazer uma grande diferença na receita mensal da família. Veja aqui: Precisa colocar o bebê para arrotar depois de mamar?

4. Amamentar em público é natural e deve ser respeitado, inclusive pelas mulheres que não o fazem.

Nenhuma mãe precisa ou deveria se esconder para amamentar, isso é natural. Enquanto a sociedade não deixar de ser preconceituosa, o tabu vai existir. Além de quê, mães tem o direito por lei no Estado de São Paulo e em alguns outros Estados de amamentarem onde e quando quiserem veja aqui: Sancionada Lei Estadual que Multa quem impedir mãe de amamentar

5. Bomba de extração de leite.

Algumas se adaptam, outras não. Algumas ordenham leite manualmente, o que é uma das melhores opções para não ferir o peito. Informação é tudo, aprender o jeito certo para ordenhar tanto manualmente quanto com a bombinha ajuda bastante e torna este processo nada “chato” ou complicado.

É preciso pesquisar a respeito antes de simplesmente tentar sem saber para que o peito não fique ferido ou você frustrada porque não conseguiu logo na primeira tentativa. Escrevi um artigo super interessante e didático sobre isto aqui: Como ordenhar leite materno: aprenda a técnica

Existem várias informações passadas da forma errada e que só confundem.

O aleitamento materno sofre atentados por todos os lados diariamente e é muito triste e ainda; CONSTRANGEDOR que alguns destes atentados venham de mães que não se informam corretamente sobre o tema e prestam um desfavor as mães que estão realmente com dificuldades e precisam de informações corretas.

Pesquise sempre, se empodere e busque ajuda profissional se encontrar dificuldades no meio do caminho, nem sempre a amamentação acontece como aparecem nas propagandas e novelas, as vezes, existem problemas iniciais que precisam ter a atenção de um profissional da área para que este momento seja bem sucedido e feliz para a mãe e o bebê.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

963 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)